Ir ao conteúdo

Outro Como o computador diferencia 1010 numero 10 de 10 10, dois numeros dois?

Ir à solução Resolvido por Luís Roberto C. da Silva,

Posts recomendados

Postado

Como o computador é capaz de diferenciar em uma sequencia de binarios numeros que sejam, digamos iguais, como no exemplo 1010 e 10 e 10. No caso temos 10 e dois numeros 2, mas digamos se escrevermos um codigo binario querendo representar dois numeros dois, como o computador faria esse "espaço" entre os dois caracteres? 

Postado

@Jhonatas Flor de Sous     depende de qual programa você vai usar para ler esses números , pois se você usar o excel por exemplo , ele vai ignorar esse com dois dez separados por espaço , já se você estiver usando um compilador no console , e fizer a leitura usando o comando scanf ou cin , o compilador reconhece que  1010 é um número e 10 10 são dois números pois tem um espaço entre eles , pois  nesse caso o computador está usando um programa criado por uma pessoa e é assim que as pessoas escrevem , quando tem um espaço o que vem depois dele é outro número ou palavra . e para ele fazer esse espaço entro os dois , ele não faz , você é que saberá dessa necessidade e assim coloque um espaço onde você quiser que tenha espaço , pois se você escrever essa sequência  10101010 ele vai considerar que é realmente todos esses caracteres juntos .

• Solução
Postado
4 horas atrás, Jhonatas Flor de Sous disse:

Como o computador é capaz de diferenciar em uma sequencia de binarios numeros que sejam, digamos iguais, como no exemplo 1010 e 10 e 10. No caso temos 10 e dois numeros 2, mas digamos se escrevermos um codigo binario querendo representar dois numeros dois, como o computador faria esse "espaço" entre os dois caracteres? 

Vai depender da arquitetura da máquina. se for 32 bits o número 2 em binário é assim:

00000000000000000000000000000010

Ou seja, o processador vai ler sequências de 32 bits para interpretar. Se tiver dois números dois seria assim:

0000000000000000000000000000001000000000000000000000000000000010

Já dez seria assim:

00000000000000000000000000001010

Então não tem como a máquina se enganar.

• Curtir 3
Postado
4 horas atrás, Jhonatas Flor de Sous disse:

@Luís Roberto C. da Silva Sobre a arquitetura, isso é inerente ao hardware, certo. Não tem como eu salvar o numero de forma diferente? Outra pergunta é, existe alguma forma de salvar os arquivos em bitcode, digamos de forma personalizada? Minha ideia é criar uma propria tabela ASCII com valores binarios definidos por mim.

Bitcodes implica em máquina virtual, como Java. Pra isso seria necessário criar o analisador léxico, o compilador, o interpretador e a máquina virtual. Nesse caso só depende de com quantos bits você quer que os números sejam representados, por exemplo com 8 bits só dá pra ir até 255: 11111111. Você não pode mudar a forma como o computador funciona, então não dá pra mudar a representação.

Concluindo, não vejo necessidade de reinventar a roda. A não ser pra fins didáticos, mas mesmo assim pra quê tanto trabalho pra algo sem uso prático.

Postado

@Luís Roberto C. da Silva

Em 13/03/2020 às 06:19, Luís Roberto C. da Silva disse:

Bitcodes implica em máquina virtual, como Java. Pra isso seria necessário criar o analisador léxico, o compilador, o interpretador e a máquina virtual. Nesse caso só depende de com quantos bits você quer que os números sejam representados, por exemplo com 8 bits só dá pra ir até 255: 11111111. Você não pode mudar a forma como o computador funciona, então não dá pra mudar a representação.

Concluindo, não vejo necessidade de reinventar a roda. A não ser pra fins didáticos, mas mesmo assim pra quê tanto trabalho pra algo sem uso 

Não é exatamente pra um fim didático, é mais um projeto que vou experimentar fazer isso. Sobre bitecode eu me confundi, não me refiro a nada parecido com o JVM, a ideia dos meus amigos e minha é criar um novo tipo de arquivo que seja um tipo de criptografia. O que estamos empacados é em como criar esse tipo de arquivo, uma espécie de desafio. Projetamos uma tabela tabela propria, contento apenas alguns números e letras, mas não sabemos como criar esse tipo de arquivo usando esses dados.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...