Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Baterias para lâmpada 2,4V DC: série ou paralelo?


Posts recomendados

Amigos,

Quero alimentar uma pequena lâmpada com 2,4 vDC. 

Usando pilhas recarregáveis de 1,2v (1300mAh), ligo duas pilhas em série e obtenho 2,4v (1300 mAh).

Como pretendo aumentar a capacidade, poderei ligar, em paralelo, mais uma pilha de 1,2 (1300) ao conjunto anterior?

Submeto a apreciação 2 hipóteses:

  • na primeira obtenho uma série (2,4/1300)) e depois mais uma pilha (1,2/1300) em paralelo;
  • na segunda hipótese, faço primeiro a ligação em paralelo (1,2/2600) e depois acrescento mais uma pilha em série para obter 2,4v/???mAh)?

Alguma alma caridosa me pode ajudar?

Um abraço RS

Pilhas(ser+par).jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/03/2020 às 21:10, Luís Roberto C. da Silva disse:

Eu faria o primeiro esquema, visto que no segundo, iria ficar um carga muito grande na pilha solitária. Pra mim é o melhor esquema, apesar de que o indicado seria ter quatro pilhas.

Muito obrigado ao Luís pela sua opinião.

Também julgo que seria ideal juntar pares de baterias da mesma tensão mas o espaço que tenho disponível não mo permite.

Pela opinião do amigo Faller nenhuma é permitida pelas razões que explicita.

Fico grato ao dois pela opinião e cedo na montagem (usando apenas 2 células) e esperar até descobrir no mercado células de 1,2 com maior capacidade.

Deixo a aqui o meu reconhecimento aos dois amigos do hardware...

Rogério de Sousa

Porto/Portugal

 

adicionado 2 minutos depois

Muito obrigado ao Luís pela sua opinião.

Também julgo que seria ideal juntar pares de baterias da mesma tensão mas o espaço que tenho disponível não mo permite.

Pela opinião do amigo Faller nenhuma é permitida pelas razões que explicita.

Fico grato ao dois pela opinião e cedo na montagem (usando apenas 2 células) e esperar até descobrir no mercado células de 1,2 com maior capacidade.

Deixo a aqui o meu reconhecimento aos dois amigos do hardware...

Rogério de Sousa

Porto/Portugal

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
50 minutos atrás, Rogério de Sousa disse:

Rogério de Sousa

Porto/Portugal

Até dia 13/03 recém passado eu estava ai na tua cidade, Porto, que aliás é muito linda, mas não sabia que vivias ai..

Passei boas semanas, ai no Porto, bem próximo ao hospital Militar, logo antes da rotunda da Av da Boa Vista..

Quanto aos esquemáticos..

O ideal mesmo é, sempre que possível, fazer associação de pilhas e baterias, recarregáveis ou não, aos pares, de mesma capacidade, de igual tensão e até mesmo de mesma idade.

A adoção do segundo circuito, no teu desenho, entendi, visa poder dispor de maior capacidade, de maior autonomia mas repare, sempre ficarias limitado a capacidade de energia armazenada na segunda pilha, aquela sozinha e, pior, quando a energia dela se esgotasse ainda assim teria energia nas duas em paralelo e, se continuasse a passar corrente pelo circuito a bateria que está sozinha tenderia a se carregar com polaridade invertida o que detonaria com a mesma em curto espaço de tempo..

Por isso não se deve usar associações desbalanceadas em termo de capacidade final das pilhas envolvidas.

Espero ter me feito entender..

Abraço..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 16/03/2020 às 18:11, Rogério de Sousa disse:

Muito obrigado ao Luís pela sua opinião.

Também julgo que seria ideal juntar pares de baterias da mesma tensão mas o espaço que tenho disponível não mo permite.

Pela opinião do amigo Faller nenhuma é permitida pelas razões que explicita.

Fico grato ao dois pela opinião e cedo na montagem (usando apenas 2 células) e esperar até descobrir no mercado células de 1,2 com maior capacidade.

Deixo a aqui o meu reconhecimento aos dois amigos do hardware...

Rogério de Sousa

Porto/Portugal

 

adicionado 2 minutos depois

Muito obrigado ao Luís pela sua opinião.

Também julgo que seria ideal juntar pares de baterias da mesma tensão mas o espaço que tenho disponível não mo permite.

Pela opinião do amigo Faller nenhuma é permitida pelas razões que explicita.

Fico grato ao dois pela opinião e cedo na montagem (usando apenas 2 células) e esperar até descobrir no mercado células de 1,2 com maior capacidade.

Deixo a aqui o meu reconhecimento aos dois amigos do hardware...

Rogério de Sousa

Porto/Portugal

Não é tão difícil encontrar pilhas ni-mh de mais capacidade (mas elas são mais caras). Tem uma marca que gosto muito, as eneloops, que chegam até 2500mAh (os modelos mais caros das eneloops são negras, as 1900mAh são brancas e menos caras), e elas tem uma característica de ter baixa auto-descarga que faz que elas mesmo guardadas por muito meses ainda tenham bastante carga armazenadas. Já perdi muitas pilhas ni-mh comuns por descarregarem sozinhas e estragarem (por eu não perceber e não recarregar a tempo), mas como as eneloops descarregam muito devagar (baixa auto-descarga) é mais difícil de acontecer com elas.

https://www.ebay.com/sch/i.html?_nkw=sanyo eneloop

 

E eu estive em Porto em abril de 2018, gostei muito da cidade e arredores (Vila de Gaia, Guimarães e outras), aquela é uma região em que eu posso morar quando me aposentar, uma região muito interessante, para ser mais exato, gostei de todos os locais que estive em Portugal (passei uns 25 dias por ai em 2018), mas prefiro as cidades menores e mais baratas (para comprar imóvel), meu orçamento é limitado, e eu prefiro locais mais rurais, cansei de cidade grande.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito grato por mais uma sugestão mas também não é o caso de  considerar tal 'investimento'...

Nesse caso, optaria por uma única célula de lítio (enorme duração e capacidade) passando a uma lâmpada de LED/SMP.

Mas fica o meu agradecimento de tentativa de ajuda e conhecimento aumentado.

Bem hajam!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!