Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Stuttering por causa do HD e cuidados a serem tomados com o SSD


JohnP99
Ir à solução Resolvido por mick 07,

Posts recomendados

Olá pessoal, tudo bem ? Então, eu estou com uma configuração atual de um Ryzen 7 2700, RX 570 4gb, 16Gb 2666mhz Vulcan, Motherboard A320M-HD, um SSD Adata 480gb SU630 e um HD Toshiba 750gb... estou tendo problemas com stuttering em todos os jogos... já vi vários benchmarks com o mesmo setup que o meu e o mesmo não acontece, fica tudo maravilhoso... eu costumo instalar meus games no HD... talvez sejá por isso a perda de desempenho ? ele é um HD já bem antigo, tem uns 5 anos ? então eu to com essa dúvida se o HD afeta muito no desempenho dos games... e outra dúvida é se eu posso instalar e desinstalar games do meu SSD que não vai sei lá estragar ele, diminuir muito a vida útil... Porque eu tenho uma váriedade grande de games, e os que eu mais jogo queria por dentro, porém as vezes eu paro de jogar e vou pra outro, e desinstalo o que eu estava jogando.... É isso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, JohnP99 disse:

talvez sejá por isso a perda de desempenho ? ele é um HD já bem antigo, tem uns 5 anos ? então eu to com essa dúvida se o HD afeta muito no desempenho dos games.

 

sim, principalmente os que tem um cache de buffer baixo, como 16 ou 32mb..

 

pra deixar os jogos no hd e eles terem um bom desempenho, tem q ter pelo menos 64mb de cache.. e o hd ser desfragmentado com regularidade, so assim você deixa ele organizado e os jogos funcionam melhor

 

sei porque ja rodei jogos em hd de notebook com cache de 8mb tb (e era uma *****) e hd comum de pc com cache de 64mb, atualmente tenho um ssd só para os jogos e particularmente senti diferenca, pelo menos os stuts nunca mais tive..

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rodrigo.dcvieira Então irmão, o meu HD é um Toshiba mq01abd075 750gb, eu dei uma pesquisada e vi que o cache dele é de 8... esse negócio de cache do HD pra mim é novidade, eu tava batendo cabeça aqui chateado por causa das quedas de FPS... Então irmão, o que tu me recomenda no sentido que eu falei de instalar e desinstalar games no SSD, é muito prejudicial ? porque dai eu vou deixar esse HD só para arquivos mesmo, já que estou perdendo desempenho nos games... Eu sou muito volátil então eu instalo e desinstalo os games, ainda mais pelo fato do meu SSD só ter 480Gb

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, JohnP99 disse:

Então irmão, o que tu me recomenda no sentido que eu falei de instalar e desinstalar games no SSD, é muito prejudicial ?

 

nao.. nem se preocupe com essas coisas, essa mistica de ssd q se acabava com o tempo é so para os primeiros do mercado, ssds hj tem vida util de muitos terabytes de escrita/leitura

 

nao to dizendo q eles nao se desgastem com o tempo, mas nao é motivo para achar q vai detonar.. eu ja tive varios SSDs ate hj e nunca perdi nenhum deles por ter usado demais.. o que mais usei, escreveu 10TB.. um ssd dos mais vagabundos q tem tem vida media estimada em 50, 60 TB.. ou seja, é muita coisa.. um usuário comum nunca vai acabar com um ssd porque usou demais

 

eu mesmo uso 2, um para o sistema e outro pros jogos.. to tranquilo com ambos..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JohnP99 Então essa pode ser a causa do problema, os discos rígidos de Notebook possuem uma rotação e uma taxa de leitura menor do que de um HD normal, isso é causado pelo fato da energia e o tamanho serem bastante limitados em um Notebook. Esse HD está bem preso ao gabinete? Já levou tombos, quedas ou bateu em algum lugar? Pois os discos rígidos de Notebook são muito mais sensíveis que um HD normal, eu mesmo tenho uma coleção de discos rígidos de note com badblocks aqui...

 

Falando em badblocks, faça um teste da saúde do HD usando um programa chamado HD Tune. Baixe o programa, verifique a saúde geral na aba "Health" e faça um teste completo na aba "Error Scan". Caso algum quadradinho fique vermelho, o HD está ruim. Quanto mais quadradinhos vermelhos aparecem, pior é a saúde dele e maior a chance dele te deixar na mão a qualquer momento, além de reforçar ainda mais que ele possa ser o causador do problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas3301 Certo, vou fazer estes testes indicados e dou um feedback, cara... sinceramente eu tenho um HD novinho normal guardado... só que nem tentei por ele no meu gabinete, creio que não caiba, mas devido a tua explicação vou tentar, meu gabinete é um k-mex atlantis 3 vou dar um jeito de enfiar um HD decente nele haha

adicionado 29 minutos depois

@Lucas3301 Então Lucas, eu fiz aqui o Scan e tudo tá verde, e a saúde também está OK, acho que o meu problema seja o que o amigo lá disse de cache... vou começar a instalar e desinstalar os jogos no SSD mesmo, vou deixar esse HD só de storage, problema que eu tenho medo de zoar o SSD, mas azar, o Rodrigo ali disse que usa e abusa e nunca deu nada, enfim valeu pela ajuda ai 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!