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HD externo com muito bad block, jogar fora ?


eliel77

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Pessoal bom dia, tenho esse HD externo samsung de 1TB, no patamar que está (vide imagem) só me resta jogar fora ?

Após ele ter sido desconectado do computador de forma errada ele fico com os dados todos em RAW, não permitindo eu visualizar ou acessar os arquivos. Tentei formatar (pelo windows, por programas, pelo DiskPart), tentei recuperar os dados com 2 programas diferentes (eles só conseguem uma leitura superficial, permitindo visualizar somente arquivos antigos que foram deletados, quando coloco a varredura melhor (deep scan) , não sai do 0%)
Todos esses procedimentos ficaram praticamente o dia todo e não sai do 0% ou 1%, acredito que por ele ter tanto setor defeituoso logo no início isso não permite nenhum programa fazer uma leitura do hd...
CHKDisk foi de boa até a etapa 4 de 5, aí em 10% travou 20horas numa seção específica e eu desisti.
 

Resolvi testar pelo hd tune também, e me voltou só 1 área danificada, porém mesmo sendo 1área só, parece que cada área deve ter milhões de setores, e vai ficar inviável recuperar. HDD regenerator já está quase 24 horas funcionando e não vai conseguir. Não tem outro programa que ao invés de tentar consertar essa área , isole ela toda de uma vez ? Não acredito que vou perder tudo por causa de 1 área danificada....

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@eliel77 1 setor danificado já é bastante coisa, você foi na aba health do hd tune?, se todas elas estiverem brancas, o hd ainda daria tentar recupera com o hd regenerator mas se uma ou duas estiverem com a cor amarela ou vermelho terá que jogar mesmo, se uma estiver com a cor azul 99.9% de ser o cabo, na opção de error scan dps de terminar o teste você clicou em speed map, ele tambem dá uma boa base sobre o hd,para confirmar mesmo faça testes também no crystal disk info e no hard disk sentinel

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amigo seu hd esta totalmente danificado em 4 anos trabalhando com ti nunca vi um pior, não estou mentindo, no hard disk sentinel geralmente um hd ruim esta com95 de vida, o pior que ja peguei na assistencia onte trabalho foi 9%, mas o seu não tem comparação, por conta do bad block, HDs são assim mesmo, em recuperação de hd teras e teras de informações são perdidas ,mas só por exemplo 900mb do disco estão com defeito tenho esse hd a 10 anos e faço uso diario dele, tire suas conclusões com o resultado dele (meu hd está horrível,deveria ser trocado faz muito tempo)

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- Verificar integridade do HD/SSD.

 

1) Verifique se o cabo SATA não tem defeito, caso esteja utilizando um.

 

2) Se estiver usando um SSD, baixe o programa de monitoramento da própria fabricante pra verificar erros, testes de diagnóstico e atualização de firmware (ex: SSD Manager da Kingston, Samsung Magician, Western Digital SSD Dashboard, Crucial Storage Executive, Intel SSD Toolbox, Corsair SSD Toolbox, Adata SSD Toolbox, GUI do SeaTools SSD e etc).

 

3) Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) e digite esse comando: wmic diskdrive get caption,status. Esse comando mostra rapidamente se algum HDD ou SSD instalado no seu computador estão funcionando corretamente ou se eles têm algum problema crítico. Se ele estiver funcionando perfeitamente, deve aparecer OK em todos eles, mas se houver qualquer problema, aparecerá o status do erro existente ali. 

 

4) Baixe o HD Tune e verifique as abas health e error scan.

 

5) Baixe o  WD Data Lifeguard e faça um teste completo.

 

6) Baixe também o SeaTools Bootable, em Basic Tests (Testes básicos) faça o SMART Check (Verificação SMART)Short Drive Self Test (Autoteste de disco rápido) e Long Generic Test (Teste genérico detalhado). Pra saber mais sobre essa ferramenta: https://www.seagate.com/br/pt/manuals/software/seatools-bootable/. Se o seu HD for da Seagate, verifique também se existe atualização de firmware: https://www.seagate.com/br/pt/support/kb/determining-internal-drive-details-004206en/

 

7) CheckDisk: abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite chkdsk X: /r (sendo X a letra do disco que você quer testar) > ENTER > S > reiniciar > Para ler o resultado: 1. Clique com o botão da direita do mouse no logotipo do Windows e clique em Visualizador de Eventos >  Ao abrir o Visualizador de Eventos, clique em Logs do Windows e Aplicativo > Clique em Filtrar Log Atual e no campo Fontes do evento digite Wininit ou escolha Wininit na lista e clique em OK > O resultado mais importante do relatório é a conclusão dele, onde pode ver ser há problemas no sistema de arquivos e a quantidade de setores defeituosos.

 

8 ) Se o HD estiver fazendo barulho, pode comprar com os sons desse site: Failing hard drive sounds

 

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