Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

baixo uso de gpu com rx580


Posts recomendados

Boa noite, recentemente comprei uma rx 580 dual oc 4gb pro meu pc, enfim, desde que comprei venho notando que o desempenho não é semelhante aos vídeos que vi, ao meu ver, o fps não ica no seu ideal, comecei a monitorar o desempenho por meio do msi afterburner e vi que o uso dela fica sempre entre 30% e 50%(como na imagem abaixo) com raros picos pra 100% e 0%. A bios e os driver da placa de vídeo estão atualizados, as vezes penso que o problema pode ser pelo fato de o processador ser antigo, pasta térmica velha, sistema ddr3 ou baixo mhz das memórias ram. Se alguem puder me ajudar, agradeço muito pois já fiz várias coisas que diziam que ajudava na internet e nada resolveu.

 

 

print do gta online ( aqui o fps ta bom porque ta em uma área aberta, mas quando vai pra cidade fica em 45)

image.thumb.png.aa950f369719d363bcf0526c07181297.png

 

SISTEMA:

i7 3770 3.4ghz

16gb ram ddr3 1600mhz em dual channel

fonte cx550 

rx 580 4gb dual oc

placa-mãe asrock h61m-hg4

1 hd de 1tb (onde estão os jogos)

1ssd 240gb (pro sistema)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

26 minutos atrás, Brc disse:

Eu tambem acho que pode tar sendo limitado pela temperatura do processador mesmo. voce ja trocou a pasta termica alguma vez na vida? Ele é um processador de 2012...

Pensei nisso, comprei o pc ano passado usado. Eu ia levar em uma assistência técnica pra trocar, mas com esse corona, acho que a solução vai ser aprender a trocar sozinho, me recomenda alguma pasta térmica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recomendo a classica Arctic MX-4, nao é muito gosmenta, é fácil de passar, barata e tem um otimo desempenho. Usei a mastergel maker e achei MUITO gosmenta e dura, ruim de passar e gruda demais no processador. As NT-H1 e cryonaut sao boas tambem, mas sao mais caras e nao senti muita diferença da MX-4

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1426723096-pasta-termica-mx-4-arctic-4g-melhor-preco-_JM#position=1&type=item&tracking_id=0c813295-e340-408a-a139-851b9810d59b

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

image.thumb.png.32d67c86d4e3ffe5b6bd09e68f0d64b9.pngfiz esse teste de gpu agora e aparentemente ta tudo sob controle, porém quando vou jogar não fica 100% de uso igual ta ali, fica entre 30% e 60%, provavelmente vou trocar a pasta térmica do processador, mas sinto que não é esse o problema, eu já fiz de tudo, só falta algumas coisas, que eu sinceramente não sei se vale a pena arriscar fazer e vou deixar aqui pra ter a opinião de gente que realmente entende e domina o assunto.

 

coisas que não testei ainda:

reinstalar jogos
instalar em outro HD
trocar quadros de pre renderizados pra 1
desabilitar profile xmp da memoria ram na bios
atualizar chipset e firmware da placa-mãe
formatar o windows
pinos do soquete da CPU tortos
testar placa de vídeo em outro pc[

 

pf me ajudem, to pensando em trocar de placa de vídeo, não aguento mais, paguei 800 reais nessa ***** e não funciona, se não resolver isso eu nunca mais uso amd.
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, recentemente comprei uma rx 580 dual oc 4gb da asus pro meu pc, enfim, desde que comprei venho notando que o desempenho não é semelhante aos vídeos que vi, ao meu ver, o fps não fica no seu ideal, comecei a monitorar o desempenho por meio do msi afterburner e vi que o uso dela fica sempre entre 30% e 50%(como na imagem abaixo) com raros picos pra 100% e 0%. A bios e os driver da placa de vídeo estão atualizados, as vezes penso que o problema pode ser pelo fato de o processador ser antigo, pasta térmica velha, sistema ddr3 ou baixo mhz das memórias ram. Se alguem puder me ajudar, agradeço muito pois já fiz várias coisas que diziam que ajudava na internet e nada resolveu.

 

 

print do gta online ( aqui o fps ta bom porque ta em uma área aberta, mas quando vai pra cidade fica em 45)

image.thumb.png.d640cdca36bb242fd2ef1b5836308ea1.png

 

SISTEMA:

i7 3770 3.4ghz

16gb ram ddr3 1600mhz em dual channel

fonte cx550 

rx 580 4gb dual oc

placa-mãe asrock h61m-hg4

1 hd de 1tb (onde estão os jogos)

1ssd 240gb (pro sistema)

 

image.png.33efd2dbd287f6ac00ce4bd0a8568700.png

 

 

fiz esse teste de gpu agora e aparentemente ta tudo sob controle, porém quando vou jogar não fica 100% de uso igual ta ali, fica entre 30% e 60%, provavelmente vou trocar a pasta térmica do processador, mas sinto que não é esse o problema, eu já fiz de tudo, só falta algumas coisas, que eu sinceramente não sei se vale a pena arriscar fazer e vou deixar aqui pra ter a opinião de gente que realmente entende e domina o assunto.

 

coisas que não testei ainda:

reinstalar jogos
instalar em outro HD
trocar quadros de pre renderizados pra 1
desabilitar profile xmp da memoria ram na bios
atualizar chipset e firmware da placa-mãe
formatar o windows
pinos do soquete da CPU tortos
testar placa de vídeo em outro pc

 

pf me ajudem, to pensando em trocar de placa de vídeo, não aguento mais, paguei 800 reais nessa placa e não funciona, se não resolver isso eu nunca mais uso amd.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

GTA V é um jogo CPU bound, nesse seu processador dificilmente sua placa vai atingir 100%.

Esse é um dos motivos pelo qual você tem FPS abaixo dos 60 em determinados locais do jogo (na cidade como você mesmo citou).

 

Se você quer ver o número 100% de uso de GPU, experimente jogar Red Dead Redemption 2 ou setar resolução para 4K no GTA.

 

No PC você sempre terá gargalo, seja CPU ou GPU. Seu problema aí é processador e não placa de vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, mborba disse:

GTA V é um jogo CPU bound, nesse seu processador dificilmente sua placa vai atingir 100%.

Esse é um dos motivos pelo qual você tem FPS abaixo dos 60 em determinados locais do jogo (na cidade como você mesmo citou).

 

Se você quer ver o número 100% de uso de GPU, experimente jogar Red Dead Redemption 2 ou setar resolução para 4K no GTA.

 

No PC você sempre terá gargalo, seja CPU ou GPU. Seu problema aí é processador e não placa de vídeo.

Mas antes eu jogava em uma gtx 1050ti e ficava em 100%, com desempenho bem melhor que a rx580 (coisa que não era pra acontecer). Eu também já testei a gpu em outros jogos como csgo, tomb raider, raft etc. Enfim, não sei qual o problema, mas caso for cpu, qual me recomenda comprar? um r5 2600 talvez?

adicionado 0 minutos depois
agora, ACCEPT disse:

Pode fechar o tópico e dar melhor resposta pra ele, assino embaixo. Arquitetura antiga gerando gargalo, pra resolver só trocando de kit. ( A RX 580 da AMD é uma excelente placa de vídeo )

qual kit me recomenda?

adicionado 0 minutos depois
14 minutos atrás, twothousandone disse:

Se tiver como, seria bom testar a gpu em outro pc para ter certeza de q o problema é ela.

psé, vou tentar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Jony Lopes disse:

Mas antes eu jogava em uma gtx 1050ti e ficava em 100%, com desempenho bem melhor que a rx580 (coisa que não era pra acontecer). Eu também já testei a gpu em outros jogos como csgo, tomb raider, raft etc. Enfim, não sei qual o problema, mas caso for cpu, qual me recomenda comprar? um r5 2600 talvez?

 

Por isso mesmo. Você saiu de uma placa de vídeo inferior para uma placa de vídeo superior. Antes sua placa precisava se esforçar muito para entregar os frames e ela ficava em 100%. Como a 580 é bem mais forte, ela não precisa do mesmo poder de fogo do qual é seu processador que está limitando.

 

Até um Ryzen 5 1600 já ficaria melhor aí. Eu mesmo no passado saí do combo i5 4460 + RX 480 para R5 1600 + RX 480 e tive uma melhoria absurda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, mborba disse:

 

Por isso mesmo. Você saiu de uma placa de vídeo inferior para uma placa de vídeo superior. Antes sua placa precisava se esforçar muito para entregar os frames e ela ficava em 100%. Como a 580 é bem mais forte, ela não precisa do mesmo poder de fogo do qual é seu processador que está limitando.

 

Até um Ryzen 5 1600 já ficaria melhor aí. Eu mesmo no passado saí do combo i5 4460 + RX 480 para R5 1600 + RX 480 e tive uma melhoria absurda.

entendi, mas eu me pergunto como em vídeos no youtube que tem exatamente o mesmo sistema o fps fica absurdamente maior e com 100% de uso da gpu? e também em testes com placas mais fortes que a rx580 (gtx1070 por ex) e mesmo processador e memória ram a placa fica em 100%, como?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Jony Lopes disse:

entendi, mas eu me pergunto como em vídeos no youtube que tem exatamente o mesmo sistema o fps fica absurdamente maior e com 100% de uso da gpu? e também em testes com placas mais fortes que a rx580 (gtx1070 por ex) e mesmo processador e memória ram a placa fica em 100%, como?

porque você foi mais uma vítima do youtube. talvez testes não confiáveis, muito cuidado. Compartilho de uma experiência parecida, quando na época montei uma máquina com um i5, aí fui felizão comprar a RX 480 e no dia que fui jogar Battlefield 1 foi uma tremenda decepção, tudo travado, horrível de jogar. Mas tinha vídeo no youtube mostrando o inverso... que funcionava... mas o vídeo não era do mesmo mapa que estava jogando.

 

Existem muitas variáveis aí no meio... como versões de driver. Determinados drivers são programados para fazer mais requisições da CPU, e quem tem processador quad core, por exemplo, sofre mais. Pode ser que formatando seu PC resolva, reinstalar driver passando DDU, etc.

 

Mas é assim a vida de PC gamer iniciante... olha um vídeo na internet e na esperança de rodar aquele jogo, o sujeito com muito esforço junta a tal grana da placa de vídeo e se decepciona.. aí descobre que precisa trocar o kit... e assim a brincadeira vai ficando cada vez mais cara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Jony Lopes disse:

sim, por isso acredito que seja um problema na placa de vídeo, com a 1050ti ficava 100% de uso e mais de 60 fps sempre

Isso acontece em outros jogos? Já fez uma comparação? Se fosse uma limitação de CPU, no mínimo, a performance deveria ser semelhante, não inferior..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, mborba disse:

 

Por isso mesmo. Você saiu de uma placa de vídeo inferior para uma placa de vídeo superior. Antes sua placa precisava se esforçar muito para entregar os frames e ela ficava em 100%. Como a 580 é bem mais forte, ela não precisa do mesmo poder de fogo do qual é seu processador que está limitando.

 

Até um Ryzen 5 1600 já ficaria melhor aí. Eu mesmo no passado saí do combo i5 4460 + RX 480 para R5 1600 + RX 480 e tive uma melhoria absurda.

Só uma pergunta... Tenho o R5 1600 também e uma RX 580 8GB, ficaria bom com um R5 3600? Ou a placa de vídeo limita os dois processadores?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Jony Lopes disse:

o teu 1600 não fica bom com a rx 580?

 

Quando eu usava monitor de 60hz eu não tinha o que reclamar, rodava tudo perfeito, depois que começei a usar monitor de 144hz começei a sofrer com stuttering e slow. 

 

Monitor: Acer kg241q 144hz
placa-mãe: ASUS Prime A320M-K
Processador: R5 1600
RAM: 16GB Hyperx Fury 2400MHZ (dual)
Placa de Vídeo: RX 580 8GB ARMOR MK2 OC MSI
SSD: 120 Sandisk
HD 1TB Seagate
Fonte: Cooler Master 650w semi-modular MW

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...