Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

steel legend am4 + ryzen 5 1600af - precisa atualizar bios?


Lucas Gb

Posts recomendados

Boa tarde!

 

Irei realizar a aquisição de uma Steel Legend AM4 e estou a comprar um Ryzen 1600AF

No caso, para usar um Ryzen 5 1600AF nesta placa-mãe, é necessário atualização das bios para Ryzen 3000 caso a placa não venha atualizada?

 

*Quando se possui uma placa-mãe atualizada para 3º Geração, ela continua a ser compatível com processadores de geração anteriores? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas Gb Olá, boa tarde e seja bem vindo ao Fórum do Clube do Hardware.

 

Então para utilizar um Ryzen 5 1600AF é necessário que o BIOS esteja na versão P2.90 ou superior. E caso você use algum BIOS que ofereça suporte a 3º geração, isso elimina a compatibilidade com Ryzens de 1º geração. Pois como chip do BIOS é de "apenas" 128Mb(16 Megabytes) ele não cabe todos os microcodes para suportar todas as 3º gerações de processadores.

 

E dependendo da loja em que comprar eles atualizam o BIOS para você, por exemplo a Terabyteshop consegue atualizar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLP14 agradeço imensamente pela resposta! no caso seria a Terabyteshop mesmo! 
Me corrija se eu estiver errado : Então no caso uma BIOS atualizada para suportar a 3º geração é capaz de suportar apenas a 2º Geração?

 

*O Ryzen 5 1600AF não se enquadra dentro da 2º Geração?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas Gb Sim, no caso com a BIOS de fábrica por padrão a placa-mãe suporta a 1º e 2º geração. Caso atualize o BIOS para suportar a 3º geração, ele ainda suportaria a 2º geração mas eliminaria a compatibilidade com a 2º geração.

O ryzen 5 1600 AF é um Ryzen baseado em 1º geração com litografia de 2º geração mas foi lançado a pouco tempo, por isso a placa-mãe não o reconhece com BIOS de fábrica.

17 minutos atrás, Lucas Gb disse:

*O Ryzen 5 1600AF não se enquadra dentro da 2º Geração?

Sim e não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Lucas Gb Caro, eu tenho uma Arock B450m steel legend com um Ryzen 5 2600 e digo que não houve necessidade de atualizar bios.  Pode ser que nem para a série 3000 não precise.

 

O Ryzen 5 1600 AF é o mesmo R6 2600. 

Eu particularmente gostei bastante dessa placa-mãe. Bonita, com slot pci-e reforçado, e funcionou muito bem com os módulos de memoria da crucial ballistix.

 

Comprei na terabyte também.  eles mandam atualizada

Por garantia, use o Full custom deles. eu comprei o meu assim e veio atualizada. suporta tantos de primeira quantos os de terceira geração.

 

 

adicionado 2 minutos depois
5 minutos atrás, GabrielLP14 disse:

O ryzen 5 1600 AF é um Ryzen baseado em 1º geração com litografia de 2º geração mas foi lançado a pouco tempo, por isso a placa-mãe não o reconhece com BIOS de fábrica.

Temos um equívoco aqui. O Ryzen 5 1600 AF é o Ryzen 2600 com clocks reduzidos. Ou seja, ele faz parte da segunda geração apesar do nome ter 1600.  

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, DiF disse:

@Lucas Gb Caro, eu tenho uma Arock B450m steel legend com um Ryzen 5 2600 e digo que não houve necessidade de atualizar bios.  Pode ser que nem para a série 3000 não precise.

 

O Ryzen 5 1600 AF é o mesmo R6 2600. 

Eu particularmente gostei bastante dessa placa-mãe. Bonita, com slot pci-e reforçado, e funcionou muito bem com os módulos de memoria da crucial ballistix.

 

Comprei na terabyte também.  eles mandam atualizada

Por garantia, use o Full custom deles. eu comprei o meu assim e veio atualizada. suporta tantos de primeira quantos os de terceira geração.

 

 

adicionado 2 minutos depois

Temos um equívoco aqui. O Ryzen 5 1600 AF é o Ryzen 2600 com clocks reduzidos. Ou seja, ele faz parte da segunda geração apesar do nome ter 1600.  

 

Pode até ser mas requer um BIOS mais recente, o próprio site do fabricante informa...

Isto pois foi um processador lançado depois da 2º geração ter sido lançada com as B450/X470.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
3 minutos atrás, GabrielLP14 disse:

o próprio site do fabricante informa...

Isto pois foi um processador lançado depois da 2º geração ter sido lançada com as B450/X470.

Mas isso não se aplica nessa placa em questão. Ela já foi projetada para os ryzen de terceira geração. Está escrito na caixa. 

 

Om3NSf2.jpg

 

Esta foto foi tirada da minha caixa. Então, pode comprar ela sem medo com qualquer ryzen seja da primeira, da segunda ou da terceira. Obviamente só precisa atualizar a bios para a quarta geração eventualmente.

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@GabrielLP14 Não cara.  deixa de ser teimoiso. O fabricante da placa-mãe, estampou isso. O fabricante tem convênio com a amd. No site diz isso, mas na prática é outra. A placa já vem atualizada e projetada para terceira geração. O que diz no site, provavelmente é informação antiga de logo quando apareceu  a segunda geração e não existia a terceira geração. 

 

Eu tenho a placa e comprovo. Funciona qualquer ryzen atualmente nele. E a terabyte de quebra já atualiza, mesmo não pedindo.  Não precisei atualizar, não precisei pedir...  se eu colocar um Ryzen 5 1400 vai funcionar, se eu colocar um Ryzen 3600 vai funcionar. Eu to usando com o Ryzen 5 2600 e funciona muito bem. 

 

No caso da minha placa, provavelmente ela já foi para a terabyte atualizada de fábrica e portanto justifica o selo e não é nem colado ali, é uma estampa da própria caixa. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@GabrielLP14 Você que ainda não entendeu, que o Ryzen 5 1600 AF, é o Ryzen 5 2600 com clock reduzido. O que difere ali é só nomenclatura.  A placa Asrock B450m  steel legend é compatível com com qualquer Ryzen 1400 - 3600/3700x e eventualmente com os Ryzen 4000(com update de bios)

 

Então meu caro, se a placa atualmente vendida, revisada e atualizada para os Ryzen 3000, naturalmente qualquer outro ryzen vai ser compatível e funcionará sem a necessidade de atualização de bios, fora a nova geração. entendeu?

https://www.leak.pt/amd-ryzen-5-1600-af-um-cpu-igual-ao-ryzen-2600-mas-mais-barato/

 

Em suma, é o Ryzen 5 2600 com outro nome, mais barato e apenas 3% mais fraco. A litografia é a mesma. Preciso desenhar?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DiF Sim isso eu entendi colega e eu entendo que me equivoquei com isso, o que está confuso é o seguinte, este processador não foi lançado junto da 2º geração, mas sim da 3º. Até ai tudo bem, o estranho é o que o próprio fabricante informa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
3 horas atrás, GabrielLP14 disse:

este processador não foi lançado junto da 2º geração, mas sim da 3º. Até ai tudo bem, o estranho é o que o próprio fabricante informa.

Apesar de ele ter sido "lançado" na época de terceira geração, não significa que ele é de terceira. Mas sim de segunda. Sim, as informações contidas no site são antigas. 

 

Eu considero normal confundir isso.. na verdade, usar a nomenclatura 1600 AF eu achei muito ruim. Poderiam ter dado o mesmo nome do 2600 com a sigla. Muita gente confunde achando que o 1600 AF é de primeira geração.

Eles possuem o Ryzen 5 2500x , poderiam colocar de Ryzen 5 2550, algo que seja maior que o 2500 e menor que 2600 ou como 2600AF mesmo, só para diferenciar um do outro. Enfim... Não sei como é feita a escolha de nomenclatura deles.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, DiF disse:

Apesar de ele ter sido "lançado" na época de terceira geração, não significa que ele é de terceira. Mas sim de segunda. Sim, as informações contidas no site são antigas. 

A sim sim, mas este foi o motivo que eu disse, pois como foi lançado depois os BIOS padrões das placas de 2º geração não suportam eles.

Confirmando então o 1600AF é um 2600 com clock reduzido porém maior que o 1600?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@GabrielLP14

2 horas atrás, GabrielLP14 disse:

Confirmando então o 1600AF é um 2600 com clock reduzido porém maior que o 1600?

Exatamente isso. Ele é o 2600 com clock reduzido. Não tem a  ver com o 1600 antigo.

De igual só a nomenclatura "1600". Creio que eles não pensaram que iam confundir o povo. Mas na prática, confundiu e muito.

 

Então de uma maneira fácil de entender, é um 2600 "capado" e mais barato, mas que ainda é bem fortinho pra jogar.

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

@DiF Estava com a mesma dúvida do criador do tópico, tenho a B450 Steel Legend que comprei em novembro de 2020 e na caixa diz que vem atualizada para a terceira geração, tive um problema com o R5 3600 que comprei no Aliexpress, então, vou comprar o R5 1600 AF na Kabum para terminar a montagem do pc...

 

Então, posso comprar tranquilamente, que não pedirá atualização de Bios?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
3 horas atrás, Alexandre Cavalcante disse:

Então, posso comprar tranquilamente, que não pedirá atualização de Bios?

Sim. você pode colocar um 1600 af nele sem problemas.  Na verdade até o 3600 dá para colocar, o que aconteceu pode ter sido que a cpu já ter vindo com defeito.. ou ser uma qualidade duvidosa...já li relatos de cpu comprada na aliexpress darem problemas. 

Se na caixa tá escrito que é atualizada pro ryzen 3000,  daria para colocar até um R5 3800x nessa placa-mãe...  e com atualização de bios, vai poder colocar os ryzen 5000

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DiF @DiF Estava com a mesma dúvida do criador do tópico, tenho a B450 Steel Legend que comprei em novembro de 2020 e na caixa diz que vem atualizada para a terceira geração, tive um problema com o R5 3600 que comprei no Aliexpress, então, vou comprar o R5 1600 AF na Kabum para terminar a montagem do pc...

 

Então, posso comprar tranquilamente, que não pedirá atualização de Bios?

@DiFO problema que tive com o 3600 do Aliexpress não é que não funcionou, ele não foi entregue e por isso quero colocar um 1600 AF até resolver a situação do reembolso para não ficar sem PC.

 

Desde que comprei a placa-mãe, vi que eu estava atualizada para a 3 geração... A dúvida apareceu, pois vi alguns vídeos e posts de pessoas relatando que o 1600 AF pedia atualização, pois tinha sido lançado depois e tinha que ter um processador antigo para fazer a atualização.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
8 horas atrás, Alexandre Cavalcante disse:

1600 AF pedia atualização, pois tinha sido lançado depois e tinha que ter um processador antigo para fazer a atualização.

Naturalmente, o 1600 af pede atualização em placas mães que não são para segunda geração... exemplo as B350.

A partir das B450, todas são para segunda geração, como 1600 af é o 2600 com outro nome.. naturalmente vai funcionar, sem atualizar. Você só vai precisar atualizar se quiser usar os ryzen 5000

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!