Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Novo PC até R$5.000,00


Posts recomendados

Pretendo montar um PC novo e gostaria de sugestão para saber se a configuração que montei é boa e equilibrada. Meu limite de gasto seria até R$ 5mil. O uso do PC será doméstico e jogos, não costumo jogar nada tão pesado nem no ultra high, mas queria uma configuração robusta que não precisasse de atualizações frequentes, não pretendo fazer overclocks e também não tenho interesse em peças “gamers” cheias de luzes, me preocupo mais com a qualidade, desempenho e preço. Pretendo comprar as peças individualmente, ou em kits (se for oferecido pela loja) e executar a montagem aqui mesmo. Antes de montar a configuração li alguns artigos do site do CdH e de outros sites, espero ter feito tudo ok.

 

Configuração:

 

CPU: AMD Ryzen 5 2600 – R$ 870,00

placa-mãe: ASUS TUF B450M-Plus Gaming (aqui também tem a opção da Gigabyte B450 AORUS M que está o mesmo preço) – R$ 690,00

Placa de vídeo: AMD RX 5700 – R$ 1.900,00

Fonte: Corsair CX 550 – R$ 260

Memória RAM: 16 GB (2x8GB) Crucial Ballistix Sport AT ou Crucial Ballistix Sport LT – R$ 420,00

SSD: 480 GB (modelo Rise Mode Gamer Line ou PNY CS900) – R$ 320,00

HDD: 1 Tb da Western Digital – R$ 190,00

Gabinete: Modelo da Pichau (Magpie III ou Dragon) – R$ 190,00

TOTAL: R$ 4.840,00

 

Algumas considerações:

·         Sei que os modelos Ryzen da série 3000 são superiores ao 2600, mas nos comparativos a diferença em jogos foi pequena, e o 2600 está com preço muito atrativo;

·         placa-mãe busquei uma com o chipset B450 por se tratar da faixa intermediária, busquei também placas que tivessem dissipadores para os VRMs, pois algumas não tem, mesmo não pretendendo fazer overclock acredito que os dissipadores sejam importantes para a saúde da máquina;

·         Placa de vídeo, novamente aqui me baseei pelo processador, pelo que li essa é a GPU mais forte que não dará gargalo no Ryzen 5 2600, além disso pelos comparativos ela tem um desempenho forte, o que deve me deixar com GPU para algum tempo;

·         Fonte eu busquei a Corsair pois é uma marca que conheço e nunca me deu problema, também tinha a opção de fontes da Cooler Master Elite V3 (500W) e Thermaltake Smart 500 na mesma faixa de valores, até mais baratas, mas preferi a Corsair;

·         RAM: aqui não tive muitas opções, essas são basicamente as mais baratas que localizei com velocidade de 2666 MHz;

·         SSD: Não conheço as marcas, mas foram os mais em conta que achei;

·         HDD: para guardar a tranqueira no PC, esse modelo é 7200 RPM, achei da Seagate por R$ 190,00 mas é 5900RPM;

·         Gabinete: Procurei gabinete do tipo Mid tower e com espaço para fonte na parte inferior, minha preocupação aqui é que tenha um bom espaço para ventilação, esses que listei foram os mais baratos e que atendem a essas configurações. Outras opções eram o Pixxo HTC10B, Aerocool GT Window, Vinik Spectrum, Bluecase BG-019.

 

Ainda sobra um valor para pagar os fretes.

 

Por enquanto irei utilizar o monitor que tenho, um Samsung P2370, mais pra frente pretendo comprar um monitor 144Hz.

 

Então o que acham? Pode ser melhorado, tem coisa sobrando ou faltando?

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, acho que nessa faixa vale a pena incluir um Ryzen 3600. Agora, o que eu não entendi é por quê com o Ryzen 2600 ele não acusa gargalo e com o 3600 no bottleneck calculator.

 

2600: https://pc-builds.com/calculator/Ryzen_5_2600/Radeon_RX_5700/0Qj14f28/16/

3600: https://pc-builds.com/calculator/Ryzen_5_3600/Radeon_RX_5700/0U914f28/16/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o título já é explicativo. Sei que o 3600 é de 20 a 30% melhor que o 2600 para jogos, para games 1080p acredito que o 2600 seja mais vantajoso, em resoluções maiores o 3600 leva a melhor, aí fica a grande dúvida. O aumento de desempenho do 3600 para o 2600 se justifica pela diferença de preço, atualmente encontrei esses valores:

 

Ryzen 5 2600: R$ 870,00

Ryzen 5 3600: R$ 1.112,00

 

Diferença de R$ 242,00

 

Fato é que o 2600 tá com um preço muito bom, compensa pegar ele ante o 3600? Vai ser utilizado junto com uma RX5700.

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa diferença de preço é ainda maior do que você imagina. Hoje em dia dá para encontrar o ryzen 5 1600 AF, com performance basicamente igual ao ryzen 5 2600, geralmente na faixa dos 550 reais na kabum.

Acho que a resposta depende de outros fatores:

Vai jogar em qual resolução e pretende pegar qual tipo de FPS?

É possível investir a diferença de grana em outra coisa no sistema?

Vai dar upgrade depois? Se sim acho vantajoso pegar o ryzen 5 1600 af bem mais barato que o 3600 e depois colocar o tal do ryzen 5 4600 quando sair...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Pedro Duca disse:

Cara, existe o Ryzen 5 1600AF que é praticamente o Ryzen 5 2600. Não perde em nada para ele. E custa quase metade do preço você encontra fácil promoção dele na Kabum por 529,00. 

 

Vídeo do Ryzen 5 1600AF rodando com a RX5700

https://www.youtube.com/watch?v=fi-y3cjK4fg

 

 

Não conhecia esse processador, é basicamente um R5 2600 remarcado, isso? 

 

8 minutos atrás, Genérico man disse:

Essa diferença de preço é ainda maior do que você imagina. Hoje em dia dá para encontrar o ryzen 5 1600 AF, com performance basicamente igual ao ryzen 5 2600, geralmente na faixa dos 550 reais na kabum.

Acho que a resposta depende de outros fatores:

Vai jogar em qual resolução e pretende pegar qual tipo de FPS?

É possível investir a diferença de grana em outra coisa no sistema?

Vai dar upgrade depois? Se sim acho vantajoso pegar o ryzen 5 1600 af bem mais barato que o 3600 e depois colocar o tal do ryzen 5 4600 quando sair...

 

Não pretendo jogar FPS, não é meu estilo e também não gostaria de ficar fazendo updates recentes, seria montar o PC e ficar um bom tempo. 

 

Se puderem dar uma olhada no meu tópico aqui no fórum sobre o PC que quero montar eu agradeço! Segue link abaixo. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@badanheiras Com "FPS" eu quis dizer "frames por segundo" (144 fps / 60 fps) e não jogo de tiro, erro meu. Vou reformular a pergunta. Pretende comprar um monitor com qual resolução? E com qual taxa de atualização (hz)?

 Se for ficar com o pc por um bom tempo, e se tiver a grana disponível, pega o ryzen 5 3600. Eu pessoalmente acho que ele está muito caro, ainda mais se comparado com o ryzen 5 1600 af. Pelo o que eu sei, ambos os processadores levam qualquer jogo acima de 60fps tranquilamente, e isso não deve mudar muito nos próximos anos, mesmo assim é meio difícil saber o que vai acontecer com os requisitos dos jogos com o lançamento dos novos consoles, e nesse caso o 3600 é a escolha mais segura. Quem sabe nem um nem outro acabe sendo o suficiente.

 Mas é aquilo, com a diferença de 500 reais dá para pegar ou um ssd maior ou um monitor melhor, ou algum outro tipo de upgrade.

 Já tem quais peças aí?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Genérico man disse:

@badanheiras Com "FPS" eu quis dizer "frames por segundo" (144 fps / 60 fps) e não jogo de tiro, erro meu. Vou reformular a pergunta. Pretende comprar um monitor com qual resolução? E com qual taxa de atualização (hz)?

 Se for ficar com o pc por um bom tempo, e se tiver a grana disponível, pega o ryzen 5 3600. Eu pessoalmente acho que ele está muito caro, ainda mais se comparado com o ryzen 5 1600 af. Pelo o que eu sei, ambos os processadores levam qualquer jogo acima de 60fps tranquilamente, e isso não deve mudar muito nos próximos anos, mesmo assim é meio difícil saber o que vai acontecer com os requisitos dos jogos com o lançamento dos novos consoles, e nesse caso o 3600 é a escolha mais segura. Quem sabe nem um nem outro acabe sendo o suficiente.

 Mas é aquilo, com a diferença de 500 reais dá para pegar ou um ssd maior ou um monitor melhor, ou algum outro tipo de upgrade.

 Já tem quais peças aí?

 

Por enquanto vou usar o monitor que tenho, um 23" Samsung P2370. Resolução de 1080p a 60 Hz. Até pretendo pegar um monitor melhor, mas vai ser mais pra frente, aí sim seria um com taxa de atualização maior, mas não tenho previsão de quando comprarei esse monitor. De peças ainda não comprei nada, só mesmo o monitor que será esse que já tenho. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Então a minha dica é a seguinte: veja se com a diferença de grana dá pra melhorar algum outro componente da lista que você talvez esteja não satisfeito.

 Já que vai pegar um monitor com taxa de atualização mais rápida, então a recomendação é o ryzen 5 3600, o problema é que tá muito caro hoje em dia, já que o ryzen 5 1600 af custa literalmente metade, com quase 90% da performance do outro.

 Esse ano provavelmente ainda teremos o lançamento dos ryzen 4000. Como terceira opção é possível esperar para ver o que sai e como isso afeta os preços dos processadores que temos hoje. Vai juntando o resto das peças durantes boas promoções e pega o processador mais tarde. Lá fora o preço do ryzen 5 3600 já levou algumas quedas, mas aqui ainda não, e do jeito que tá acho que vai ser díficil vermos quedas significativas.

 Como quarta opção, é esquecer o monitor com taxa de atualização mais rápida e optar por um 1440p 60hz. Nesse caso o ryzen 5 1600 af não leva desvantagem.

 No fim, se optar mesmo pela maior taxa de atualização, o ryzen 5 1600af ainda é capaz de oferecer uma boa experiência, mas sim, você terá uma experiência provavelmente ainda melhor com o ryzen 5 3600, por 500 reais a mais.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 31/03/2020 às 10:28, badanheiras disse:

 

Por enquanto vou usar o monitor que tenho, um 23" Samsung P2370. Resolução de 1080p a 60 Hz. Até pretendo pegar um monitor melhor, mas vai ser mais pra frente, aí sim seria um com taxa de atualização maior, mas não tenho previsão de quando comprarei esse monitor. De peças ainda não comprei nada, só mesmo o monitor que será esse que já tenho. 

 

Com o RYZEN 5 3600 você terá mais FPS em jogos de tiro

 

O RYZEN 5 3600 possui o mesmo desempenho do RYZEN 7 3700x no Counter Strike: Global Offensive / CS:GO

https://www.sweclockers.com/test/27760-amd-ryzen-9-3900x-och-7-3700x-matisse/21#content

 

LhxrpGE.png

 

Gabinete Aero Cool 500 ou Wheel Jack ou Kazan ou Gadit X

 

AOC Hero 2020

Monitor Gamer AOC HERO W-LED 24´ Widescreen, FHD, IPS, HDMI, DisplayPort, FreeSync, 144Hz, 1ms, Altura Ajustável - 24G2/BK    R$ 1300,00     (lojas grandes)
Com ajuste de altura, maior fidelidade de cores por causa o painel IPS, 144 hz é o ideal para jogos de FPS

ou

Monitor Gamer AOC HERO W-LED 27´ Widescreen, FHD, IPS, HDMI, DisplayPort, FreeSync, 144Hz, 1ms, Altura Ajustável - 27G2/BK    R$ 1600,00     (lojas grandes)
Com ajuste de altura, maior fidelidade de cores por causa o painel IPS, 144 hz é o ideal para jogos de FPS


Só compraria placa de vídeo das marcas GALAX, MSI, GIGABYTE e ASUS por causa da garantia de 3 anos no Brasil
GALAX você precisa se cadastrar no site da fabricante para ter a garantia de 3 anos


Todas as peças podem ser compradas nas lojas kabum, terabyte, pichau e dentre outras lojas, se não estiver disponível podem ser substituídas por peças similares.

Verifique os preços na kabum, pichau, terabyte e outros sites para saber onde fica mais barato.
 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...