Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Caras como eu removo overclock feito pelo AMD RYZEN MASTER?? na BIOS meu cpu seta 3.4 más no Ryzen Master e no HWMonitor seta 3.7,preciso tirar esse over como eu faço???? image.thumb.png.a0c2854d0da513e94a04a4cc234badf3.png

adicionado 15 minutos depois

NO HWMonitor tá setando 3.7 a 3.8,ai se eu coloco Profile 1 que é o stock do meu Ryzen 5 2600, o PC reinicia e fica tela toda quadriculada,toda **********,eu não sei o que fazer,eu acho que buguei meu processador,a muito tempo atrás quase um ano,quando montei o PC ,eu fui inventar de fazer um overclock basico por essa porquera de ryzen master,ai eu fiz pra 3.7,meu pc simplesmente travou,ai eu reiniciei o PC,com isso ele setou 3.7 tanto no programa quanto na BIOS,porém depois dei um clear cmos e meu processsaodor travou em 3.7 e não sai disso,igual agora,tanto que na BIOS tá setado 3.4image.thumb.png.a1a3984285369cd563f47112e27941d9.pngimage.thumb.png.bdafd11ee337637df7df3aec40fb9a1c.png

Postado

@Shaman93 Já fiz também dei o clear na bios e não volta pro stock,porém tem um profile que é o stock dele 3.4 e não volta fica em 3.7,más eu lembro que já foi uma vez 3.4, @RS Faria Sim também desinstalei esse RM inclusive já formatei o pc umas 20 vez

adicionado 2 minutos depois

Eu não sei o que fazer,to com medo do meu cpu estragar,porque as vezes o PC simplesmente desliga ea led do CPU na mobo fica acesa 

Postado

@RS Faria Verdade ele é horrive mesmo,más porque no RM mostra o clock travado em 3.7 ,no opção de energia ele tá setado como desempenho maximo, para computadores de ultima geração e blablabla, Tem como estragar o CPU com isso? será ele a causa do problema de simplesmente o cpu desligar?? ea led do cpu indicando a cpu?? falha?? ,vou desinstalar o RM pra ver.

adicionado 1 minuto depois

Acabei de desinstalar e não mudou absolutamente nada.

adicionado 3 minutos depois

Fora a temperatura que sobe pra 70c em jogos (alguns) em stock fica 45c (Coolerbox)

Postado

@Isaque IFood

Quando você usa "Desempenho Máximo", você força a CPU a operar no clock máximo dele, o tempo todo, independente da carga.. Olhando a Internet ou jogando, ele vai tá travado em 3.7 GHz, invés de variar o clock, como seria o certo..

Faz mal? Não, mas não tem sentido.. Economizaria um pouquinho de energia, deixaria o PC um pouco mais frio, quando não estiver fazendo nada..

No fim, o "coitado" é inocente..

Postado

Tá ok então vejo que não há porque eu me preocupar,más uma ultima duvida, tá setado na energia desempenho maximo,faz sentido eu ativar nos programas da MSI" Gaming mode" e  "Extreme perfomance"?? já que está nas energia desempenho maximo?:

Postado
13 horas atrás, Isaque IFood disse:

Tá ok então vejo que não há porque eu me preocupar,más uma ultima duvida, tá setado na energia desempenho maximo,faz sentido eu ativar nos programas da MSI" Gaming mode" e  "Extreme perfomance"?? já que está nas energia desempenho maximo?:

Esses programas são tralhas. Não servem pra nada.

3 minutos atrás, Isaque IFood disse:

ALguém?

Eu uso meu R5 2600 com OC na BIOS, mas reverti aqui pra dar uma olhada. Sinceramente, acho que não tem nada de errado com o seu processador. Parece em stock e auto. Eu uso um cooler melhorzinho, mas veja o meu:image.thumb.png.220f84997f6751bb08a2944939eee18c.png

Suas reinicializações são por outro motivo. Qual a configuração completa, inclusive marca e modelo da fonte?

Postado

@Shaman93 Vou citar 

CPU: Ryzen 5 2600

RX 580 8GB

Fonte Gamemax GM500

TForce Dark 3.000mhz

MSI bazooka v2 

Uma coisa que me chamou a atenção foi seu EDC ai que está em 80% o meu tá sempre em 99% independente de qualquer coisa,Eu diminui aqui agora pelo dragon center a tensão da minha memoria ram ela usa 1.35v de fabrica e e aqui tava mostrando 1.36, quando diminui a tensão meu pc passou de usar 3.8ghz subiu pra 3.85ghz,isso com o over feito pela propria placa (Game Boost) outra coisa é a tensão da CPU ela está em 1.295 1.300, acha que da para diminuir a tensão e consequentemente diminuir a temperatura?? eu comprei um novo cooler Hyper 212 turbo. image.thumb.png.c00fde2a7b7bdced124bb238d3e53053.png

Postado
10 minutos atrás, Isaque IFood disse:

@Shaman93 Vou citar 

CPU: Ryzen 5 2600

RX 580 8GB

Fonte Gamemax GM500

TForce Dark 3.000mhz

MSI bazooka v2 

Uma coisa que me chamou a atenção foi seu EDC ai que está em 80% o meu tá sempre em 99% independente de qualquer coisa,Eu diminui aqui agora pelo dragon center a tensão da minha memoria ram ela usa 1.35v de fabrica e e aqui tava mostrando 1.36, quando diminui a tensão meu pc passou de usar 3.8ghz subiu pra 3.85ghz,isso com o over feito pela propria placa (Game Boost) outra coisa é a tensão da CPU ela está em 1.295 1.300, acha que da para diminuir a tensão e consequentemente diminuir a temperatura?? eu comprei um novo cooler Hyper 212 turbo. 

O EDC representa os picos de corrente que o processador está setado pra aguentar. No print o meu foi 86, mas mexendo ele fica oscilando disso pra mais, chega em 99% também. Isso no modo 'desempenho máximo'. Se você colocar em 'equilibrado' resolve o 'problema', apesar que nem é um problema.

Medições de software não são confiáveis pras tensões. A minha 1.35 V em auto também aparece 1.36 V, nada a se preocupar, ela aguenta até 1.4 ~ 1.45 tranquilo. Se seto 1.35, ela fica oscilando entre 1.344 e 1.35, mas percebi que isso leva a uma pequena diminuição de estabilidade (depois de algumas horas estressando a memória as vezes tomo um crash), então deixo auto mesmo.

Pode tentar fazer undervolt pra diminuir temperatura sim, mas é questão de tentativa e erro. Você já colocou o cooler? Tenho um Lucifer K2 e até 1.375 ele segura tranquilo abaixo de 70~75, mesmo em teste de estresse e temperatura ambiente de 30 graus. Você já trocou o cooler? Pra um Hyper 212 1.3 V não deve ser problema nenhum.

Minha suspeita pras suas telas pretas é problema com driver da GPU. Tenta fazer uma desinstalação completa (entra no modo de segurança e roda o DDU) e reinstalar o último driver.

Postado

@Shaman93 Más quando o pc desliga sozin,fica ligado o Mouse e Teclado e na placa-mãe led da cpu fica acesa, outra coisa é tipo,eu não vou mais mexer nesses programas vou setar o game boost e te mandar print da tensão pra ver se tá tranquila.

Postado
3 minutos atrás, Isaque IFood disse:

@Shaman93 Más quando o pc desliga sozin,fica ligado o Mouse e Teclado e na placa-mãe led da cpu fica acesa, outra coisa é tipo,eu não vou mais mexer nesses programas vou setar o game boost e te mandar print da tensão pra ver se tá tranquila.

Não recomendo usar o "game boost", joga a tensão muito alto e sobe o clock muito pouco. Você também perde desempenho single core porque limita os picos de 3.9 GHz que o processador dá em stock. Na minha opinião OC que vale a pena é de 3.9 pra cima, pode ser que na tensão do game boost (1.3, no máximo 1.33, 1.35 com muito azar no chip) você consiga deixar travado a 3.9. Aqui eu uso 3.95 GHz a 1.325 V e meu chip é bem meia boca. Isso de apagar tela e o resto continuar ligado é sintomático de problema na GPU, acho que o driver pode estar corrompido ou algo do tipo. Faz o procedimento que indiquei.

Postado

@Brc image.thumb.png.a536e72e283d40c18290a3841fd426d2.pngEu coloco e mesmo assim não reseta,unica coisa que realmente reseta é quando eu aperto em extreme perfomance,e então desativo dessa forma o clock cai pra 3.4, quando inicio o PC ele já entra com 3.7, n sei porque,agora eu tava futricando e coloquei ele pra 3.9 com 1.300v,n deixei rodando no cpuz porque com o cooler box ele chega a 89c em sla,3 minutos,isso me da medo,então c a tela congelar ou parar eu retiro, @Shaman93 sobre o Cooler Hyper,ele ainda não chegou eu peguei ele na Kabum sexta feira por 170.

adicionado 2 minutos depois

@Shaman93 Outra coisa engraçada é que na BIOS eu n consigo tirar do auto para alterar as tensões,eu tiro do auto e mesmo assim n da para setar.

Postado
7 minutos atrás, Isaque IFood disse:

Eu coloco e mesmo assim não reseta,unica coisa que realmente reseta é quando eu aperto em extreme perfomance,e então desativo dessa forma o clock cai pra 3.4, quando inicio o PC ele já entra com 3.7

Isso é o XFR em ação, normal. Dá pra desabilitar, mas não faz sentido.

8 minutos atrás, Isaque IFood disse:

n sei porque,agora eu tava futricando e coloquei ele pra 3.9 com 1.300v,n deixei rodando no cpuz porque com o cooler box ele chega a 89c em sla,3 minutos,isso me da medo,então c a tela congelar ou parar eu retiro

Alarmante! Sugiro que não fuce mais em OC até o cooler chegar, deixa em stock por enquanto.

8 minutos atrás, Isaque IFood disse:

@Shaman93 Outra coisa engraçada é que na BIOS eu n consigo tirar do auto para alterar as tensões,eu tiro do auto e mesmo assim n da para setar.

Por que não dá? O que acontece? Tem que usar o "+" e "-" do teclado.

Postado

O ryzen master altera as coisas no AMD CBS/Overclocking, nao na tela geral

Minha mobo é asus entao nao sei onde fica na MSI

Postado
13 minutos atrás, Isaque IFood disse:

@Shaman93 Aqui no meu pc é o space,eu deu um cmos e agora funcionou,coloquei em 3.9 e com 1.33v e tá rodando normal, coloquei menos que isso e a tela congelou, coloquei 1.33v e iniciou tudo certo.

Bootar é o mínimo. Se numa tensão 1 degrau abaixo nem boota, dificilmente nessa tá estável. Você só vai saber que pode confiar e não vai de deixar na mão, por exemplo, no meio de uma jogatina competitiva, minimamente depois de rodar muitas horas de teste de estresse. E mesmo assim não garante, só dá uma confiança. Como você está com o cooler stock, não tem como testar, daí a recomendação de deixar em stock. Estabilidade >>> pequeno boost na performance. Ainda mais com uma 580, que o 2600 dá conta com folga mesmo em stock.

Postado

@Shaman93 Ela deu boot só congelou na area de trabalho,cara eu estava mexendo agora e coloquei 3.9 com 1.264v e tá normal,to rodando no CPUZ ea temperatura não passa de 80c ,porém tem algum programa que teste melhor que você use e indica?? pra testar??

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!