Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

problema com inicialização B450 AORUS ELITE: ERROR: LEGACY BOOT OR UEFI MEDIA


Posts recomendados

Pessoal, boa tarde

 

Estou com um problema no meu pc, desde que eu tive a brilhante ideia de tentar reparar meu windows 10 pelo pendrive, ao fazer isso, depois que o processo terminou e eu tentei ligar o pc novamente, meu pc nao escolhe mais o m2 como principal e ai eu sempre tenho que clicar em f12 e escolher o m2, além disso, quando estou na página da bios para escolher o m2 para ligar o pc, fica extremamente lerda até eu clicar na opção e o windows inicializar de fato.

 

Tento apertar del ao invés de f12 para entrar na bios direto, mas nao entra. Alguem sabe como posso resolver isso? 

 

Estou tentando formatar o PC, mas nem isso consigo, o pc está informando que o pendrive está com erro.

 

ERROR: LEGACY BOOT OR UEFI MEDIA

*Partition scheme > MBR

*Target systen > BIOS 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Caio Ferreira entao, atualmente eu tenho um ryzen 3600, me enviaram com a placa-mãe atualizada para a versao da bios mais nova, se eu fizer esse procedimento de tirar a bateria, existe alguma chance de perder essa versao? porque eu nao tenho como fazer o procedimento de atualizar a bios...

 

Quanto ao formato gpt, eu fiz o teste fazendo o pendrive pelo rufus e deixando no modo gpt, mas ao tentar fazer a formação, na tela de instalação do windows, ele não deixa realizar a instalação e fala que o erro é porque está em gpt

adicionado 20 minutos depois

https://imgur.com/a/BILWpc7

 

Nesse print, fiz o teste fazendo o pendrive pela ferramenta do windows

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cleyton1206 liguei o pc e fiquei apertando del pra entrar na bios e a tela fica preta. Não estou conseguindo entrar na bios. Como se não tivesse reconhecendo o del, se eu aperto f9 (pra ver as informações do sistema) ou f12 (pra escolher o boot), mostra a bios, mas está completamente travado. Existe alguma outra forma de entrar no setup da bios?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deve estar em Fast Boot ou Ultra Fast, por isso não está conseguindo entrar na bios, tem que resetar para voltar ao padrão e você poder acessar novamente a bios.

adicionado 6 minutos depois

No site da placa-mãe B450 Elite tem um software chamado Fast Boot, instala ele, nele tem opção de mudar essas "velocidades do boot" e tem a opção Enter Setup, ai pc reinicia e já entra na Bios.

 

https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/B450-AORUS-ELITE-rev-10/support#support-dl-utility

 

adicionado 9 minutos depois

Eu esqueci que seu pc nem inicia, acho que não vai dar. Você tirou a bateria e deixou um tempinho fora pelo menos ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cleyton1206 então, estava vendo uns videos de como fazer esse procedimento, eu tirei e coloquei novamente. Agora eu tirei e vou deixar um tempo fora pra realizar um novo teste, ai aviso aqui

adicionado 20 minutos depois

@cleyton1206 então, agora fiz o teste e entrou na bios falando que tinha resetado e pra eu realizar as configurações, mas quando eu clico "ok", a tela fica preta novamente.. 

 

Tem alguma outra forma de fazer isso?

 

sem contar que pra mover o mouse dentro da bios fica com esse "freeze", sabe o porque disso?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cleyton1206 Mano, fiz um procedimento do prompt de comando no diskpart, list disk, select disk "disk number 0", clean, convert gpt, exit..

 

Mas fiquei preocupado com esse negocio da bios, estou formatando o pc atualmente e depois que ligar de novo, é possível reparar isso de alguma forma?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O bom seria você atualizar depois pra última versão, eu tenho a mesma placa que você, desde a bios igual a sua que veio atualizada da loja até essa última F51 que uso hoje, tive diversas melhorias tanto na velocidade do boot, clock do processador, tensão do processador e consequentemente temperatura.

Mas pra atualizara teria que primeiro não ficar dando essa tela preta né, até dá pra atualizar pelo Windows com o software da Gigabyte pra isso, mas o mais recomendável é atualizar acessando a própria bios.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso, faz esse Clear Cmos. Desliga o pc da tomada e faz o jump, tu deve ter visto algum vídeo ai como se faz o jump ou já fez né ? Pode ser com uma chave, só pra dar contato entre os dois pinos.

Se a bios parar de ficar com a tela preta, vai usando o pc e vê o que acha, se achar que está normal, não precisa atualizar a bios, apesar de ter algumas melhorias sim. Mas como é um processo arriscado, de faltar luz na hora, enfim, se não tiver seguro melhor não fazer.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cleyton1206 deu certo o clear cmos, apertei del ao ligar o pc, entrou na bios e informou que tinha sido resetado e caso eu quisesse editar algo bastava clicar ok, ai fica a tela preta.

 

Que zica em mano, não sei mais o que fazer... Dei uma fuçada e achei alguns tópicos, mas todos depois de resetar pela bateria ou clear cmos funcionava..

 

Será que eu instalando essa nova versão é possível que volte? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se influencia, mas como em informática e eletrônica tem dessas maluquices, eu sempre gosto de testar essas possibilidades, eu já pequei Windows que não iniciava pra tela de instalação por ter algum dispositivo USB ligado na placa-mãe. Então é bom tirar tudo que é usb, deixar menos periféricos, tipo só mouse e teclado, deixar só o ssd e se mesmo testando todas as possibilidades não resolver aí só resta tentar atualizar a bios via windows, mas aí como eu disse é por conta e risco, não sei se teria coragem.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@jorge_lamgj entao mano, consegui formatar normal (antes eu ja usava o m2, faz uns 3-4 meses). Estava com um problema pra formatar que não bootava o pendrive, mas consegui cortonar baixando a iso do site da microsoft e fazendo o procedimento pelo Rufus, mas chegando na hora de escolher o m2 (estava com tudo desconectado hd e SSD normal), deixando apenas o m2, informava que nao era possivel devido ao m2 estar em formato gpt, procurei uns videos no youtube e em um mostrava um procedimento que voce abria o prompt de comando e digitava os comandos diskpart, list disk, select disk "disk number 0", clean, convert gpt, exit.. (procurei o video e fiz por conta e risco, porque nao sabia se ia realmente funcionar)

 

Não sei se é realmente o seu erro, mas se for isso, eu consegui resolver dessa forma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Rubem O meu Windows não tem problema e nem está corrompido. O SSD M2 reconhece normalmente na BIOS, o problema é que quando eu desligo e ligo novamente o computador, ele não prioriza o SSD M2 para o boot inicial, fica com uma tela preta e com o LED de BOOT da placa-mãe ligada. Eu consigo contornar a situação clicando em CTRL+ALT+DEL, reiniciando a máquina e segurando o botão F12 e forçando o BOOT pelo SSD M2. O que eu já fiz foi: Removi todos os HDs deixando somente o SSD M2 e o problema continua; Mudei o Slot do SSD M2 do B para o A e mesmo assim o problema continua; 

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 31/03/2020 às 14:21, Gabriel Rubem disse:

mano, li em outro fórum que acontecia esse bug por estar usando monitor 144hz

Pode até ser sim, eu nunca tive contato com monitores 144hz, então não posso te ajudar muito, mas vai que a bios funciona em uma frequência diferente e acontece isso de apagar o monitor, se der testa em um monitor padrão 60hz, tomara que seja isso, apesar que seria bem estranho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!