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Telas azuis constantes irql_not_less_or_equal no W10


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Pessoal, se puderem me ajudem. Meu setup é novo mas de uns tempos para cá tenho tido muitos problemas com telas azuis e não consigo uma solução definitiva. Vai dando tela azul até ferrar o Windows de vez e eu ter que formatar. 

Instalei o Bluescreen view e os códigos de erro são os do print abaixo:

 bluescreen.thumb.PNG.2eb58098eedc2e790f87b3cc4994ae4a.PNG

 

Meu setup é:

ASUS TUF B450-PLUS GAMING

RYZEN 5 3600

RX2060 SUPER - ZOTAC

Memória RAM Corsair Vengeance LPX 3000MHz 2x 8GB (16 GB total em dual channel)

SSD M.2 240GB KINGSTON A1000 - O Windows ta instalado aqui.

HD 1 TB  - Para guardar arquivos.

 

Já atualizei a bios da minha placa-mãe para versão 2006, atualizei o windows 10 para a versão 1909 , baixei a ultima versão de todos os drivers da placa-mãe e placa de vídeo e nada!

 

Poderiam me ajudar? 😪

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  • Membro VIP

@LIA MARIE

 

Bom dia, as temperaturas da máquina estão ok? Sugiro validar o ajuste do perfil XMP da memória RAM na BIOS.

 

Citação

Entre no setup pressionando [DEL] ou <F2> durante a inicialização da BIOS.

Mude para Advanced mode pressionando <F7> no teclado;

Procure a seção Ai Tweaker no menu e mude a opção AI Overclocking Tuner para D.O.C.P Standard.

Em D.O.C.P escolha o perfil XMP adequado a seus módulos de memória RAM.

Para salvar, vá até Exit e selecione Save Changes & Reset ou pressione <F10> no teclado.

 

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Bom dia 

 

Uma outra opção seria testar a memória Ram 

 

https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/2017/05/como-verificar-a-saude-da-memoria-ram-no-windows-10.ghtml

 

Se possível, um pente por vez. 

 

Essa foi a explicação que verifiquei da Microsoft, pode ser útil.

 

https://answers.microsoft.com/pt-br/windows/forum/all/erro-de-tela-azul-irql-not-less-or-equal/a2b0ebf7-9c22-4464-a92b-ea1ae4dde4e7

 

 

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  • Membro VIP

BIOS atualizado? Temperaturas normais? Está usando estabilizador ou no-break? Possui aterramento? Fez algum overclock em memória ou processador? Fez algum undervolt? Já tentou usar memórias em slots diferentes e em separado, caso esteja usando mais de uma? Verificou no manual da placa-mãe como usar dual channel, caso esteja utilizando? Olhou no manual da placa-mãe e do processador qual o máximo de RAM suportada e a frequência, pra ver se está dentro dos parâmetros?

 

 

- Verificar integridade do SO (Windows).

 

Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite sfc /scannow > ENTER. Depois que finalizar, executar DISM /Online /Cleanup-image /Restorehealth (apenas Windows 8 ou 10).

 

 

 

- Verificar integridade da memória RAM (testar um pente por vez):

 

a) Menu Iniciar > Ferramentas Administrativas > Diagnóstico de Memórias. Pra ler o resultado: Abra o Visualizador de Eventos > clique em Logs do Windows e depois em Sistema > Clique em Localizar no painel Ações do lado direito e digite MemoryDiagnostic > Você verá os eventos relacionados aos dois testes executados pela ferramenta.

 

b) Faça também teste com o Memtest86. Pra saber sobre o resultado, acesse esse link.

 

 

 

- Verificar integridade do processador (apenas Intel):

 

Baixe a Ferramenta de Diagnóstico da Intel e rode o teste completo.

 

 

 

- Se estiver ocorrendo Tela Azul:

 

1) Você fez alguma alteração de hardware recente?

2) Atualizou drivers recentemente?

3) Instalou ou atualizou algum programa recentemente?

4) Faça uma inicialização limpa do Windows pra ver se o problema persiste (saiba como nesse link).

5) Inicie o Windows em modo seguro pra ver se o problema persiste.

6) Baixe o programa BlueScreenView e verifique o que tá causando a tela azul.

 

 

 

- Verificar integridade do HD/SSD.

 

1) Verifique se o cabo SATA não tem defeito, caso esteja utilizando um.

 

2) Se estiver usando um SSD, baixe o programa de monitoramento da própria fabricante pra verificar erros, testes de diagnóstico e atualização de firmware (ex: SSD Manager da Kingston, Samsung Magician, Western Digital SSD Dashboard, Crucial Storage Executive, Intel SSD Toolbox, Corsair SSD Toolbox, Adata SSD Toolbox, GUI do SeaTools SSD e etc).

 

3) Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) e digite esse comando: wmic diskdrive get caption,status. Esse comando mostra rapidamente se algum HDD ou SSD instalado no seu computador estão funcionando corretamente ou se eles têm algum problema crítico. Se ele estiver funcionando perfeitamente, deve aparecer OK em todos eles, mas se houver qualquer problema, aparecerá o status do erro existente ali. 

 

4) Baixe o HD Tune e verifique as abas health e error scan.

 

5) Baixe o  WD Data Lifeguard e faça um teste completo.

 

6) Baixe também o SeaTools Bootable, em Basic Tests (Testes básicos) faça o SMART Check (Verificação SMART)Short Drive Self Test (Autoteste de disco rápido) e Long Generic Test (Teste genérico detalhado). Pra saber mais sobre essa ferramenta: https://www.seagate.com/br/pt/manuals/software/seatools-bootable/. Se o seu HD for da Seagate, verifique também se existe atualização de firmware: https://www.seagate.com/br/pt/support/kb/determining-internal-drive-details-004206en/

 

7) CheckDisk: abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite chkdsk X: /r (sendo X a letra do disco que você quer testar) > ENTER > S > reiniciar > Para ler o resultado: 1. Clique com o botão da direita do mouse no logotipo do Windows e clique em Visualizador de Eventos >  Ao abrir o Visualizador de Eventos, clique em Logs do Windows e Aplicativo > Clique em Filtrar Log Atual e no campo Fontes do evento digite Wininit ou escolha Wininit na lista e clique em OK > O resultado mais importante do relatório é a conclusão dele, onde pode ver ser há problemas no sistema de arquivos e a quantidade de setores defeituosos.

 

8 ) Se o HD estiver fazendo barulho, pode comparar com os sons desse site: Failing hard drive sounds

 

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Pessoal, Obrigada a  todos pelo apoio. Fiz a maioria dos testes recomendados e nenhuma das minhas peças apresentaram falha, desde processador até a placa de vídeo. 

 

Ontem saiu um noticia sobre uma atualização do windows que está dando dor de cabeça para vários usuários e... bingo! era o meu caso também! Segue o link: Nova atualização do Windows 10 gera bugs, e solução pode demorar

 

Eu havia atualizado uns dias antes o meu sistema e estava com o KB4541335. Fiz o recomendado, desinstalei todas as atualizações alem dessa que citei e estou usando o PC normalmente desde então, até agora está estável e não deu mais telas azuis. 

 

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  • 2 semanas depois...

@mick 07 @LuisFGH @Viny

 

Estou atualizando novamente a postagem para informa-los que infelizmente achei que tinha resolvido mas na verdade o problema parou por um tempo e voltou pior. As telas azuis estão ainda mais constantes, portanto eu creio seja um problema na placa-mãe tendo em vista que já testei as memorias ram, hds e SSD e processador e que somente duas entradas SATA estão funcionando.

Acionei a garantia da placa mas devido a pandemia a loja só vai estar a aberta após o dia 22/04 (talvez).

 

Vou aguardar....

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  • Membro VIP
Em 01/04/2020 às 13:39, mick 07 disse:

BIOS atualizado? Temperaturas normais? Está usando estabilizador ou no-break? Possui aterramento? Fez algum overclock em memória ou processador? Fez algum undervolt? Já tentou usar memórias em slots diferentes e em separado, caso esteja usando mais de uma? Verificou no manual da placa-mãe como usar dual channel, caso esteja utilizando? Olhou no manual da placa-mãe e do processador qual o máximo de RAM suportada e a frequência, pra ver se está dentro dos parâmetros?

???

 

O driver hal.dll faz parte do Windows, então seu problema deve ser de hardware. 

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  • Moderador

Lia,

 

Esse é o problema, como a placa-mãe apresenta avarias fica difícil diagnosticarmos os restante das pecas.

Ja olho a placa? algo notou de diferente?

 

Casos de porta SATA nao funcional é causada TAMBEM por problemas no CHIPSET (seja rebaling ou queima parcial) trilha e etc.

 

Sugiro que teste a placa-mãe separadamente de tudo. 

 

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@mick 07 Não utilizo estabilizador por que minha fonte tem PFC ativo lembrando que o modelo  o da Corsair de 650w 80 Plus White Vs650 - CP-9020172-BR; também não uso no-break. Minha casa tem aterramento. Não fiz undervolt, já tentei utilizar as memorias em slots diferente e separadas a unica coisa que notei com esse teste é que as telas azuis "demoram" um pouco mais para ocorrer, quando montei a maquina vi como era o dual Channel no manual e estou utilizando da forma correta. Minha placa-mãe cujo modelo é a B450M-PLUS TUF Gaming da ASUS suporta 32 GB de RAM DDR4 de até 3200Mhz, eu tenho 2x 8 GB (16GB total) de 3000 mhz, a Bios está atualizada para a sua ultima versão do site da asus que é a versão 2006;

 

Ta tudo certo quanto aos parâmetros.... não acredito que tenha algum problema com relação a isso, a fonte atende aos requisitos de energia e sobra até 250w. 

adicionado 1 minuto depois

@Brc Sim, estão nos slots corretos, fiz o teste e com e sem XMP ativo as telas azuis permanecem ocorrendo.

adicionado 12 minutos depois
58 minutos atrás, Mr. Caio Augusto disse:

Lia,

 

Esse é o problema, como a placa-mãe apresenta avarias fica difícil diagnosticarmos os restante das pecas.

Ja olho a placa? algo notou de diferente?

 

Casos de porta SATA nao funcional é causada TAMBEM por problemas no CHIPSET (seja rebaling ou queima parcial) trilha e etc.

 

Sugiro que teste a placa-mãe separadamente de tudo. 

 

Eu não consigo testar ela separadamente por que não tenho mais peças do mesmo tipo para fazer isso 😪 , quando for dia 23/04 se a loja estiver aberta eu vou levar o conjunto lá pra fazer os testes porque ta tudo na garantia. Mas observando a placa não vi nenhum problema muito parente (capacitor queimado ou estufado, chip queimado e etc)... 

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  • 3 semanas depois...

Olá pessoal... bom, estou passando para atualizar novamente. 

Fui até a loja e troquei a placa-mãe por outra do mesmo modelo (ASUS TUF B450-PLUS GAMING) na semana passada mas o problema persistiu, ficou dando erros relacionados á memoria ram (as mesmas telas azuis que comentei quando pedi ajuda).

Só consegui ir hoje até a loja novamente, e tudo indicava problemas no processador porque o técnico da loja falou para mim que testou a placa-mãe que ele trocou com outro Ryzen e ela funcionou normalmente, inclusive todas as portas SATAs que eu havia comentado anteriormente que não funcionavam todas.

 

Conclusão: Foi realizada a troca do processador por outro do mesmo modelo (Ryzen 5 3600) e feito testes de estresse de uso do setup completo e não foram apresentadas mais nenhuma instabilidade. Montei o PC aqui em casa e estou usando, até o momento não tive nenhum problema, como podem ver no print do Gerenciador de Tarefa já tem 2 horas que estou utilizando sem problemas, sendo que tinha vezes que eu ligava e ele já dava tela azul sem nem carregar o usuário direito. 

Era a CPU mesmo, algum problema de fabrica pelo jeito 🤦🏾‍♀️. As memórias Ram eu não troquei porque foram testadas também e não apresentaram problemas apesar das telas azuis indicarem isso.

 

Vou continuar utilizando ao longo da semana e dou um ultimo salve aqui para confirmar se continuo sem os problemas.

 

Obrigada a todos pela ajuda.

E para você que tem o setup parecido com o meu fica documentado aqui o histórico e a dica: Pode ser o processador.

image.png

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  • Moderador

Lia,

 

Realmente é novidade acredito que para todos aqui, pois a principio quando um processador apresenta problemas, ele simplesmente não liga. Confesso que nunca vi problemas parciais em processador e por isso precisamos que se possivel nao informe quanto a estabilidade do seu novo processador.

 

Aguardamos os testes por mais tempo.

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Voltando por aqui para fazer a ultima atualização 🙃

 Eu ia atualizar quando completassem exatamente 10 dias de uso da minha setup após a troca do processador por outro igual, mas não acho que é necessário.

 Está tudo funcionando perfeito a setup está bem estável, eu uso aproximadamente 12 hrs por dia para trabalhar e/ou jogar e não tive mais problemas com telas azuis ou congelamentos que me obrigavam a reiniciar.

Conforme o Print do gerenciador de tarefas que eu tirei agora, estou com a maquina ligada tem à quase 26hrs e não apresentou nenhum tipo de problema.

 É isso pessoal, o problema era de fato o processador Ryzen 5 3600 que como eu disse anteriormente pode ter vindo com algum problema de fábrica que causava erros de instrução de memória ram.

 

image.png.b08ad2a9698513491b660a9bae492f57.png

 

  

  • Amei 1
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