Ir ao conteúdo

Tutorial: 2 Filmes Num Dvd + Menu

Posts recomendados

Postado

CAROS COLEGAS, ESTOU CHEGANDO AGORA, MAS TENHO SEGUIDO TODAS AS DICAS APRESENTADAS ATÉ ENTÃO, PORÉM O QUE TEM ME ACONTECIDO É O SEGUINTE: RIPO PARA O HD COM O DECRIPTER, DEPOIS COMPACTO COM O SHRINK E GRAVO NOVAMENTE NO HD PARA VER COMO FICOU, ATÉ AI TUDO BEM, MAS QUANDO VAI RODAR NO DVD DE MESA A MAIORIA DOS FILMES TRAVA NO FINAL. O QUE SERÁ QUE ESTÁ ACONTECENTO? ALGUÉM PODE AJUDAR?

Postado

Valeu Rusty. Achei ótimo o seu "manual", mas não consegui baixar o TitleWriter :( .

Será que tem outro software para poder fazer a função do TitleWriter ou você tem aí na manga algum outro link para eu poder baixar este software? :joia:

Postado
Postado Originalmente por RustySpear@20 de outubro de 2004, 15:43

Caros Colegas,

Neste tutorial vou demonstrar como colocar dois filmes em um DVD-R utilizando o re-author do DVD Shrink 3.2 e criar um menu personalizado simples contendo apenas o nome dos dois filmes.

SOFTWARE NECESSÁRIOS

DVD Decrypter 3.5

DVD Shrink 3.2

TMPGEnc DVD Author 1.6

TitleWriter 2.0

DVD lab pro 1.0

CRIANDO PASTAS E RIPANDO (DVD Decrypter e DVD Shrink)

1. Abra o DVD Decrypter e decripte os dois DVDs em pasta diferentes, cada qual com nome correspondente ao filme. Crie também uma outra pasta que pode ser chamada de DVD_ESCRAVO, outra DVD_ESCRAVO_MENU, uma outra que conterá o filme comprimido FINAL_SHRINK. Assim devem aparecer 5 pastas.

2. Abra o DVD Shrink e clique em re-author. Agora selecione a pasta do primerio filme ripado e arraste este titulo para dentro da janela DVD Structure. Clique com o botão direito em cima do título e selecione "Set Start/End Frames" e na janela que se abrirá selecione "Chapter 2" em "Start Frame" e "Chapter 3" em "End Frame". O que estamos fazendo aqui é cortar um pedaço do filme para utilizá-lo como menu escravo. No entanto, não é necessario mais do que 1 minuto de vídeo para isso, assim em "End Frame" arraste os cursor até selecionar aproximadamente 1 minuto de vídeo. Faça o mesmo procedimento com o filme 2. Clique em backup e salve na pasta DVD_ESCRAVO. O porquê disso você entenderá depois.

CRIAÇÃO DO MENU (TMPGEnc DVD Author - Opção 1)

1. Abra agora o TMPGEnc DVD Author e clique em “Create new project”. Na próxima tela clique em “add dvd video” na direita. Vá na pasta DVD_ESCRAVO e insira o title1. Nas telas seguintes de OK em todas. Cique em “add new track” na esquerda, clique novamente em “add dvd vídeo” e insira o title2 e vá dando ok. Você terá um clip em cada track.

2. Clique em create menu na barra superior. Em First play action selecione display main menu

3. Clique em menu display setting e faça as seguintes configurações.

4. Agora selecione "new theme".

5. Na janela seguinte configure assim.

6. Agora aparecerá o menu com title, untitlet track 1 e 2. Clique em cada um deles e escreva o nome dos filmes. Se quiser modificar o plano de fundo clique nele e escolha a imagem que desejar e que seja suportada pelo programa. Para mudar a disposição das caixas de texto clique em edit menu theme.

7. Depois dos ajustes, salve o projeto como *.tda, clique em output e selecione a pasta DVD_ESCRAVO_MENU e clique em begin output. O Programa poderá indicar alguns erros, apenas ignore e continue com o processo.

8. OBSERVAÇÃO:  Você pode modificar letras, cores, papéis e estilos como bem entender.

CRIAÇÃO DO MENU (DVD lab pro - Opção 2)

Uma boa opção para fazer o menu é o DVD lab. Aqui tentarei explicar rapidamente como criar um menu escravo.

1. Na primeira tela selecione “NTSC” e “Advanced”.

2. Clique com o botão direito em “VTS 1” e selecione “Add New VTS”.

3. Clique em “Menu 1” localizado em “VTS 1” e aperte “del” e clique sim.

4. Na janela inferior esquerda denominada "Assets" clique em “Import files” (ícone de uma pasta). Vá até a pasta “DVD_ESCRAVO” e selecione o arquivo “VTS_01_1.VOB”. Uma janela se abrirá perguntando o que você quer fazer, selecione a segunda opção. Agora você terá na sua janela “Assets” o arquivo correspondente ao primeiro filme.

5. Agora é só arrastar este arquivo para dentro de "Movie 1" na janela superior central . OBS.: Se você não estiver vendo isto clique duas vezes em “VTS 1” e duas vezes na pasta “Movies” e depois clique duplo em “Movie 1”.

6. Faça o mesmo procedimento acima também para o filme 2 (VTS_02_1.VOB).

7. Se tudo estiver certo você terá o clipe do primeiro filme do seu DVD em VTS 1 e do segundo em VTS 2.

8. Agora é hora de fazer o menu propriamente dito. Dê um clique duplo em “VMG Menu 1”. você verá uma tela preta ao lado da janela “Project”. Na janela “Assets” selecione a aba “Backgrounds” localizada bem próximo a barra inferior. Escolha uma imagem que você usará como “plano de fundo” do seu menu e arraste para dentro da “janela escura”. Do lado esquerdo da régua onde está o “Background” clique em “Test” simbolizado por “Aa”. Clique dentro do “Background” e se abrirá uma janela. Aqui você coloca o título do seu DVD. Na janela do lado direito você seleciona a cor. Clique novamente em “Test” e agora entre com o nome do primeiro filme. Faça isso também com o segundo.

9. Agora clique com o botão direito no texto do primeiro filme e selecione Link >> Movie 1 >> Movie Start. Faça o mesmo com o segundo e selecione desta vez “Movie 2”.

10. Clique em "Connections" que está logo abaixo da janela onde você está fazendo o menu. Clique em “Movie 1” e na barra de seleção logo abaixo das miniaturas dos filmes, selecione em “End link” a opção “Root Menu”. Faça isso também com o “Movie 2”.

11. Para finalizar vá em “Project” e “Compile DVD”. você pode receber mensagem de “Warning” ou “Erro”. Em caso de “warning” não há problema e é possível continuar. Em “Output Folder” selecione a pasta “DVD_ESCRAVO_MENU”.

12. Para verificar se a compilação utilize o PowerDVD ou WinDVD para abrir a compilação e verifique se tudo está conforme o esperado. Caso não esteja do seu agrado ou algum link não funcione é necessário verificar o projeto.

COMPRIMINDO OS FILMES (DVD Shrink)

1. Abra o DVD Shrink e selecione re-author. Copie para dentro de DVD Structure os dois filmes. O primeiro a ser inserido deve ser aquele que você colocou como sendo o primeiro nome no menu. É possívle cortar a introdução e os créditos clicando no botão mostrado na figura que segue. Para obter uma qualidade melhor selecione apenas um áudio e legendas que lhe interessarem.

2. Feito isso clique com o botão direito em cima do primeiro filme e em set default streams. Selecione o áudio e legenda que você quer que apareça por padrão. Faça o mesmo com o segundo filme.

3. Agora é só clicar em backup. Em Target device selecione a pasta FINAL_SHRINK.

4. Em quality settings marque perform deep analisys e maximum smothness.

5. Em options desmarque run backup in low priority. Agora é só fazer o backup.

INSERINDO O MENU (Titlewriter)

1. Ajuste o titlewriter conforme a figura.

3. Em "1" selecione o arquivo VIDEO_TS.IFO que está na pasta FINAL_SHRINK. Em "2" selecione a pasta DVD_ESCRAVO_MENU.

4. Agora clique em "Save changes" e as seguintes telas aparecerão. Abra o Power DVD e clique na pasta FINAL_SHRINK e verifique se o menu está funcionando conforme esperado. Se não estiver como você fez é só abrir o titlewriter e clicar em Undo Changes e verificar se fez tudo corretamente.

OBSERVAÇÕES

Quando você for fazer outros DVDs com 2 filmes só há necessidade de abrir o projeto que você salvou no TMPGEnc DVD Author e modificar o nome dos filmes e salvar na mesma pasta. você pode também fazer um menu genérico, tipo filme1 e filme 2, assim depois de fazer a compressão dos filmes principais pelo Shrink basta inserir o menu pelo titlewriter para todos o demais que fores fazer.

É possível utilizar o Instant Copy 8 para fazer a compressão. A única diferença em relação ao tutorial é que ao invés de fazer a compressão pelo Shrink você salva a compilação dos dois filmes sem compressão (pelo Shrink), adiciona o menu conforme foi explicado (titlewriter) e faz a compressão do DVD com menu pelo IC8.

Algumas vezes faz-se necessária uma segunda compressão no DVD Shrink para que a compilação caiba num DVD-R. Eu recomendo utilizar este tutorial para obter uma melhor qualidade.

Abraços a todos...

Fiz tudo como estar no tutorial mas o dvd não para no menu passa direto para o 1º filme, tem alguma coisa que eu não fiz? pois já li e repeti varias vezes o tutorial e não deixei passar nada, sera que pode mi ajudar?

Postado
Postado Originalmente por ECO@07 de novembro de 2005, 14:12

CAROS COLEGAS, ESTOU CHEGANDO AGORA, MAS TENHO SEGUIDO TODAS AS DICAS APRESENTADAS ATÉ ENTÃO, PORÉM O QUE TEM ME ACONTECIDO É O SEGUINTE: RIPO PARA O HD COM O DECRIPTER, DEPOIS COMPACTO COM O SHRINK E GRAVO NOVAMENTE NO HD PARA VER COMO FICOU, ATÉ AI TUDO BEM, MAS QUANDO VAI RODAR NO DVD DE MESA A MAIORIA DOS FILMES TRAVA NO FINAL. O QUE SERÁ QUE ESTÁ ACONTECENTO? ALGUÉM PODE AJUDAR?

Pode ser problema na mídia. Faça um scandisk nela.

Postado

Ola!

usei seu tutorial para colocar um MENU num DVD e acontece o seguinte problema:

tenho o dvd pronto feito a partir de um .avi, com legendas inseridas, tudo certinho.

ele está dentro das tradicionais pastas Audio_ts e Video_ts..se eu gravar(usei um dvd-rw) sem menu o dvd roda perfeito sem problema nenhum. Quando coloco menu com o TMPGEnc DVD Author o menu funciona bem mas ocorre problema de sincronia entre audio e video...

o que pode ser ??

Agradeço qualquer ajuda

Postado

Caro colega "RustySpear". o seu tutorial é súper 10.. porém estou com um problema.. ripei os DVD pelo DVDDecrypter-modo IFO.. contudo não consigo realizar a tarefa abaixo descrita.. ou seja.. arrastar o filme ripado p/ dentro da janela DVD Structure.. você teria alguma opção de ajuda.. será que ripei no modo errado (pois temos o modo File, Iso e IFO).. ripei pelo modo IFO.

abraços cordiais :-BEER

zamp

"""Abra o DVD Shrink e clique em re-author. Agora selecione a pasta do primerio filme ripado e arraste este titulo para dentro da janela DVD Structure. Clique com o botão direito em cima do título e selecione "Set Start/End Frames" e na janela que se abrirá selecione "Chapter 2" em "Start Frame" e "Chapter 3" em "End Frame". O que estamos fazendo aqui é cortar um pedaço do filme para utilizá-lo como menu escravo. No entanto, não é necessario mais do que 1 minuto de vídeo para isso, assim em "End Frame" arraste os cursor até selecionar aproximadamente 1 minuto de vídeo. Faça o mesmo procedimento com o filme 2. Clique em backup e salve na pasta DVD_ESCRAVO. O porquê disso você entenderá depois.""

Postado

Gostaria de mais de um help! tenho quatro arquivos de 345mb em .avi, e quatro legendas formato .srt, o que eu gostaria é de saber como faço para juntar estas legendas aos arquivos, sendo que cada legenda corresponde a um arquivo e depois criar um dvd a partir disto, pois usando o tmpenc eu não consegui importar as legendas, pois kdo fiz o primeiro arquivo usando o virtualdub ele já deu kase 3gb. .. se alguem tiver alguma ideia!

valeu!

Postado
Postado Originalmente por mmdutra@04 de dezembro de 2005, 14:17

Gostaria de mais de um help! tenho quatro arquivos de 345mb em .avi, e quatro legendas formato .srt, o que eu gostaria é de saber como faço para juntar estas legendas aos arquivos, sendo que cada legenda corresponde a um arquivo e depois criar um dvd a partir disto, pois usando o tmpenc eu não consegui importar as legendas, pois kdo fiz o primeiro arquivo usando o virtualdub ele já deu kase 3gb. .. se alguem tiver alguma ideia!

valeu!

Faça o que o tutorial abaixo mostra.

http://forum.clubedohardware.com.br/index....howtopic=287015

Postado

Parabéns ai pelo Tutorial

Segui os passos aqui e deu quase tudo certo. Mas quando coloco o DVD no player de mesa ou no pc, em vez aparecer primeiro o Menu para selecionar qual filme assistir, ele vai direto para o primeiro. E só aparece o Menu se eu clicar no botão menu no controle remoto. É assim mesmo ou eu estou fazendo kaka aqui? :muro:

Postado

Caros amigos, estou precisando de ajuda. Já apanhei demais. Estou tentando passar um arquivo AVI para um DVD de forma que ele seja lido em um aparelho de DVD de mesa. Peguei um tutorial e fiz todo um processo com o AVIxDVD, só que quando vou usar o DVD Decrypter para passar para o DVD ele não encontra o arquivo ISO, ou seja, o AVIxDVD não gerou um arquivo ISO e sim um arquivo MPV. Como faço???? Agradeço demais a ajuda!!!!

Postado

Olá amio RustySpear, gostaria de saber se suas dicas nesse tutorial servem para que quando o dvd esteja pronto seja lido num aparelho de DVD convencional, ou seja, dvd de mesa.

Postado

Como não acompanho o tópico desde o começo , não li todas as páginas ( 10 !!! ) dele ...

Lá no gravador de DVD de mesa , li todas as mais de 200 páginas ...

hehehe

Vamos a uma observação só :

O tal Title Writer não tá funfando mais o link do tutorial ...

E no mestre Google , não achei nada a respeito ...

Vou fazer um filme daqui a pouco , sem esse passo , e ver o que dá ...

São dois AVIs , um com legenda ...

Coloco a legenda na estrutura DVD com o DivxToDVD e o outro filme normal ( não é necessária a legenda )

Sem menu , tranquilidade total ...

Pra colocar menu é que usarei o teu tuto ...

Amplexos ...

Depois posto os resultados .

Postado

Amigo RUSTYSPEAR.

Eu tenho o TMPGENC DVD AUTHOR e o DVD-LAB PRO. Com o seu tutorial eu quase que acerto fazer um menu mas me atrapalhei todinho. Eu já tenho o DVD ripado no meu HD. Eu quero Colocar um MENU que de partida para este DVD. Me passa um passo a passo mais simples só criando o MENU e conectando o Link no meu DVD.

Postado

Aos Amigos que conhecem o DVD Lab Pro.

Antes de mais nada um FELIZ 2006 para todos.

Eu tenho DVD Lab-Pro Versão PRO. Tenho dois arquivos que são duas partes de um filme já transformadas em mpv e ac3 pelo proprio Lab Pro. Quero transforma-las em um só arquivo, juntar as duas partes em uma só. O Lab-Pro faz isso? Como?

Postado

Se você não quiser menu, apenas multiplexar o audio e video, abra o dvd lab e selecione SIMPLE (MOVIE ONLY). Na aba ASSETS, clique em IMPORT FILES e selecione os dois arquivos, agora basta arrasta-los para dentro de MOVIE1 e mandar compilar. você encontra mais informações no manual do dvd lab.

Postado

Olá Feliz 2006 p/ todos.

Minha dúvida é a seguinte:

Eu sempre usei o DVD shrink apenas para reduzir o vídeo e retirar algumas trilhas de som e subtítulos. Só que quando usei o Re-author para comprimir alguns menus (ex: tirar a parte dos menus em espanhol, editando os movies... tirar a seleção de paises etc...) os menus perderam a função, agora o DVD está continuo cada menu é um filme, passa um após o outro até o vídeo principal. Eu teria q reeditar as funções do menu?

Obrigado.

:-BEER

Postado

Bom Dia, Achei muito bom este tutorial, eu fiz seguindo ele e foi muito fácil, porém depois de gravado os filmes em um DVD, no computador está funcionando certinho, mas no meu DVD Player CyberHome não está aparecendo nenhum menu, mesmo se apertar a tecla menu do controle remoto não aparece.

Alguém sabe o porquê disso? Será que eu fiz alguma coisa errada?

:bandeira:

Postado
Postado Originalmente por Neanderthal@05 de janeiro de 2006, 03:58

Olá Feliz 2006 p/ todos.

Minha dúvida é a seguinte:

Eu sempre usei o DVD shrink apenas para reduzir o vídeo e retirar algumas trilhas de som e subtítulos. Só que quando usei o Re-author para comprimir alguns menus (ex: tirar a parte dos menus em espanhol, editando os movies... tirar a seleção de paises etc...) os menus perderam a função, agora o DVD está continuo cada menu é um filme, passa um após o outro até o vídeo principal. Eu teria q reeditar as funções do menu?

Obrigado.

:-BEER

A opção re-author desabilita as funcõs do menu. Se quiser manter essas funções use o Shrink na opção full-dvd e não re-author.

Postado
Postado Originalmente por bruel@05 de janeiro de 2006, 08:23

Bom Dia, Achei muito bom este tutorial, eu fiz seguindo ele e foi muito fácil, porém depois de gravado os filmes em um DVD, no computador está funcionando certinho, mas no meu DVD Player CyberHome não está aparecendo nenhum menu, mesmo se apertar a tecla menu do controle remoto não aparece.

Alguém sabe o porquê disso? Será que eu fiz alguma coisa errada?

:bandeira:

Primeiramente verifique se seguiu todos os passos corretamente e depois tente outro dvd player se dá o mesmo problema.

Postado

Já fiz esta pergunta antes mas ela não foi feita de forma clara. Eu tenho dois arquivos de video, uma é uma introdução para um video de Casamento, outro é a filmagem do Casamento em si. Quero preparar o Menu e o DVD e tudo mais no DVD-Lab Pro. Só não sei como colocar no local do MOVIE estes dois arquivos para se juntarem e que quando acionado pelo Menu, entre o da Introdução e em seguida o do Casamento propriamente dito. Ou seja o DVD-Lab deverá tornar os dois arquivos em um só. O DVD-Lab faz isso? Se faz me passem um passo a passo por favor.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...