Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quais as melhores marcas de SSDs chineses?


Ir à solução Resolvido por Detetive Virtual de SSDs,

Posts recomendados

@Nogue1ras Já instalei um lote de Ssds Kingston A400,

apenas 2 deram defeito (morreram do nada), ambos consegui a garantia de boas (tinha nota fiscal), isso para uso doméstico básico, se for para por defeito em todos os SSD então prefira um Samsung com chip MLC ou SLC, automaticamente sendo MLC ou SLC o projeto restante já tem tudo o que precisa para uso extremo de escrita e leitura. 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala pessoal, sou o criador do tópico. Então, depois de um ano posso dizer qual comprei. Peguei o KingDian. É muito bom. Vendo ele aqui na minha cidade e terei algumas unidades do Mercado Livre também.

 

Eu tinha um SanDisk Plus e troquei por um da KingDian de 128GB, porque o SanDisk caia muito na velocidade de gravação. Já uso o KingDian a um ano no meu pc pessoal e PC gamer e não tiver problemas. 

 

Vendo eles aqui a 1 ano também e tudo certo, zero problema com clientes. Ele sempre vai estar um pouquinho mais caro no Alie, mas acredito ser um dos melhores. Envio rápido e tudo mais. Muito bom. 

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/04/2020 às 21:32, GabrielLP14 disse:

@Matheus Nogueira da Silva Olá, boa noite e seja bem vindo ao Fórum do Clube do Hardware.

 

Caro colega vamos lá, primeiramente, SSDs da linha Sandisk Plus são péssimos.... e boa parte dos SSDs chineses podem até ser piores(não todos), mas em si não compensa investir em SSDs chineses, pois são de baixo custo, ou seja usam geralmente controladores simples e provavelmente DRAM-LESS, sem falar que os de baixa capacidade devem ter apenas 1 chip NAND, isso acaba prejudicando ainda mais a performance dos SSDs.

 

Eu fiz uma análise breve de diversas marcas, e alguns eu até vi que possuem DRAM Cache e não são totalmente lixos, isso se forem encontrados pelo preço certo.

 

Veja esta tabela de SSDs que eu fiz, há mais de 1.100 SSDs e diversas marcas chinesas:

Tabela de comparação de SSDs Rev 1.0 (28-03-2020) - por Gabriel Ferraz / GabrielLP14

 

Nesta tabela você pode comparar SSD um ao lado do outro. Uma dica, veja se o SSD possui DRAM Cache e SLC Cache, e se possível tem bons resultados de performance aleatória(não as sequências).

 

PS: Marcas chinesas que recomendo que NÃO COMPRE, Kingspec, principalmente os SATA III 2.5", eles conseguem ser pior que os sandisk Plus, LV Cards, goldenfir, Kingchuxing.

 

Um dos poucos modelos que vi que aparentemente são decentes e possuem uma boa capacidade de DRAM Cache e SLC Cache são os Kingdian SATA III 2.5" S280 e S370. Os S400 são DRAM-LESS portanto não valem a pena.

 

@Nogue1ras

 

olá amigo vi que você te bastante conhecimento e queria tirar uma dúvida com você

meu pc é antigo ele é ddr3 e socket 775 (com processador core 2 quad) aí por conta disso comprei uma placa pci-e  x1 usb 3.0 para assim desfrutar da velocidade usb 3.0 

 

tenho um case externo usb 3.0 da ugreen  e testei a velocidade de  2 ssd com esse case conectado a essa placa pci-e x1 , um ssd é da xraydisk (comprado do ali)  e o outro é da western digital green (vendido e entregue pela amazon). Em ambas as situações a velocidade de transferência começa em 100mb/s e se mantém nisso,  contudo depois de passar uns 3gb ou 4gb a velocidade começa a cair rapidamente e chega até 48mb/s e fica nisso até o final da transferência.

 

testei em mais 2 cases externos diferentes e manteve o mesmo problema, ou o problema são os ssd ou é a placa pci-e ou é o meu pc que não aguenta se manter 100mb/s

esse problema for o ssd pode ser por causa do ssd ser DRAM less ao invés de só ser DRAM  ?

acredito que tanto o ssd western digital quando o xraydisk sejam DRAM less

estou pensando seriamente em pegar um kingdian S280 ou  S370 já que são DRAM vi eles de 120gb  baratinho por 19 dólares , paguei no 120gb da xraydisk uns 17 dólares

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@kapiel10

Sobre a placa PCIe 1x para USB 3.0 eu tambem tenho uma placa dessa num computador antigo LGA 775. 

Essa placa-mãe possui PCIe versão 1.1 ou seja, a velocidade máxima do slot PCIe 1x é de 250Mb/s (2,5Gbps) e isso é metade do limite teórico do USB 3.0 que seria de 500Mb/s (5Gbps).

Mesmo sendo limitado, o USB 3.0 dessa plaquinha ainda vai trabalhar numa velocidade muito superior ao USB 2.0 nativo da placa-mãe que é de 48Mb/s (480Mbps), por isso acho que vale muito a pena ter ela num computador antigo como esse.

 

Quanto a velocidade de gravação do seu SSD, se voce rodar algum benchmark como o Crystal Disk Mark, provavelmente ele chegaria perto de uns 200Mb/s. Se voce conectar esse mesmo SSD diretamente na porta Sata II a velocidade dele sobe um pouquinho porque o limite do Sata II é de 300Mb/s (3Gbps) ou seja, um pouco maior que o limite da porta PCIe 1x...

 

Obs: o benchmark testa inicialmente a leitura sequencial, que teoricamente é o limite de velocidade do SSD. Note que no benchmark a velocidade de leitura randomizada é bem inferior.

No mundo real, quando copiamos algum arquivo para o SSD, a velocidade acaba sendo menor do que aquela do benchmark porque essa copia de arquivo não é apenas de leitura sequencial.

Quanto a queda de velocidade depois de copiar 3 ou 4Gb, isso esta relacionado ao tamanho da memória cache SLC no caso desses SSD dram-less. Sobre o Kingdian S280 ou S370, antigamente eles vinham com memória dram ddr3, porém de uns anos para cá ele já não estão vindo mais com dram, acho difícil voce conseguir encontrar algum lote antigo...

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, gutopereira disse:

@kapiel10

Sobre a placa PCIe 1x para USB 3.0 eu tambem tenho uma placa dessa num computador antigo LGA 775. 

Essa placa-mãe possui PCIe versão 1.1 ou seja, a velocidade máxima do slot PCIe 1x é de 250Mb/s (2,5Gbps) e isso é metade do limite teórico do USB 3.0 que seria de 500Mb/s (5Gbps).

Mesmo sendo limitado, o USB 3.0 dessa plaquinha ainda vai trabalhar numa velocidade muito superior ao USB 2.0 nativo da placa-mãe que é de 48Mb/s (480Mbps), por isso acho que vale muito a pena ter ela num computador antigo como esse.

 

Quanto a velocidade de gravação do seu SSD, se voce rodar algum benchmark como o Crystal Disk Mark, provavelmente ele chegaria perto de uns 200Mb/s. Se voce conectar esse mesmo SSD diretamente na porta Sata II a velocidade dele sobe um pouquinho porque o limite do Sata II é de 300Mb/s (3Gbps) ou seja, um pouco maior que o limite da porta PCIe 1x...

 

Obs: o benchmark testa inicialmente a leitura sequencial, que teoricamente é o limite de velocidade do SSD. Note que no benchmark a velocidade de leitura randomizada é bem inferior.

No mundo real, quando copiamos algum arquivo para o SSD, a velocidade acaba sendo menor do que aquela do benchmark porque essa copia de arquivo não é apenas de leitura sequencial.

Quanto a queda de velocidade depois de copiar 3 ou 4Gb, isso esta relacionado ao tamanho da memória cache SLC no caso desses SSD dram-less. Sobre o Kingdian S280 ou S370, antigamente eles vinham com memória dram ddr3, porém de uns anos para cá ele já não estão vindo mais com dram, acho difícil voce conseguir encontrar algum lote antigo...

 

 

 

 

 

 

então seria possivel ter um SSD DRAM less como hd externo e que as transferências que eu faço,  mandando o arquivo do pc para ele se mantivesse a 100mb/s desde que o cache SLC fosse alto correto ?

 

sabe como consigo ver o cache SLC desses SSD ?

 

os SSD DRAM também teriam que ter um cache SLC alto para eu não ter  problema de queda de 100mb/s para 48mb/s ? ou para os SSD DRAM não faz diferença ter cache SLC alto ?

toda a nossa conversa acima se trata do ssd que esta sendo usado como hd externo correto ? por exemplo se eu tiver um DRAM less antigo e simples no pc e mandar um arquivo dele para o ssd externo , para alcançar os 100mb/s eu preciso analisar os dados apenas do ssd externo correto ? já que normalmente a velocidade de leitura  sempre bate uns 100 mb/s correto ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@kapiel10

Sim, é possivel ter um SSD externo e conseguir manter uma taxa de gravação acima de 100Mb/s mesmo após muitos Gigabytes.

 

Aquela tabela ali em cima informa o tamanho do cache SLC, mas geralmente esse tipo de informação os fabricantes não divulgam, portanto aquelas informações ali foram obtidas após a realização de testes dos usuários. Como os SSD chineses não seguem um padrão e mudam de acordo com o lote, acredito que o tamanho do cache SLC tambem deve mudar toda hora...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/06/2021 às 19:41, GabrielLP14 disse:

Gabriel, vi tua tabela de ssd, muito boa mesmo, mas vendo pelo celular fica difícil, então se puder informar das marcas chinesas as 5 melhores e com preço de 300 reais em SSD de 512gb, fico muito agradecido. Vi as suas respostas em outros posts. sobre qual controladora deve ter, qual a nand e outras informações, prefiro a que tenha a maior durabilidade, obrigado

 

Gabriel, vi tua tabela de ssd, muito boa mesmo, mas vendo pelo celular fica difícil, então se puder informar das marcas chinesas as 5 melhores e com preço de 300 reais em SSD de 512gb, fico muito agradecido. Vi as suas respostas em outros posts. sobre qual controladora deve ter, qual a nand e outras informações, prefiro a que tenha a maior durabilidade, obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gutopereira Sim isso muda toda hora e nos meus reviews de SSDs de marcas chinesas sempre deixo isso claro, pois a cada componente que muda como nand flashs o SSD precisa de um firmware diferente, ai muda % de overprovisioning, tamanho do seu buffer de escrita dentre demais detalhes.

@Arcondi4 SATA ou NVMe?

Os SSDs SATA chineses estão cada vez pior e cada vez mais difíceis de recomendar.

Em 06/06/2021 às 15:30, kapiel10 disse:

sabe como consigo ver o cache SLC desses SSD ?

Para Saber de forma definitiva e de forma completa mais aproximada da realidade não é algo tão fácil, pois cada fabricante implemente essa tecnologia de um jeito diferente, portanto é preciso um conhecido mais aprofundado nessa parte, pois veja neste exemplo:

  • Samsung chama de SLC Cache de "TurboWrite"
  • Western Digital chama seu SLC Cache de "nCache 4.0, 3.0..."
  • Crucial chama seu SLC Cache de "Dynamic Write Acceleration"
  • Adata chama seu SLC Cache de "Intelligent SLC Caching"

Embora todos façam o mesmo propósito que é programar uma região de Nands 3D TLC/QLC em pSLC (pseudo-SLC) como um buffer de escrita, cada fabricante implemente e desenvolve de seu próprio jeito, alguns com grandes volumes de SLC dinâmicos, e outro menores com Caches estáticos e mais responsivos, ai que fica complicado, pois dependendo de como foi implemente as vezes as velocidades sustentadas não caem, e isso demanda de mais atenção aos detalhes para que você consiga ver o que faz com que as velocidades não caiam.

 

Quem sabe um dia eu faça algum artigo aprofundado desse assunto sobre anatomia sobre SSDs, quem sabe...

Em 06/06/2021 às 15:30, kapiel10 disse:

ou para os SSD DRAM não faz diferença ter cache SLC alto ?

Com certeza, DRAM Cache é algo crucial para desempenho consistente, o SLC Cache faz com que suas velocidades não seja tão baixas quanto as velocidades nativas 3D TLC e 3D QLC.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Olha... SSDs chineses não sei nenhum, mas há 3 anos uso os SSD PNY (Product of New York) tecnicamente são excelentes. PNY é uma empresas que fábrica placas NVidia e também tem uma linha boa de hardwares. Dêem uma olhada na página deles. Por aqui você encontra alguma coisa a venda. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

@Detetive Virtual de SSDs Parabéns pela tabela de SSDs bem interessante e completa, só gostaria de destacar que, pelo menos para mim, a parte de comparação não está funcionando, todas as células estão bloqueadas para edição.

 

Outra coisa.

Estava pensando em comprar um SSD só para manter um backup do meu principal, neste caso poderia utilizar um Tier E ou F sem muita preocupação? Penso em fazer um espelhamento do meu principal uma vez por semana. Somente para em caso de pane ter como continuar trabalhando até fazer uma troca definitiva.

 

Outra, outra coisa. :)

Sobre este espelhamento alguém teria uma sugestão de freeware?

 

Obrigado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Braulio Guedes Obrigado primeiramente.

 

Então eu bloquiei mesmo pois ela foi descontinuada, o site do Techpowerup me convidou e eu estou fazendo uma database muuuuuiito mais completa que a minha no site deles, em breve (este ano ainda) ela vai sair, já adicionei mais de 500 SSDs até o momento) e essa com certeza vai ser a Database de SSDs mais completa deste planeta.

Veja neste link à seguir:

https://imgur.com/a/wRToiSI

 

Cara dependendo do modelo você pode até sentir alguns stutterings, por exemplo quando eu testei o Kingdian S370 DRAM-Less, eu reparei que ao jogar o GTA V voando de avião pelo mapa eu senti vários stutters / engasgos, pequenos travamentos. Portanto eu evitaria ao máximo esses SSDs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

@Detetive Virtual de SSDs Cara, muito importante sua pesquisa. Acompanho seus reviews há um tempo, inclusive por citação de youtubers em testes, reviews, etc. A dúvida que ainda tenho: um SSD de "entrada" que se encontra mais facilmente aqui no Brasil (esses Adata SU 630, 650, 670, etc., ou o Crucial BX500, o Patriot Burst, etc) são mais confiáveis a longo prazo para rodar o sistema ou manter o armazenamento/jogos? Quanto aos chineses, já li que os KingDian já tiveram seus componentes alterados (e que isso é prática muito comum nos SSDs aliás) e que hoje são bem diferentes dos que eram recomendados há dois anos. 

 

Fico ainda numa eterna dúvida se vale a pena deixar um SSD com jogos armazenados e acessados apenas para carregá-los, por exemplo, ou se um HD, mais barato e com mais espaço, faria melhor essa função.

 

Desculpem pela dúvida neste tópico, porém vejo que apesar de já ter dois anos, as informações são bem relevantes e talvez minha dúvida compreenda a de outros também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!