Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Informações para Troca de Processador


Posts recomendados

Boa noite, gostaria de ajuda com um PC gamer com esta configuração:

 

Processador: I3-2100  3.10GHz

placa-mãe: Philco Q7700

Placa de Vídeo: GTX 650 Ti Boost 2GB

Memória Ram: 16GB

SSD:128GB e HD: 2TB

OS: Windows 10 Pro

 

Gostaria de ajuda de vocês para escolher um processador I5 compatível com minha placa-mãe e com configurações para jogos pois o processador atual não tem bom desempenho em games mais pesados, fiz várias pesquisas mas além de muita incerteza de qual escolher a variação de preços é muito é grande, gostaria da ajuda de alguém que entenda melhor dessas trocas de componentes. Desde já agradeço a atenção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/04/2020 às 21:33, Túlio Dias disse:

Boa noite, gostaria de ajuda com um PC gamer com esta configuração:

 

Processador: I3-2100  3.10GHz

placa-mãe: Philco Q7700

Placa de Vídeo: GTX 650 Ti Boost 2GB

Memória Ram: 16GB

SSD:128GB e HD: 2TB

OS: Windows 10 Pro

 

Gostaria de ajuda de vocês para escolher um processador I5 compatível com minha placa-mãe e com configurações para jogos pois o processador atual não tem bom desempenho em games mais pesados, fiz várias pesquisas mas além de muita incerteza de qual escolher a variação de preços é muito é grande, gostaria da ajuda de alguém que entenda melhor dessas trocas de componentes. Desde já agradeço a atenção!

 

Te ajudando a entender melhor essa questão de "Geração", conforme recomendado pelo colega Caio.
Na sigla "2100", o primeiro número é justamente a geração do processador.
 

Então i3 2100, I5 2520 e i7 2600 pertencem a segunda geração, i3 3150, i5 3330 e i7 3770 pertencem a terceira geração e assim por diante.

Qualquer i5 de segunda geração empurra bem sua Gtx 650.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/04/2020 às 11:28, NIGHT FALL disse:

 

Te ajudando a entender melhor essa questão de "Geração", conforme recomendado pelo colega Caio.
Na sigla "2100", o primeiro número é justamente a geração do processador.
 

Então i3 2100, I5 2520 e i7 2600 pertencem a segunda geração, i3 3150, i5 3330 e i7 3770 pertencem a terceira geração e assim por diante.

Qualquer i5 de segunda geração empurra bem sua Gtx 650.

Obrigado pelo comentário, você acha que um de I5 de terceira geração pesa muito na placa de vídeo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Túlio Dias disse:

Obrigado pelo comentário, você acha que um de I5 de terceira geração pesa muito na placa de vídeo?

 

Não compreendi o "Pesa muito na placa de vídeo".
Mas já esclarecendo alguns pontos.

A terceira geração não é compatível com sua placa-mãe.
Fiz uma pesquisa rápida e encontrei o i5 3570S por 280 no mercado livre. Não é tão barato quanto deveria, mas também não está um valor tão ruim.

Link Aqui

 

A diferença já será perceptível na estabilidade dos jogos, porém não sei dizer ao certo de quanto será essa melhoria (10%, 20%, 50%)

 

Vou deixar alguns testes efetuados com essa configuração (i5 3 geração + Gtx 650 T.i) pra você ter uma ideia do desempenho da combinação.

Teste 1

Teste 2

Abraço


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/04/2020 às 08:49, NIGHT FALL disse:

 

Não compreendi o "Pesa muito na placa de vídeo".
Mas já esclarecendo alguns pontos.

A terceira geração não é compatível com sua placa-mãe.
Fiz uma pesquisa rápida e encontrei o i5 3570S por 280 no mercado livre. Não é tão barato quanto deveria, mas também não está um valor tão ruim.

Link Aqui

 

A diferença já será perceptível na estabilidade dos jogos, porém não sei dizer ao certo de quanto será essa melhoria (10%, 20%, 50%)

 

Vou deixar alguns testes efetuados com essa configuração (i5 3 geração + Gtx 650 T.i) pra você ter uma ideia do desempenho da combinação.

Teste 1

Teste 2

Abraço


 

Não entendi bem, no manual desta placa informa que ela é compatível com a 2ª e a 3ª geração da intel, qual seria a incompatibilidade no caso se eu instalar uma I5-3570 3.4Ghz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Túlio Dias disse:

Não entendi bem, no manual desta placa informa que ela é compatível com a 2ª e a 3ª geração da intel, qual seria a incompatibilidade no caso se eu instalar uma I5-3570 3.4Ghz?

Se o manual garante a compatibilidade com a 3ª geração, em tese até um i7-3770 será possível utilizar. O que talvez o manual não informa é se haverá a necessidade de atualizar o BIOS para que esta geração (IVB) seja aceita. Neste caso, antes de comprar o 3ª geração se certifique haver alguma versão atual de BIOS disponibilizada ou se a sua é mais recente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Túlio Dias disse:

Não entendi bem, no manual desta placa informa que ela é compatível com a 2ª e a 3ª geração da intel, qual seria a incompatibilidade no caso se eu instalar uma I5-3570 3.4Ghz?

 

Na verdade é compatível sim. A informação que te passei foi embasada em uma tabela de compatibilidade que tenho guardada aqui, conferi a tabela que tenho com a que está no site da intel e a minha está divergente.
Peço desculpas pela informação incorreta.

 

Sobre a questão do desempenho, tanto i5 de 2ª quanto de 3ª geração são 4 núcleos se diferenciando apenas pela clock, logo diferença entre eles não é tão grande e pode ser inclusive igualada com um pequeno over clock.
O teste que deixei no comentário anterior continua válido referente ao desempenho desse modelo junto ao seu kit atual.

Pesquisando no mercado livre, a diferença de preço entre eles é de 50 reais (Levando em conta a reputação do vendedor)

 

Core i5 2500

Core i5 3570

 

 

Caso você encontre 3ª geração com preço próximo ao da 2ª vale a pena, caso a diferença seja grande (Acima dos 50 reais) eu particularmente não acho interessante.

Qualquer um dos dois terá mais desempenho pra empurrar sua placa de vídeo.

Abraço

 

Texto editado.
Obrigado pela correção @Athom
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

 

Na verdade é compatível sim. A informação que te passei foi embasada em uma tabela de compatibilidade que tenho guardada aqui, conferi a tabela que tenho com a que está no site da intel e a minha está divergente.
Peço desculpas pela informação incorreta.

 

Sobre a questão do desempenho, tanto i5 de 3ª quanto de 4ª geração são 4 núcleos se diferenciando apenas pela clock, logo diferença entre eles não é tão grande e pode ser inclusive igualada com um pequeno over clock.
O teste que deixei no comentário anterior continua válido referente ao desempenho desse modelo junto ao seu kit atual.

Pesquisando no mercado livre, a diferença de preço entre eles é de 100 reais (Levando em conta a reputação do vendedor)

 

Core i5 3570

Core i5 4570

 

Caso você encontre 4ª geração com preço próximo ao da 3ª vale a pena, caso a diferença seja grande (Acima dos 50 reais) eu particularmente não acho interessante.

Qualquer um dos dois terá mais desempenho pra empurrar sua placa de vídeo.

Abraço



 


A mobo do autor é LGA 1155, suporte apenas para segunda e terceira geração. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/04/2020 às 12:43, NIGHT FALL disse:

 

Na verdade é compatível sim. A informação que te passei foi embasada em uma tabela de compatibilidade que tenho guardada aqui, conferi a tabela que tenho com a que está no site da intel e a minha está divergente.
Peço desculpas pela informação incorreta.

 

Sobre a questão do desempenho, tanto i5 de 2ª quanto de 3ª geração são 4 núcleos se diferenciando apenas pela clock, logo diferença entre eles não é tão grande e pode ser inclusive igualada com um pequeno over clock.
O teste que deixei no comentário anterior continua válido referente ao desempenho desse modelo junto ao seu kit atual.

Pesquisando no mercado livre, a diferença de preço entre eles é de 50 reais (Levando em conta a reputação do vendedor)

 

Core i5 2500

Core i5 3570

 

 

Caso você encontre 3ª geração com preço próximo ao da 2ª vale a pena, caso a diferença seja grande (Acima dos 50 reais) eu particularmente não acho interessante.

Qualquer um dos dois terá mais desempenho pra empurrar sua placa de vídeo.

Abraço

 

Texto editado.
Obrigado pela correção @Athom
 

Muito obrigado a você pela ajuda, me esclareceu bastante coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!