Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, estou numa duvida cruel. Alguem pode me ajudar. Adquiri uma maquina na Terabyte , quando chegou ( a maquina esta montada ha 1 semana rodando)..... percebi, como nao entendo muito, que a placa-mãe 'e uma ASUS BR450M Gaming BR. Esta placa nao possui dissipadores nos VRMs. O gabiente, 'e um Riotoro CR100TG. Ele veio so um um fan de 120mm na traseira. O processador é um Ryzen 9 3900X 12/24 cores.

Ja comprei mais dois fans de 120mm para colocar neste gabiente, estão para chegar. Fans que segundo o vendedor sao bons e passam os 2000 rpm. Eu uso minha maquina no meu escritorio, moro em BsB, tenho ar condicionado no escritorio, a sala sempre fica a 21 ou 22 graus no Ar Cond. Eu comprei esta maquina para trabalhar, nao sou gamer. Trabalho com computacao grafica e as vezes preciso deixar a maquina 3 dias direto renderizando com pico na CPU e GPU. As vezes faco render so CPU, as vezes faco render so GPU, as vezes os dois juntos. 

Entao pesquisando, achei um vendedor no mercado livre, dado o burburinho que esta placa-mãe esta dando por nao ter dissipador nos VRMs, que fez sob medida pra essa placa uns dissipadores de aluminio, com adesivo thermal pad acho que é esse o nome. O meu processador é um RYZEN 9 3900X 12 cores/24 threads.

Sera que eu coloco esses dissipadores agora nos VRMs? Acabei de comprar o computador, ainda tenho 1 ano de garantia. Ou so coloco mais 2 fans mesmo no gabinete, e ja que trabalho com a maquina sempre no ar condicionado segura?. Ai o gabinete ficaria com 3 fans de chassi. Imaginei um na frente soprando o ar pra dentro. Um outro acima exaustor tirando o ar quente do gabiente, e o traseiro que ja veio nele tirando o ar do gabiente tb. 

O que acham ? Instalar esses fans nao perco garantia. Ou compro esses dissipadores de aluminio caseiros com o adesivo e instalo ?

Obrigado.

• Moderador
Postado

@Bruno-Rojas Na verdade, na minha singela opinião, essa placa-mãe não é indicada para esse processador. Ela é "básica" digamos assim. 

Para esse processador, eu indicaria a MSI B450 Gaming Pro Carbon AC. Ela é um pouco cara custando R$ 1.079,90· na terabyte.

Fans no gabinete não vão resolver.  Processador topo de linha com placa-mãe básica não casa muito bem.

Postado

Obrigado DiF. Depois de comprar e pesquisar um pouco mais concordo plenamente com você, mas a questão é que eu ja comprei o PC.

E o fato de trabalhar com o computador sempre numa sala com ar-condicionado ajuda em algo ?

Não ponho esses dissipadores, na placa-mãe, mesmo depois de 1 ano que perco a garantia ?

E outra dúvida, se nessa placa-mãe, nas minhas renderizações, os VRMs aquecerem muito , no maximo queima a placa? ou corro o risco de danificar o processador tambem ?

Obrigado

adicionado 11 minutos depois

Um outro detalhe, eu nunca faco overclock nem dos meus processadores, nem da minha placa de video. Sempre trabalhei com os processadores como vem de fábrica. 

Obrigado

Postado

essas lojas deveriam tomar vergonha na cara ao oferecer certos kits porque as pessoas de fato nao tem como saber e muitas sao leigas, muita das vezes compram sem o devido conhecimento mesmo

porque sinceramente uma loja montar um kit de um 3900x com uma placa-mãe dessas rabugenta que nao tem nem os dissipadores no vrm é pedir para q o cliente perca algo ou nao tenha a devida experiencia positiva com o que comprou

inclusive tem otimos reviews dessa placa e até de certos youtubers q a propria terabyte ja patrocinou ou patrocina q mostra claramente 2 coisas.. essa b450 da asus nao vale o valor q as lojas pedem e nem suportam todos os processadores da linha ryzen, principalmente os ryzen 7/9

sao o mesmo socket? sim, sao am4 e portanto compativeis.. entretanto tem uma diferenca abissal entre ser compativel e ser recomendável.. há de lembrar principalmente que os ryzen 7/9 sao muito exigentes no quesito alimentacao.. processadores dessa linha deveriam vir com placas pelo menos x470/x570 em casos de pcs montados ou mesmo kits upgrades como fazem

mas nao, colocam o consumidor pra levar as coisas e depois destes terem algum tipo de problema e/ou experiencias ruins com a marca ou marcas acharem que os produtos nao prestam, etc..

de 2700x pra cima é x470/x570.. e nao tem conversa.. a nao ser q você queira ter dores de cabeca..

essa b450 da asus especificamente so pega um 2600 em stock e olhe lá.. principalmente levando em consideracao o review do lucas peperaio q testou alguns processadores nela

eu mesmo nao arriscaria colocar meu 2700 overclockado nela.. nem de graça

como ele falou nas consideracoes finais do video, um processador de 3 pila pra cima, você tem q investir em placa-mãe sim.. nao é gasto!.. é o certo

adicionado 2 minutos depois
34 minutos atrás, Bruno-Rojas disse:

E o fato de trabalhar com o computador sempre numa sala com ar-condicionado ajuda em algo ?

so se o gabinete ficasse aberto e a temperatura, bem baixa.. mas mesmo assim nao vejo q seja algo q surte efeito

E outra dúvida, se nessa placa-mãe, nas minhas renderizações, os VRMs aquecerem muito , no maximo queima a placa? ou corro o risco de danificar o processador tambem ?

tem risco de ferrar com tudo.. mas antes a placa morre

Um outro detalhe, eu nunca faco overclock nem dos meus processadores, nem da minha placa de video. Sempre trabalhei com os processadores como vem de fábrica. 

você nem precisa fazer overclock e ainda q quisesse nao poderia.. suga muita energia dos vrms e consequentemente os estressa ao maximo

esse processador é muito forte, placa-mãe pra ele é pelo menos uma x570.. 

Postado

Obrigado pela resposta @rodrigo.dcvieira Você poderia me indicar uma placa para esse meu processador então? O nosso amigo acima indicou uma, mas ainda é chipset B450. Poderia me indicar uma x570 boa? E de preferência uma que futuramente possa espetar mais uma placa e video. Atualmente possuo uma RTX 2060 super 8gb nesse setup. gostaria de colocar outra dessa futuramente em SLI.

Obrigado

Postado
1 hora atrás, Bruno-Rojas disse:

ja comprei mais dois fans de 120mm para colocar neste gabiente, estão para chegar. Fans que segundo o vendedor sao bons e passam os 2000 rpm.

É, veja bem, esses fans por si só não vão ajudar muita coisa, até porque o gabinete é ruim e tem muito pouco airflow para começo de conversa.

Sera que eu coloco esses dissipadores agora nos VRMs? Acabei de comprar o computador, ainda tenho 1 ano de garantia.

Sinceramente... sim, compre, você precisa de toda a ajuda que puder ter com esse processador. Compre esses dissipadores e coloque, já é um começo. E juntamente com ele, compre também um fan para grudar em cima dos dissipadores; não é para por no gabinete, é para por direto em cima do dissipador para forçar a passagem de ar e ajudar no resfriamento.

No máximo vai só a placa-mãe, quando for. E até lá, você corre risco de perder desempenho pela placa-mãe segurar o processador para tentar não se matar.

Essa é uma ótima hora para aprender a fazer, mas não para aumentar o clock, e sim diminuir a tensão para exigir o mínimo possível dos VRM. Se deixar tudo no padrão de fábrica, a placa-mãe acaba exagerando na tensão, coisa que você consegue corrigir controlando manualmente.

22 minutos atrás, Bruno-Rojas disse:

Obrigado pela resposta @rodrigo.dcvieira Você poderia me indicar uma placa para esse meu processador então? O nosso amigo acima indicou uma, mas ainda é chipset B450. Poderia me indicar uma x570 boa? E de preferência uma que futuramente possa espetar mais uma placa e video. Atualmente possuo uma RTX 2060 super 8gb nesse setup. gostaria de colocar outra dessa futuramente em SLI.

Esse aqui já é um bom começo.

Spoiler

2iwdy5wrrly31.png

Postado

Valeu @Imakuni, mas como eu disse eu nao entendo muito. Pro meu setup, com meu gabinete, num futuro proximo , substituo minha placa-mãe por uma desse excel que você passou beleza, a placa-mãe substituta seria uma ATX ? mATX ? E-ATX. Isso para aproveitar as outras coisas que tenho como o gabiente por exemplo.

Quando você diz colocar um fan direto nos dissipadores do VRM pra ajudar o ar a correr por ali e resfriar, você diz um cooler no topo do gabinete so que soprando ar pra dentro em cima dos VRMs em vez de modo exaustor ?

Obrigado

Postado
10 minutos atrás, Bruno-Rojas disse:

Valeu @Imakuni, mas como eu disse eu nao entendo muito. Pro meu setup, com meu gabinete, num futuro proximo , substituo minha placa-mãe por uma desse excel que você passou beleza, a placa-mãe substituta seria uma ATX ? mATX ? E-ATX. Isso para aproveitar as outras coisas que tenho como o gabiente por exemplo.

No seu caso, o gabinete não importa muito, fora o fato de ter fluxo de ar ruim, mas isso não interfere na compatibilidade.

Sobre a placa-mãe, isso é apenas o formato dela. Obviamente que não vai ser isso que vai definir, mas as mATX costumam ter menos recursos por serem fisicamente bem menores, e as E-ATX são de um formato que basicamente só quer dizer "maior que o normal e corre risco do gabinete não aceitar por haverem pelo menos 5 padrões diferentes com o mesmo nome", então não compre delas para evitar dor de cabeça.

Spoiler

eatx-atx-micro-atx-e-mini-itx-qual-e-a-d

13 minutos atrás, Bruno-Rojas disse:

Quando você diz colocar um fan direto nos dissipadores do VRM pra ajudar o ar a correr por ali e resfriar, você diz um cooler no topo do gabinete so que soprando ar pra dentro em cima dos VRMs em vez de modo exaustor ?

V

31 minutos atrás, Imakuni disse:

não é para por no gabinete, é para por direto em cima do dissipador

Tipo, literalmente em cima. Sabe aqueles coolers padrão que acompanham o processador, em que o fan fica grudado no pedaço de metal mandando ar na direção do processador? Pois é, é um negócio desses que você vai ter que fazer, só que ao em vez de colocar em cima do processador, vai colocar nos vrm.

Postado
2 horas atrás, Bruno-Rojas disse:

Você poderia me indicar uma placa para esse meu processador então?

como os precos estão um pouco inflacionados, essas estão dentro de um patamar q eu julgo razoavel, apesar dessa asus mesmo ja ter ficado por 999.. mas em promocao.. enfim

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=102419

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=102209

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=108346

O nosso amigo acima indicou uma, mas ainda é chipset B450.

particularmente eu nao compraria b450 pra essa linha ryzen 9.. ja vi inumeros reviews dessas placas medianas e nao tem pra onde.. os ryzen 7/9 sao processadores diferenciados e nao existe logica em você dar por exemplo 800, 900, 1000 reais em uma placa b450 se com um pouco mais você leva a placa adequada.. pra mim nao existe logica nisso... se o processador é parrudo, a placa-mãe tem q acompanhar tb.. porque senao há um completo desequilibrio

b450 é placa q fica no meio termo.. pra um pc mediano, ryzen 7 ali até um 3700x no maximo e ainda assim dependendo de qual marca/modelo de b450... porque como você mesmo viu a sua asus é b450 mas pra um segmento de processadores medianos pra baixo

gostaria de colocar outra dessa futuramente em SLI.

sli é furada, esqueca isso.. sua 2060 vai dar conta, caso precise no futuro você compra uma placa mais potente.. sli tem caido demais em desuso por justamente nunca ter sido algo vantajoso e com as placas de video de hj mais potentes sem qualquer sentido.. so vai consumir mais energia e nao vai performar como você acha q vai

Postado

Valeu demais galera. E valeu @Imakuni e @rodrigo.dcvieira

Vou considerar comprar umas dessas placas-mãe assim que rolar. E como disse acima Rodrigo, não sou gamer, trabalho com 3D, e pra renderizadores GPU como Vray, Redshift e outros, duas placas de video faz uma ***** diferenca, porque o renderizador soma os Cuda Cores das duas , ganho um tempo animal sem esperar minutos ou horas a mais de render. Abracao.

• Curtir 1
  • 4 semanas depois...
Postado

Fala galera,
só atualizando este post porque quem sabe pode ajudar outros. Obrigado mais uma vez por todas as dicas de placa-mãe para o meu Ryzen 9 3900X. Assim que der compro uma placa-mãe nova. Mas seguindo alguns conselhos resolvi comprar aqueles dissipadores caseiros no ML. Fiz um teste antes de instalá-lo com ambiente ar-condicionado a 22o graus, um render do Cinema4d com Corona que usa no talo todos os cores da maquina. Deixei renderizando durante 8 min. A placa-mãe e o processador chegaram a 95 graus no HW Info.

Depois repeti o teste com os dissipadores caseiros no vrm instalados. Igual tudo, temperatura ambiente etc, mesmo render. Ai marcou 86 graus placa-mãe e processador no HW Info.

Consegui entao baixar uns 9o graus, com os dissipadores caseiros no VRM e + dois coolers, um no topo jogando ar pra fora, e um na frente do gabiente jogando ar frio pra dentro. O gabiente ja tinha um traseiro jogando ar pra fora. Total 3 coolers. 

Sem dissipadores, lembrando, que nao uso overclock, em 95 graus os clocks dos cores caiam pra 3900MHz ou 3850MHz. 

Ja com os dissipadores eles se mantiveram, os clocks, em 4017Mhz 

É isso galera. 

Abs e obrigado

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: Aprenda a Ler Resistores e Capacitores

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!