Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, tenho um notebook Lenovo Legion Y530. Recentemente instalei nele um SSD e utilizei um software para copiar o Windows do HD para o SSD.

Aparentemente deu certo. Minhas dúvidas são:

1 - Como posso ter certeza que agora, a inicialização do windows esta sendo feita pelo SSD?

2 - Se esta correto, como posso desinstalar o windows do HD sem perder do SSD? 

3 - Entrando na BIOS dele, fui até o boot, mas só encontro 2 itens> um chamado "windows alguma coisa (nao lembro o nome rs) e o outro "EFI....". É ai que preciso trocar a ordem entre eles?

Obrigado!

Discos.jpg

Postado
4 minutos atrás, Cleto10 disse:

1 - Como posso ter certeza que agora, a inicialização do windows esta sendo feita pelo SSD?

Não está. Pela imagem a partição responsável pelo boot está somente no HD, ela é a EFI

Quanto ao BIOS esquece por enquanto, voce tem que clonar todas as partições do SSD, como citei você não clonou a EFI

• Membro VIP
Postado

Utiliza o Macrium para fazer a cópia para o SSD. Após o término da cópia você DEVE REMOVER O HD e deixar somente o SSD para que o Windows atualize os locais de boot coisa e tal. Após essa primeira inicialização pode reconectar o HD sem problemas.

Se você deixar o HDD e o SSD ligados pode acontecer da informação de boot ficar no HDD e o Windows no SSD. Nesse caso assim que você remove o HDD ou formatar ele, o Windows "perde a informação de onde ele está" e não prossegue com o boot.

Postado

@grievous @mick 07 @f_neto Amigos, em primeiro lugar obrigado pelas respostas. Considerando que eu ja havia clonado, e pelo que entendi faltou clonar outras participações. O que me recomendam? Simplesmente posso colocar pra clonar novamente e subsituir o conteúdo do SSD? Ou limpo o disco do SSD e começo a clonagem novamente? O macrium é o mais fácil pra clonar?

• Membro VIP
Postado

@Cleto10 Na minha opinião o Macrium é o mais fácil porque ele oferece a possibilidade de clonar HDs de diferentes tamanhos. Se a clonagem fosse bit a bit você teria de ter um SSD de 1TB para clonar um HDD de 1TB por exemplo.

Acho que no seu caso não terá como clonar a partição de recuperação porque ela está depois da partição principal. Não acho que precise formatar o SSD porque isso já deve acontecer no início da clonagem, se quiser pode formatar só por precaução pelo windows mesmo.

Postado

Amigos boa tarde!

Fiz a clonagem novamente, conforme mostro na figura abaixo. O disco zero é o meu SSD. Será que agora deu certo? Me chamou atenção a descrição da participaçao do Windows que no HD aparece mais detalhes que no SSD ( marquei em vermelho ).

Se estiver tudo certo, qual o próximo passo pra fazê-lo iniciar pelo SSD? Mudar a ordem na BIOS?

Se puderem me auxiliar, agradeço muito!

Abraço

Discos1.jpg

Postado

Sim, coloque o SSD como primeira opção de boot
Quanto aos parâmetros primeira use o sistema e se correr normal então não se preocupe, não tenho certeza mas acho que alguns são criados com o decorrer do uso.
Mas recomendo que desative a Memória Virtual do SSD e ative ela no HD, porque com o tempo ela aumenta de tamanho

adicionado 6 minutos depois

A Hibernação também é outro que aumenta de tamanho, se não usa desative ela

No Windows 10:
Abra o CMD como Administrador
powercfg.exe /hibernate off

Para ativar novamente:
powercfg.exe /hibernate on

No Windows 7 e 8:
Abra o CMD como Administrador
powercfg -h off

Para ativar novamente:
powercfg -h on 

Isso elimina o arquivo hiberfil.sys

Postado

@f_neto Obrigado cara, pra finalizar ( eu acho rs )

Antes do SSD só tinham as 2 primeiras linhas do quadro que destaquei, e acredito que o HDD era a segunda linha. Agora a terceira linha aparece o SSD.

Deixo o SSD como segunda linha, acima do HDD só, eu coloco como primeira antes da EFI?

Obrigado?

Discos2.jpg

Postado

Boot Mode-UEFI...Está OK
USB Boot-Enabled...Está OK
PXE Boot to LAN-..Coloque em Disabled, é o boot via rede
IPV4 PXE First-...Coloque em Disabled, é também boot via rede

EFI
EFI PXE Network...ao colocar em disabled acima não deverá mais aparecer
Windows Boot Manager....veja qual é o do SSD e coloque como primeiro

Postado

@f_neto Valeu! Vou fazer agora!!

adicionado 28 minutos depois
25 minutos atrás, Cleto10 disse:

@f_neto Valeu! Vou fazer agora!!

@f_neto  e a todos que me responderam esse fórum. Muito Obrigado. Parece que deu certo e agora reinicia muuito mais rápido!! Outra vida rs

Minha última pergunta seria: agora posso desinstalar o Windows que ficou no HDD tranquilo? Qual a forma mais segura pra isso? Valeu pessoal!

Postado

Na verdade não tem como desinstalar, você tem que deletar mesmo ou excluir a partição no Gerenciamento de Disco

Clique com o botão direito na partição e vá em Exluir Volume e depois crie uma nova partição no Espaço Não Alocado

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...