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Olá pessoal tudo bem?

Meu conhecimento em eletronica é bem básico então estou pedindo ajuda de vocês para um pequeno projeto, estou querendo fazer um Hallmeter caseiro, pelo que vi é bem simples, mas estou tendo problemas com relação ao CI

 

Até agora encontrei 2 circuitos muito similares o CI principal muda de um para o outro, um usa o LM3914 e o outro usa o PIC 16F676.

 

Esses são os circuitos:

o primeiro está nesse site e ele usa o PIC 16F676

http://larios.tecnologia.ws/iBlog/archives/8898

 

O segundo circuito está em anexo e ele usa o LM3914

 

Agora aqui vem as duvidas:

Qual dos circuitos é melhor o que usa o PIC ou o que usa o LM? Ou qualquer um dá no mesmo?

A loja de eletrônica da minha cidade não está tendo muitos componentes nessa época então teria que comprar pela internet qualquer  um dos CI o que é um problema porque o frete está mais caro que o CI, mas por curiosidade me lembrei que fiz um VU de led a alguns anos e o CI ainda está bom, mas ele é um LM3916, esse LM3916 posso usar no lugar do LM3914 ou eles não são equivalentes?

hallmeter.png

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O pic é melhor claro, mas você deve saber programá-lo.

 

Olha o 3916...ele é apto ao teu projeto

NV_0900_Marston_Figure18.jpg

 

 

Postado
2 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

O pic é melhor claro, mas você deve saber programá-lo.

 

Olha o 3916...ele é apto ao teu projeto

NV_0900_Marston_Figure18.jpg

 

 

 @Isadora Ferraz  obrigado por responder.

 

É o PIC não vou saber progamar não 😅

 

Então usar o LM3916 seria o ideal já que tenho ele aqui, só que pesquisando por ai ouvi falar que ele é exclusívo para uso em VU (-20 to +3db) e o LM3914 é um display linear... Eu vou usar um soquete de 18 pinos, então será que dá certo montar o circuito inteiro que usa o LM3914 e depois encaixar o LM3916?

 

Lembrando que a sonta vai mandar um sinal de 0 a 1V

aqui tem mais detalhes do circuito com o LM14

https://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=65803

Postado
23 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

Então usar o LM3916 seria o ideal já que tenho ele aqui, só que pesquisando por ai ouvi falar que ele é exclusívo para uso em VU (-20 to +3db) e o LM3914 é um display linear...

O ideal é o lm3914 mesmo, o 3916 é um pouquinho diferente. 

A diferença está nos valores dos resistores internos de referência, mas para o que você quer vai funcionar. 

 

25 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

então será que dá certo montar o circuito inteiro que usa o LM3914 e depois encaixar o LM3916?

Baixa o datasheet dos dois e compara a pinagem, eu não tenho certeza, mas acho que é igual. 

27 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

Lembrando que a sonta vai mandar um sinal de 0 a 1V

Obviamente a referência deverá ser calibrada em 1V através dos resistores R1 e R2. 

Postado

@Renato.88

34 minutos atrás, Renato.88 disse:

O ideal é o lm3914 mesmo, o 3916 é um pouquinho diferente. 

 

Será que é melhor comprar o 3914 mesmo?

 

35 minutos atrás, Renato.88 disse:

A diferença está nos valores dos resistores internos de referência, mas para o que você quer vai funcionar. 

Bom se vai funcionar então podemos tentar

35 minutos atrás, Renato.88 disse:

Baixa o datasheet dos dois e compara a pinagem, eu não tenho certeza, mas acho que é igual. 

 

Achei os datasheet creio que são iguais, mas pode olhar e ver se eu não me enganei por favor?

 

https://html.alldatasheet.com/html-pdf/225418/NSC/LM3914/112/2/LM3914.html

 

https://html.alldatasheet.com/html-pdf/838767/TI1/LM3916/112/2/LM3916.html

 

36 minutos atrás, Renato.88 disse:

Obviamente a referência deverá ser calibrada em 1V através dos resistores R1 e R2. 

A referencia no caso do circuito que postei no começo do tópico não é ajustada pelo trimpot P1 de 10K?

  • Membro VIP
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1 hora atrás, ComandateGustavo disse:

usar um soquete de 18 pinos, então será que dá certo montar o circuito inteiro que usa o LM3914 e depois encaixar o LM3916?

Se os pinos são iguais, monta e testa. Se tiver protoboard, melhor...

Postado
43 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Se os pinos são iguais, monta e testa. Se tiver protoboard, melhor...

@Isadora Ferraz  não tenho protoboard mas o soquete de 18 pinos já deve ajudar, queimar o CI não vai mas pode não funcionar ou ficar bem impreciso certo?

No site tem essa parte que ensina a regular:

 

REGULAGEM:
Agora a parte chata porém interessante. Conforme dito, o gerador de tensão de referência é de 1,25V, como sabemos a tensão da sonda lambda é de maximos 1,0V então precisamos regular o trimpot (potenciômetro) de 10K para aferir o instrumento.
Para isso vamos usar algumas coisas que temos sempre em casa:

* Uma Pilha Velha (é... bem gasta) OU uma fonte regulavel de tensão (eu mesmo não tenho uma fonte regulavel :( mas a pilha serve do mesmo jeito)
* Um multimetro para usar de referência
A ideia é deixar o mais perto possivel do valor real.

Vamos la... faça a medição da tensão da pilha, encontre uma pilha com valores entre 0,8V e 1,0V assim você pode medir e ver o sistema funcionar.
Ligando o hallmeter na alimentação (pode ser na bancada mesmo), encoste o (-) da pilha no (-) da alimentação e o (+) da pilha no fio do sinal a ser medido.
com o multimetro em paralelo com a pilha você terá visualmente o valor no display pra comparar e regula o trimpot até o LED correto acender.

Lembrando que temos 10 LEDs e queremos medir até 1,0V ENTÃO sabemos que CADA LED deve acender com 0,1V somados...
LED 1 0,1V, LED 2 0,2V... LED 10 1,0V.

 

Então mesmo sendo o LM3916 o processo de regulagem é o mesmo certo?

Postado
2 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Sim amigo, o procedimento é válido. E se você tiver um outro trimpot ou potenciômetro e fizer um divisor de tensão com ele, você pode simular a faixa toda e ir comparando com o multímetro...

Fig-4-Potenciometro-ligado-como-divisor-

É uma ótima ideia @Isadora Ferraz  tenho um potenciometro 100k aqui vou usar ele pra testar, mas como fonte de tensão terei que usar uma pilha mesmo né? não tenho fonte de 1v, a mais baixa que tenho é 3,3V que é de fonte de PC, mas com essa tensão no esquema de divisor de tensão a corrente da fonte de PC pode torrar o potenciometro não é?

Postado

@Isadora Ferraz  eu digo no caso da fonte de 5v se o potenciometro estiver no mínimo vai 5v direto ao CI e ele só aceita até 1V então se nao torrar o potenciometro vai torrar o CI kkkkk

 

mas vou ver uma pilha aqui, ai coloco o potenciometro e ajusto pra ficar com 1V na entrada do CI e com 1V na entrada todos os leds vão acender, e a partir dai é ir ajustando o potenciometro pra ir mandando menos tensão até chegar em 0 e nessa hora todos os leds estarão apagados certo?

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  • Membro VIP
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Eis que lhe surge um bela oportunidade pra estudar os conceitos de divisor de tensão (já linkei). É um dos mais simples, minimalistas e extremamente úteis e utilizados em eletrônica. Privilegiado, você tem a prova prática disso...😁

9 horas atrás, ComandateGustavo disse:

5v direto ao CI e ele só aceita até 1V

 

  • Curtir 1
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@Isadora Ferraz pois é por falar em tensão fui ligar o carro hoje e pra variar a bateria descarregou...

Mas me lembrei que ganhei um carregador de bateria de aeromodelo a um tempo atrás estou mandando foto dele, será que ele aguenta carregar a bateria do carro? Está escrito 12v 20A e eu medindo ele está com 13,7v na saída...

 

Eu a primeira vez que vi achei que era uma fonte de Pc pintada de preto kkkk mas olhando bem percebi que é uma fonte pra carregar mesmo só tem a linha 12v uma fonte de Pc teria várias saídas de tensão ali...

15894754279496871069995297116317.jpg

1589475468307624503258175062068.jpg

Postado
1 hora atrás, ComandateGustavo disse:

Eu a primeira vez que vi achei que era uma fonte de Pc pintada de preto kkkk mas olhando bem percebi que é uma fonte pra carregar mesmo só tem a linha 12v uma fonte de Pc teria várias saídas de tensão ali...

É uma fonte de PC mesmo, que foi modificada pra carregar bateria. Eu tinha uma dessas. 

 

Quem fez mexeu no regulador e assim mudou de 12V pra 13,8V. 

 

1 hora atrás, ComandateGustavo disse:

Está escrito 12v 20A e eu medindo ele está com 13,7v na saída...

É assim mesmo. 

Postado
32 minutos atrás, Renato.88 disse:

É uma fonte de PC mesmo, que foi modificada pra carregar bateria. Eu tinha uma dessas. 

 

Quem fez mexeu no regulador e assim mudou de 12V pra 13,8V. 

 

É assim mesmo. 

É uma fonte de 12v mesmo a carcaça é de fonte de Pc, não tem trilha de 5v -12v 3,3v só tem a saída 12v...

Será que serve como partida auxiliar? Ou só serve pra carregar mesmo?

Postado
1 hora atrás, ComandateGustavo disse:

É uma fonte de 12v mesmo a carcaça é de fonte de Pc, não tem trilha de 5v -12v 3,3v só tem a saída 12v

Tô vendo 2 pontes retificadoras, capacitores a mais e aquela bobina ali no secundario parece ter vários enrolamentos. 

Mas deixa isso pra lá, não importa. 

1 hora atrás, ComandateGustavo disse:

Será que serve como partida auxiliar? Ou só serve pra carregar mesmo?

Só pra carregar. 

A minha queimou justamente porque esqueci ela lá e dei a partida. 

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  • Membro VIP
Postado
2 horas atrás, ComandateGustavo disse:

Será que serve como partida auxiliar? Ou só serve pra carregar mesmo?

Se fosse auxiliar deveria ser de + de 100A

Postado
1 hora atrás, Renato.88 disse:

Só pra carregar. 

A minha queimou justamente porque esqueci ela lá e dei a partida. 

@Renato.88 certo, mas no caso pra carregar uma bateria de 60A, se essa fonte fornece 20A então em tres horas ela carrega a bateria por completo? Ou não é bem assim? 🤔

Postado
5 horas atrás, ComandateGustavo disse:

certo, mas no caso pra carregar uma bateria de 60A, se essa fonte fornece 20A então em tres horas ela carrega a bateria por completo? Ou não é bem assim? 🤔

Nada a ver. 

Para carregar a bateria a fonte não vai fornecer os 20A, talvez uns 5 chutando alto... 

O tempo de carga depende do estado da sua bateria. 

Eu costumo deixar 2h e dar a partida, se o carro não pegar deixo mais 2, se passar de 6 ou 8h e não pegar é porque a bateria está ruim mesmo. 

 

A bateria de automóvel é muito bruta, com o carro andando por exemplo ela fica carregando o tempo todo. 

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Postado
8 horas atrás, Renato.88 disse:

Nada a ver. 

Para carregar a bateria a fonte não vai fornecer os 20A, talvez uns 5 chutando alto... 

O tempo de carga depende do estado da sua bateria. 

Mas então mesmo que a fonte fosse de uns 50A ela iria fornecer apenas 5A para carregar a bateria? Achei que quanto mais amperes a fonte fornecer mais rápido iria carregar...

 

De qualquer forma essa fonte que tenho é bem mais eficiente do que aquele esquema de lâmpada incandescente com 4 diodos né? Kkkk

Postado
1 hora atrás, ComandateGustavo disse:

Achei que quanto mais amperes a fonte fornecer mais rápido iria carregar...

na verdade a bateria que "puxa" só o que ela "quer" para carregar conforme a tensão.

 

é um processo quimico se a ddp for alta (bateria muito descarregada) ela puxará maior corrente.

adicionado 0 minutos depois
1 hora atrás, ComandateGustavo disse:

De qualquer forma essa fonte que tenho é bem mais eficiente do que aquele esquema de lâmpada incandescente com 4 diodos né? Kkkk

é mais segura eu diria.

  • Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
12 horas atrás, Renato.88 disse:

A bateria de automóvel é muito bruta, com o carro andando por exemplo ela fica carregando o tempo todo.

Ou melhor, após carga completa carrega com corrente mínima.  O que me fez lembrar...

regulador-de-voltagemrel-fuscabrasilia-o

Não estou achando foto interna mas a grosso modo na memória: tinha 2 relés ou solenóide ou do gênero: 1 de corrente com fio grosso e um de tensão fino todos em n.f.. O grosso em série: a corrente subia, aumenta o magnetismo, abria o contato. Já a bobina do em paralelo a V subia, abria o contato. Perceba um controle rudimentar da V e I. Bem... foi o que deduzi na época.

 

2 horas atrás, Eder Neumann disse:

a bateria que "puxa" só o que ela "quer" para carregar conforme a tensão.

Por isso há necessidade do controle supramencionado. V ou I muito altos danificam-na

 

Mas o que isso tem a ver com o tópico? 😒

 

  • Haha 1
Postado
1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

Ou melhor, após carga completa carrega com corrente mínima.  O que me fez lembrar...

regulador-de-voltagemrel-fuscabrasilia-o

Não estou achando foto interna mas a grosso modo na memória: tinha 2 relés ou solenóide ou do gênero: 1 de corrente com fio grosso e um de tensão fino todos em n.f.. O grosso em série: a corrente subia, aumenta o magnetismo, abria o contato. Já a bobina do em paralelo a V subia, abria o contato. Perceba um controle rudimentar da V e I. Bem... foi o que deduzi na época.

 

Por isso há necessidade do controle supramencionado. V ou I muito altos danificam-na

 

Mas o que isso tem a ver com o tópico? 😒

 

Nessa imagem aí não é aqueles reguladores de tensão de Fusca da época do dínamo? Se não for parece ser kkkk aliaz tenho um desses aqui e ainda não sei o que fazer com ele...

 

De fato fugimos um pouco do tópico, mas todo conhecimento é válido kkkk

Voltando ao tópico perguntei sobre o CI LM3914 na loja da minha cidade e custa 11 reais achei que eles nem iam ter pra vender kkkkk

 

Mas olhando na internet achei o mesmo CI por 5 reais ainda teve um descontinho, aí aproveitei e comprei leds retangulares pra colocar no hallmeter, vai chegar só semana que vem, mas não fechem o tópico ainda, vai que eu me atrapalho na montagem e preciso de ajuda kkkk

Postado
1 hora atrás, ComandateGustavo disse:

Nessa imagem aí não é aqueles reguladores de tensão de Fusca da época do dínamo?

É sim. 

1 hora atrás, ComandateGustavo disse:

Se não for parece ser kkkk aliaz tenho um desses aqui e ainda não sei o que fazer com ele...

Eu tenho dois desses e também não sei o que fazer com eles... Kkkk 

Temos um Fusca e acabei trocando o dínamo por um alternador. 

Com tensão acima de 10V ele fecha o contato e quando passa de 14V o segundo relé fecha o contato NF. E permanece abrindo e fechando rapidamente mantendo a tensão em 14V. 

Também existe outro contato nesse relé que controla a corrente no estator do dínamo, diminuindo quando a demanda de corrente é pouca. 

 

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