Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual CI usar? (Hallmeter)


Posts recomendados

Olá pessoal tudo bem?

Meu conhecimento em eletronica é bem básico então estou pedindo ajuda de vocês para um pequeno projeto, estou querendo fazer um Hallmeter caseiro, pelo que vi é bem simples, mas estou tendo problemas com relação ao CI

 

Até agora encontrei 2 circuitos muito similares o CI principal muda de um para o outro, um usa o LM3914 e o outro usa o PIC 16F676.

 

Esses são os circuitos:

o primeiro está nesse site e ele usa o PIC 16F676

http://larios.tecnologia.ws/iBlog/archives/8898

 

O segundo circuito está em anexo e ele usa o LM3914

 

Agora aqui vem as duvidas:

Qual dos circuitos é melhor o que usa o PIC ou o que usa o LM? Ou qualquer um dá no mesmo?

A loja de eletrônica da minha cidade não está tendo muitos componentes nessa época então teria que comprar pela internet qualquer  um dos CI o que é um problema porque o frete está mais caro que o CI, mas por curiosidade me lembrei que fiz um VU de led a alguns anos e o CI ainda está bom, mas ele é um LM3916, esse LM3916 posso usar no lugar do LM3914 ou eles não são equivalentes?

hallmeter.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

O pic é melhor claro, mas você deve saber programá-lo.

 

Olha o 3916...ele é apto ao teu projeto

NV_0900_Marston_Figure18.jpg

 

 

 @Isadora Ferraz  obrigado por responder.

 

É o PIC não vou saber progamar não 😅

 

Então usar o LM3916 seria o ideal já que tenho ele aqui, só que pesquisando por ai ouvi falar que ele é exclusívo para uso em VU (-20 to +3db) e o LM3914 é um display linear... Eu vou usar um soquete de 18 pinos, então será que dá certo montar o circuito inteiro que usa o LM3914 e depois encaixar o LM3916?

 

Lembrando que a sonta vai mandar um sinal de 0 a 1V

aqui tem mais detalhes do circuito com o LM14

https://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=65803

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

Então usar o LM3916 seria o ideal já que tenho ele aqui, só que pesquisando por ai ouvi falar que ele é exclusívo para uso em VU (-20 to +3db) e o LM3914 é um display linear...

O ideal é o lm3914 mesmo, o 3916 é um pouquinho diferente. 

A diferença está nos valores dos resistores internos de referência, mas para o que você quer vai funcionar. 

 

25 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

então será que dá certo montar o circuito inteiro que usa o LM3914 e depois encaixar o LM3916?

Baixa o datasheet dos dois e compara a pinagem, eu não tenho certeza, mas acho que é igual. 

27 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

Lembrando que a sonta vai mandar um sinal de 0 a 1V

Obviamente a referência deverá ser calibrada em 1V através dos resistores R1 e R2. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88

34 minutos atrás, Renato.88 disse:

O ideal é o lm3914 mesmo, o 3916 é um pouquinho diferente. 

 

Será que é melhor comprar o 3914 mesmo?

 

35 minutos atrás, Renato.88 disse:

A diferença está nos valores dos resistores internos de referência, mas para o que você quer vai funcionar. 

Bom se vai funcionar então podemos tentar

35 minutos atrás, Renato.88 disse:

Baixa o datasheet dos dois e compara a pinagem, eu não tenho certeza, mas acho que é igual. 

 

Achei os datasheet creio que são iguais, mas pode olhar e ver se eu não me enganei por favor?

 

https://html.alldatasheet.com/html-pdf/225418/NSC/LM3914/112/2/LM3914.html

 

https://html.alldatasheet.com/html-pdf/838767/TI1/LM3916/112/2/LM3916.html

 

36 minutos atrás, Renato.88 disse:

Obviamente a referência deverá ser calibrada em 1V através dos resistores R1 e R2. 

A referencia no caso do circuito que postei no começo do tópico não é ajustada pelo trimpot P1 de 10K?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, ComandateGustavo disse:

usar um soquete de 18 pinos, então será que dá certo montar o circuito inteiro que usa o LM3914 e depois encaixar o LM3916?

Se os pinos são iguais, monta e testa. Se tiver protoboard, melhor...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Se os pinos são iguais, monta e testa. Se tiver protoboard, melhor...

@Isadora Ferraz  não tenho protoboard mas o soquete de 18 pinos já deve ajudar, queimar o CI não vai mas pode não funcionar ou ficar bem impreciso certo?

No site tem essa parte que ensina a regular:

 

REGULAGEM:
Agora a parte chata porém interessante. Conforme dito, o gerador de tensão de referência é de 1,25V, como sabemos a tensão da sonda lambda é de maximos 1,0V então precisamos regular o trimpot (potenciômetro) de 10K para aferir o instrumento.
Para isso vamos usar algumas coisas que temos sempre em casa:

* Uma Pilha Velha (é... bem gasta) OU uma fonte regulavel de tensão (eu mesmo não tenho uma fonte regulavel :( mas a pilha serve do mesmo jeito)
* Um multimetro para usar de referência
A ideia é deixar o mais perto possivel do valor real.

Vamos la... faça a medição da tensão da pilha, encontre uma pilha com valores entre 0,8V e 1,0V assim você pode medir e ver o sistema funcionar.
Ligando o hallmeter na alimentação (pode ser na bancada mesmo), encoste o (-) da pilha no (-) da alimentação e o (+) da pilha no fio do sinal a ser medido.
com o multimetro em paralelo com a pilha você terá visualmente o valor no display pra comparar e regula o trimpot até o LED correto acender.

Lembrando que temos 10 LEDs e queremos medir até 1,0V ENTÃO sabemos que CADA LED deve acender com 0,1V somados...
LED 1 0,1V, LED 2 0,2V... LED 10 1,0V.

 

Então mesmo sendo o LM3916 o processo de regulagem é o mesmo certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Sim amigo, o procedimento é válido. E se você tiver um outro trimpot ou potenciômetro e fizer um divisor de tensão com ele, você pode simular a faixa toda e ir comparando com o multímetro...

Fig-4-Potenciometro-ligado-como-divisor-

É uma ótima ideia @Isadora Ferraz  tenho um potenciometro 100k aqui vou usar ele pra testar, mas como fonte de tensão terei que usar uma pilha mesmo né? não tenho fonte de 1v, a mais baixa que tenho é 3,3V que é de fonte de PC, mas com essa tensão no esquema de divisor de tensão a corrente da fonte de PC pode torrar o potenciometro não é?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz  eu digo no caso da fonte de 5v se o potenciometro estiver no mínimo vai 5v direto ao CI e ele só aceita até 1V então se nao torrar o potenciometro vai torrar o CI kkkkk

 

mas vou ver uma pilha aqui, ai coloco o potenciometro e ajusto pra ficar com 1V na entrada do CI e com 1V na entrada todos os leds vão acender, e a partir dai é ir ajustando o potenciometro pra ir mandando menos tensão até chegar em 0 e nessa hora todos os leds estarão apagados certo?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eis que lhe surge um bela oportunidade pra estudar os conceitos de divisor de tensão (já linkei). É um dos mais simples, minimalistas e extremamente úteis e utilizados em eletrônica. Privilegiado, você tem a prova prática disso...😁

9 horas atrás, ComandateGustavo disse:

5v direto ao CI e ele só aceita até 1V

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz pois é por falar em tensão fui ligar o carro hoje e pra variar a bateria descarregou...

Mas me lembrei que ganhei um carregador de bateria de aeromodelo a um tempo atrás estou mandando foto dele, será que ele aguenta carregar a bateria do carro? Está escrito 12v 20A e eu medindo ele está com 13,7v na saída...

 

Eu a primeira vez que vi achei que era uma fonte de Pc pintada de preto kkkk mas olhando bem percebi que é uma fonte pra carregar mesmo só tem a linha 12v uma fonte de Pc teria várias saídas de tensão ali...

15894754279496871069995297116317.jpg

1589475468307624503258175062068.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ComandateGustavo disse:

Eu a primeira vez que vi achei que era uma fonte de Pc pintada de preto kkkk mas olhando bem percebi que é uma fonte pra carregar mesmo só tem a linha 12v uma fonte de Pc teria várias saídas de tensão ali...

É uma fonte de PC mesmo, que foi modificada pra carregar bateria. Eu tinha uma dessas. 

 

Quem fez mexeu no regulador e assim mudou de 12V pra 13,8V. 

 

1 hora atrás, ComandateGustavo disse:

Está escrito 12v 20A e eu medindo ele está com 13,7v na saída...

É assim mesmo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, Renato.88 disse:

É uma fonte de PC mesmo, que foi modificada pra carregar bateria. Eu tinha uma dessas. 

 

Quem fez mexeu no regulador e assim mudou de 12V pra 13,8V. 

 

É assim mesmo. 

É uma fonte de 12v mesmo a carcaça é de fonte de Pc, não tem trilha de 5v -12v 3,3v só tem a saída 12v...

Será que serve como partida auxiliar? Ou só serve pra carregar mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ComandateGustavo disse:

É uma fonte de 12v mesmo a carcaça é de fonte de Pc, não tem trilha de 5v -12v 3,3v só tem a saída 12v

Tô vendo 2 pontes retificadoras, capacitores a mais e aquela bobina ali no secundario parece ter vários enrolamentos. 

Mas deixa isso pra lá, não importa. 

1 hora atrás, ComandateGustavo disse:

Será que serve como partida auxiliar? Ou só serve pra carregar mesmo?

Só pra carregar. 

A minha queimou justamente porque esqueci ela lá e dei a partida. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Renato.88 disse:

Só pra carregar. 

A minha queimou justamente porque esqueci ela lá e dei a partida. 

@Renato.88 certo, mas no caso pra carregar uma bateria de 60A, se essa fonte fornece 20A então em tres horas ela carrega a bateria por completo? Ou não é bem assim? 🤔

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, ComandateGustavo disse:

certo, mas no caso pra carregar uma bateria de 60A, se essa fonte fornece 20A então em tres horas ela carrega a bateria por completo? Ou não é bem assim? 🤔

Nada a ver. 

Para carregar a bateria a fonte não vai fornecer os 20A, talvez uns 5 chutando alto... 

O tempo de carga depende do estado da sua bateria. 

Eu costumo deixar 2h e dar a partida, se o carro não pegar deixo mais 2, se passar de 6 ou 8h e não pegar é porque a bateria está ruim mesmo. 

 

A bateria de automóvel é muito bruta, com o carro andando por exemplo ela fica carregando o tempo todo. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Renato.88 disse:

Nada a ver. 

Para carregar a bateria a fonte não vai fornecer os 20A, talvez uns 5 chutando alto... 

O tempo de carga depende do estado da sua bateria. 

Mas então mesmo que a fonte fosse de uns 50A ela iria fornecer apenas 5A para carregar a bateria? Achei que quanto mais amperes a fonte fornecer mais rápido iria carregar...

 

De qualquer forma essa fonte que tenho é bem mais eficiente do que aquele esquema de lâmpada incandescente com 4 diodos né? Kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ComandateGustavo disse:

Achei que quanto mais amperes a fonte fornecer mais rápido iria carregar...

na verdade a bateria que "puxa" só o que ela "quer" para carregar conforme a tensão.

 

é um processo quimico se a ddp for alta (bateria muito descarregada) ela puxará maior corrente.

adicionado 0 minutos depois
1 hora atrás, ComandateGustavo disse:

De qualquer forma essa fonte que tenho é bem mais eficiente do que aquele esquema de lâmpada incandescente com 4 diodos né? Kkkk

é mais segura eu diria.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
12 horas atrás, Renato.88 disse:

A bateria de automóvel é muito bruta, com o carro andando por exemplo ela fica carregando o tempo todo.

Ou melhor, após carga completa carrega com corrente mínima.  O que me fez lembrar...

regulador-de-voltagemrel-fuscabrasilia-o

Não estou achando foto interna mas a grosso modo na memória: tinha 2 relés ou solenóide ou do gênero: 1 de corrente com fio grosso e um de tensão fino todos em n.f.. O grosso em série: a corrente subia, aumenta o magnetismo, abria o contato. Já a bobina do em paralelo a V subia, abria o contato. Perceba um controle rudimentar da V e I. Bem... foi o que deduzi na época.

 

2 horas atrás, Eder Neumann disse:

a bateria que "puxa" só o que ela "quer" para carregar conforme a tensão.

Por isso há necessidade do controle supramencionado. V ou I muito altos danificam-na

 

Mas o que isso tem a ver com o tópico? 😒

 

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

Ou melhor, após carga completa carrega com corrente mínima.  O que me fez lembrar...

regulador-de-voltagemrel-fuscabrasilia-o

Não estou achando foto interna mas a grosso modo na memória: tinha 2 relés ou solenóide ou do gênero: 1 de corrente com fio grosso e um de tensão fino todos em n.f.. O grosso em série: a corrente subia, aumenta o magnetismo, abria o contato. Já a bobina do em paralelo a V subia, abria o contato. Perceba um controle rudimentar da V e I. Bem... foi o que deduzi na época.

 

Por isso há necessidade do controle supramencionado. V ou I muito altos danificam-na

 

Mas o que isso tem a ver com o tópico? 😒

 

Nessa imagem aí não é aqueles reguladores de tensão de Fusca da época do dínamo? Se não for parece ser kkkk aliaz tenho um desses aqui e ainda não sei o que fazer com ele...

 

De fato fugimos um pouco do tópico, mas todo conhecimento é válido kkkk

Voltando ao tópico perguntei sobre o CI LM3914 na loja da minha cidade e custa 11 reais achei que eles nem iam ter pra vender kkkkk

 

Mas olhando na internet achei o mesmo CI por 5 reais ainda teve um descontinho, aí aproveitei e comprei leds retangulares pra colocar no hallmeter, vai chegar só semana que vem, mas não fechem o tópico ainda, vai que eu me atrapalho na montagem e preciso de ajuda kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ComandateGustavo disse:

Nessa imagem aí não é aqueles reguladores de tensão de Fusca da época do dínamo?

É sim. 

1 hora atrás, ComandateGustavo disse:

Se não for parece ser kkkk aliaz tenho um desses aqui e ainda não sei o que fazer com ele...

Eu tenho dois desses e também não sei o que fazer com eles... Kkkk 

Temos um Fusca e acabei trocando o dínamo por um alternador. 

Com tensão acima de 10V ele fecha o contato e quando passa de 14V o segundo relé fecha o contato NF. E permanece abrindo e fechando rapidamente mantendo a tensão em 14V. 

Também existe outro contato nesse relé que controla a corrente no estator do dínamo, diminuindo quando a demanda de corrente é pouca. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!