Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, pessoas! Bem, vou tentar ser breve e detalhar o máximo possível. Meu computador atual tá sendo diagnosticado e existe uma chance imensa da minha placa-mãe ter ido pro saco. Como meu processador é um AMD FX-8350 e não é muito fácil achar uma placa compatível com isso, achei muito mais fácil aproveitar pra fazer um upgrade (Cyberpunk 2077, tô de olho em você), o que vai me exigir compra de placa-mãe, processador e memórias. Antes de qualquer coisa, preciso explicar algumas coisas:

1) Sim, eu sou um dos traumatizados com a série FX, então nem procurei conhecer os processadores Ryzen, mas estou aberto a ser convencido.

2) Placa-mãe da Asus nunca mais. As 2 que tive na vida apresentaram led da CPU acesa e o computador dava boot quando queria, então não tô aberto a ser convencido a comprar uma Asus.

3) Atualmente tenho e gostaria de/vou manter: cooler Corsair H80i, RTX 2070 da Gigabyte, fonte Corsair 850w (depois atualizo o modelo exato porque estou sem o computador, mas é uma excelente fonte).

No que estou de olho:

1) I7-9700K

2) Gigabyte Z390 M

3) G-Skill Trident Z

Bem, havia muito tempo que eu não pesquisava sobre testes de processadores, desempenhos, etc, e acabei descobrindo sobre os tais 1% low e as implicações de uma latência nos frames que causam travamentos ("stuterings") que incomodam, então sugestões que levem isso em consideração vão ser de imensa ajuda na minha decisão.

Outra coisa é que isso não tá nada barato em um momento de imensa crise, então eu ficaria muito agradecido e também seria de imensa ajuda considerar o tempo útil que uma sugestão aguentaria para que eu não precise fazer um upgrade tão logo. Seria muito bom não precisar fazer isso por bastante tempo, uns 4 ou 5 anos, talvez. E um vídeo que assisti me desanimou MUITO ao ver que o I7-9700K pode ficar ultrapassado logo, logo por não ter hyperthreading (HT) ao demonstrar que jogos atuais já podem estar levando a um uso de 90% desse processador, conforme esse VÍDEO GIGANTE, porém bastante esclarecedor, aparentemente.

Vale deixar claro que meu uso é bem pesado pra jogos, duzentas abas da navegador abertas, vídeo, música, gravação de música e estudo. E também que, apesar de estar disposto a fazer esse upgrade todo, eu sou mão de vaca com monitor e tô na era de 1080p a 6Hz, sem previsão de mudar pelo menos até me recuperar financeiramente disso.

Então, por favor, se alguém puder me dar uma luz nisso, vai estar muito mais próximo de garantir um lugar no paraíso porque eu tô desesperado pra resolver isso já que o computador é o que me salva do estresse de fazer plantão em hospital no meio dessa pandemia e eu tô a caminho de um infarto já que nem TV eu tenho em casa. Hahahahaha!

Muito obrigado! 😁

Postado

@rennovedder Eu iria de Ryzen 7 3800x, e alguma placa-mãe x570. Motivo? Se a falta de threads para multitarefa no 9700 te preocupa, com o 3800x não precisa se preocupar com isso. Se bobear, talvez até um 2700X entregue um bom resultado economizando uns "quinhentão".

Porém, o fator mais relevante no meu ponto de vista é a longevidade do suporte ao soquete. Se você tá achando complicado uma mobo decente pro seu FX, imagina quem comprou um Intel na mesma época. Na verdade, nem precisa ir tão longe, basta contar quantos soquetes já passaram pela Intel desde o lançamento dos Ryzen.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...