Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Alguém me AJUDA tenho uma placa-mãe da gigabyte NOVA B360M AORUS GAMING 3, processador I5 9400f novo também E Uma placa de video GTX 1060 3gb da EVGA pcie x16, No gpu z aparece que a placa esta rodando a x2.1.1.

,..gif

Nisso eu perco muito desempenho? Eu não estendo o que ta acontecendo.

• Membro VIP
Postado

Sua placa-mãe possui dois slots PCI-Express, sendo que um é mais rápido que o outro. Saberia dizer onde que sua placa de vídeo foi instalada? Caso não sabia pode abrir a tampa lateral do gabinete, tirar uma foto do interior e postar aqui pragente.

b3620.jpg

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@HEBERTZERRA É o slot correto! Acredito que o seu sistema deveria entregar bem mais FPS caso os gráficos estejam em FullHD e qualidade alta.

Reinicie o PC e entre na BIOS, procure por alguma opção que permita ajustar o multiplicador do pci-express e deixe em X16!

• Membro VIP
Postado

@HEBERTZERRA Você pode tentar fazer o seguinte então: reseta a BIOS, tira a bateria por alguns segundos e coloca de volta que as configurações padrão de fábrica serão ativadas. Só não esqueça de verificar a ordem de boot após o reset caso tenha mais de um HD.

• Membro VIP
Postado

@HEBERTZERRA Depois de ter eliminado a possibilidade de instalação no slot incorreto essa é a minha única hipótese, a má configuração do pci-e na BIOS.

Se não funcionar eu não faço ideia do que que seja o causador disso.

• 1 ano depois...
Postado

Sei que este topico é antigo mas não faz sentido eu criar um novo topico para o mesmo problema.

Tenho a mesma placa-mãe e a mesma placa de vídeo, so o processador que é diferente é um i5 8500t.

Fiz teste do slot com outra placa de vídeo e a mesma funciou x16.

Fiz teste da GTX 1060 em outra placa-mãe e funcionou em 8x.

Mas nessa bendida placa-mãe não passa de 2x.

Acredito que aqui no forum ninguem vai saber dá uma luz sobre o assunto, mas faço este adendo da esperança que surja alguma ideia.

Acho que irei tentar entrar em contato com a gigabyte pra ver se eles podem fazer algo, acredito que isso seja algum bug da BIOS.

Aqui atualizei a ibos pra ultima versão e nada mudou.

Nas configurações da BIOS não tem nenhuma opção para alterar a quantidade x do slot.

obs a outra placa que usei para teste era uma gt 730 4gb.

a outra placa-mãe não me lembro agora mas era um Ryzen 5 2600x. <<< onde funcionou normal a 8x a GTX 1060.

Nas imagens teste da perca de desempenho da placa trabalhand em x2 e x8.

gpgpu.pnggpgpu.png

• 9 meses depois...
Postado

Estou com o mesmo problema que vocês:

Já tentei de tudo. Ninguém sabe o que pode ser, mas eu acredito que está certo porque o CPU-Z mostra a velocidade do link correta sendo transferido no máximo, no meu caso há: 16 GT/s que é de acordo com a geração 4.0 em x16.
Pode ser um grande bug da BIOS que as fabricantes não resolvem. É complicado pois a gente paga caro por estas coisas e quer ver tudo certinho. Enfim...

Postado
1 hora atrás, Ice Green disse:

Já tentei de tudo. Ninguém sabe o que pode ser, mas eu acredito que está certo porque o CPU-Z mostra a velocidade do link correta sendo transferido no máximo, no meu caso há: 16 GT/s que é de acordo com a geração 4.0 em x16.
Pode ser um grande bug da BIOS que as fabricantes não resolvem. É complicado pois a gente paga caro por estas coisas e quer ver tudo certinho. Enfim...

É estranho, num PC novo desses.. Sua placa tem um segundo slot PCI-EX.. Diria pra testar nele.. O segundo slot é x16 fisicamente, mas fica limitado a x4.. Seria bom testar outra placa de vídeo no seu PC..

• Curtir 1
  • 4 semanas depois...
Postado

Gente, vejam no CPU-Z se está transferindo os GT/s correto. Eu acho que o meu ta certo porque ele suporta no máximo 16 GT/s e ta transferindo á 16 GT/s. Eu acho que isso é bug de BIOS.

• 1 ano depois...
Postado

Galera, faz muito, muito tempo que esse post tá aberto, e agora em 2024 vim dá a reposta (caso você esteja passando por isso):

- Reset a BIOS do PC; 

- Deixe a GPU quando resetar a BIOS;

Pronto. Agora instale os drivers e já pode vê, se sua placa-mãe suporta x16 e sua placa de vídeo tem x16, deve tá funcionando normalmente.
Talvez você enfrente problemas no gráfico do processador, caso ele tenha integrado, mas é só ir na BIOS e trocar para em vez de GPU usar o gráfico do processador e atualizar os drivers normalmente.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...