Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

essa planetária me deu ideias para um projeto de polidor de espelhos de telescopio que estou fazendo mas achop que vai dar muito trabalho fazer e bou acabar recorrendo ao redutor de rosca sem fim...

Postado
Em 09/06/2020 às 18:13, albert_emule disse:

Já viu engrenagens de nylon?

São bastante resistentes. Usadas até em peças de bicicleta elétrica de 300 watts.

Deve ser bastante resistente.

Veja aí em baixo. O cara andou 6000 Km na bicicleta até a engrenagem de Nylon estragar: 

https://www.youtube.com/watch?v=jcPTnbGAl2s

Veja também este tipo de parafuso de Arquimedes.

Parece uma opção no lugar da roda d'água

https://www.youtube.com/watch?v=UEPoNg8E3Ho  

As engrenagens de nylon são boas sim e são bem silenciosas, tem até no youtube o canal do amilton Jr um cara bem gente boa que ensina como afiar o Bit de aço rápido e fresar na furadeira de bancada usando o contra ponto divisor que ele também ensina fazer, e ele disponibilizou também os programas para o cálculo de dentes de engrenagens é bem util mesmo, eu futuramente penso em fazer algumas mas é futuro...

Esse parafuso de arquimedes eu já tinha visto como bomba não como roda d'água, só que pelo jeito esse ai foi desenvolvido pela WEG então deve ter algum crádito...

Em 09/06/2020 às 19:13, Isadora Ferraz disse:

Me lembro que quando vi aquele parafuso na água me pareceu tão eficiente = aqueles motoredutores de rosca sem fim

Schnecke10.gif

ou seja, uma 💩. Acho que fizeram só causar pra efeito visual...

Lembra mesmo a coroa e pinhão com rosca sem fim, mas na verdade o parafuso de arquimedes como o nome diz é um parafuso e se é um parafuso tem que ter rosca kkkkkk 

Eu queria ter ferramentais pra fazer uma engrenagem planetária. Claro também queria precisar ter.

180px-Planetary_Gear_Animation.gif

parece bem eficiente. Não achei gif já vi usado em gerador eólico como multiplicador de rotação...

Essas engrenagens me lembram que tem um programa que faz umas bem similares desse gif, o programa é de o mathias wandel um cara do youtube que mexe muito com madeira e ele criou esse programa que calcula e gera um arquivo para a CNC ler ou voce imprime em folha sulfite cola na madeira e recorta com a tico tico, essas engrenagens foram baseadas no programa dele, é um programinha pago mas vale a pena, ele gera esse tipo de engrenagem, também as comuns, cremalheira e também corrente, tudo com madeira mdf ou compensado é bem interessante, fora que for fazer em CNC dependendo da máquina dá até para fazer direto em metal...

15 horas atrás, Eder Neumann disse:

essa planetária me deu ideias para um projeto de polidor de espelhos de telescopio que estou fazendo mas achop que vai dar muito trabalho fazer e bou acabar recorrendo ao redutor de rosca sem fim...

esse polidor tá me parecendo bem complexo mas de qualquer forma eu acho que voce está certo, dá bastante trabalho fazer, e o redutor de rosca sem fim dá pra achar em algum ferro velho ou até mesmo fazer, tem video no youtube que o pessoal faz usando um macho manual e uma bolacha de bronze, o macho faz a rosca na coroa e depois é só usar um parafuso na mesma medida do macho para ser a rosca sem fim, aqui um exemplo:

tudo bem que ai o cara usa um torno mecânico, mas dependendo do caso creio que dá para adaptar e fazer em uma furadeira de bancada ou improvisar um sistema com furadeira...

Postado

Me lembro que quando vi aquele parafuso na água me pareceu tão eficiente = aqueles motoredutores de rosca sem fim

Schnecke10.gif

ou seja, uma 💩. Acho que fizeram só causar pra efeito visual...

Essa redução rosta sem fim realmente não tem eficiência.

Os metais ficam atritando um no outro igual a pastilha de freio no disco de freio de um carro. 

Logo o atrito é monstro. 

Mas o parafuso de arquimedes funciona mais como uma hélice muito alongada😆 

Equanto a água pesar nas "pás" do parafuso, a água vai descendo e transmitindo energia 

Chega até 80% de eficiência.

Mas existe uma situação espefífica onde é necessário usar. Quando a queda de água é muito pouca para pôr turbinas. 

Geralmente é usado quando a vazão de água é grande numa queda de água pequena, igual ao que acontece lá castelo da Rainha. 

adicionado 0 minutos depois

Outra: 

A Weg é empresa fundada no Brasil e de muito respeito. Jamais iriam fazer coisas figurativas kkk

adicionado 3 minutos depois

https://www.renewablesfirst.co.uk/hydropower/hydropower-learning-centre/archimedean-screw-hydro-turbine/

ótimo artigo 

adicionado 10 minutos depois

Agora vejam um parafuso de arquimedes gerando 38Kw:

Tem um momento no vídeo que mostram o painel do gerador. 

https://www.youtube.com/watch?v=TKdiEbqvMAM

adicionado 19 minutos depois

Veja a potência do parafuso de arquimendes:

13Kw por fase 

104209244_556008921969960_29982055548099

• Membro VIP
Postado
31 minutos atrás, albert_emule disse:

80% de eficiência

Se é o que diz.. então thá 🙃

32 minutos atrás, albert_emule disse:

Jamais iriam fazer coisas figurativas

Mas mesmo assim ficou bem legal😄

Esta conversa toda me fez sentir vontade ressuscitar minha pch. Na seca o córrego dá 3l/s mas tenho uns 50...80m de queda. Uma ideia conceitual que tive foi acumular num reservatório/barragem  e controlar a vazão de acordo com a demanda desde zero, passando por uma lâmpada led das 17:00 às 6:00 até 2 tvs ligadas das 19:00 às 3:00.

Ok sei que imagens e palavras e bla bla  mas ainda tenho 'impedimentos' pra publicar fotos dos recursos hídricos da propriedade mas em breve... quem sabe...

Postado
4 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Se é o que diz.. então thá 🙃

Mas mesmo assim ficou bem legal😄

Esta conversa toda me fez sentir vontade ressuscitar minha pch. Na seca o córrego dá 3l/s mas tenho uns 50...80m de queda. Uma ideia conceitual que tive foi acumular num reservatório/barragem  e controlar a vazão de acordo com a demanda desde zero, passando por uma lâmpada led das 17:00 às 6:00 até 2 tvs ligadas das 19:00 às 3:00.

Ok sei que imagens e palavras e bla bla  mas ainda tenho 'impedimentos' pra publicar fotos dos recursos hídricos da propriedade mas em breve... quem sabe...

3 litros por segundo descendo 50 metros gera uma energia incrível. 

Quer ver? Vou demostrar por meio de matemática.

Vou só ver aqui como são cálculos 

• Curtir 2
Postado
1 hora atrás, Ricardov disse:

@albert_emule

a energia gerada em kW = 7,5 * Q * h, onde Q é a vazão em m3/s e h a altura da queda. Essa é a energia já descontadas as perdas na turbina e gerador.

No caso de 80 metros e 3L/s resulta 1,8 kW ou 1.800 W.

Eu segui outra linha de cálculos:

Levei em conta que irá descer 10800 litros em uma hora. 

Daí estes 10800 litros tem aproximadamente 10800Kg. Daí calculei a energia destes 10800Kg descendo os 80 metros:

Sabendo o peso total da água que irá se deslocar nos 80 metros em uma hora, você converte o Kg em Newton.

1080Kg =105911 Newtons

Daí multiplica o valor dos Newtons pela distância em metros que o peso total irá se deslocar descendo. Esse cálculo te dará a potência em Joules que o peso irá gerar quando descer.

105911 vezes 80 metros = 8,472,880 Joules

O pulo do gato é que 1 watt é igual 1 Joule por segundo. Por isso se você dividir o valor da potência em Joules pelo tempo em segundos que o peso da água leva descendo, você saberá a potência em watts que irá gerar durante aquele tempo de descida.

8,472,880 joules dividido por 3600 segundos = 2,353.57 Watts.

Agora bastaria contabilizar as perdas: 2,353.57 watts menos 20% da turbina = 1,882.85 watts. 

1,882.85 menos 5% da multiplicação, pois talvez não dá para usar turbina.

1,788.70 watts. 

1,788.70 menos 20% de perdas no gerador = 1430 watts.

adicionado 3 minutos depois

A divergência de valores entre o seu cálculo e o meu, está na porcentagem de perdas que foram adotadas. 

Eu fui bastante generoso nas perdas, pois geradores em pequenas escalas dão muito mais perdas que em escalas maiores. 

• Curtir 1
Postado

@albert_emule  a fórmula que usei é de um manual da Eletrobras. A variação é nos rendimentos dos equipamentos. Também existe perda de energia no atrito da tubulação (perda de carga, que na fórmula Eletrobras já inclui). Mas os resultados estão bem próximos.

Essa fórmula é interessante por necessitar de poucos dados, é bem prática.

Postado

@ComandateGustavo

O que vou citar é apenas a título de curiosidade.

Sei que os custos seriam um problema. 

Andei pesquisando parafusos de arquimedes e parece que eles são mais usados para gerar energia elétrica que roda d'água.

Tanto o parafuso de arquimedes como a roda d'água, são usadas em situações que não tem pressão e nem muita queda dágua. São usados em locais que a água apenas vai sendo despejada sem nenhuma presssão.

Mas o parafuso de arquimedes tem uma vantagem muito grande em relação à roda d'água:

Na roda d'água, do momento que as conchas enchem até o momento que as conhas descem e esvaziam, a massa da água percorre um percuso muito pequeno gerando força:

103493773_1118647838521410_2166380200503

Já o parafuso é muito alongado e pode ter vários metros.

Digamos que um elo do parafuso comporte os mesmos 20 litros que a concha da roda d'água comporta.

Se o parafuso tiver 10 metros, enquando os 20 litros lá dentro do elo do parafuso for descendo, vai gerando energia. 

No parafuso existe um percuso muito maior para a água percorrer.

Descer uma altura muito maior com o mesmo peso, faz gerar muito mais energia.

O parafuso de arquimedes tem uma certa ligação com a gravidade e outra ligação com uma hélice. Veja: 

O parafuso na verdade é uma hélice muito alongada.

104100304_561242727879481_50847992595384

A ligação com a gravidade é que o parafuso é posto em inclinação de uns 45 graus para que o peso da água vá descendo e forçe "as pás da helice" a girar enquanto desce.

Mas aí eu vi uma deficíência em muitos destes parafusos: 

A canaleta que canaliza a água no parafuso é fixa e o parafiuso gira sozinho.

Daí enatre a parede do tubo e o parafuso, existem vendas por onde parte da água pode escapar sem gerar energia. Embora seja muito pouca água que escape pelas fendas. 

104199087_305646840595247_41293576052378

Foi aí que vi um vídeo de um parafuso onte o tubo gira junto com o parafuso. Não existem fendas entre o parafuso e a parede do tubo, pois o parafuso é soldado dentro do tubo. 

O tubo gira inteiro junto com o parafuso. 

Se você segurar o parafuso e impedir dele girar, a água fica presa lá dentro fazendo peso para girar mas a água não escapa de lá de dentro, devido ser tudo vedado. 

Veja:

https://www.youtube.com/watch?v=hFCBe0SvUWM&t=4s

• Curtir 2
Postado
3 minutos atrás, Ricardov disse:

@albert_emule Muito interessantes essas turbinas.

Eu estava olhando minha caixa de água de 1000 litros e parei para pensar: 

Tem 1 tonelada, pois cada litro tem 1Kg. 

Tem mais ou menos 1 metro de altura😆

Imagina um parafuso com a mesma circunferência com 10 metros? Vai compotar entre os elos do parafuso umas 5 toneladas de água. 

Imagina a potência que isso geraria? 

• Curtir 1
Postado
6 minutos atrás, Ricardov disse:

Sim, muita energia.

Eu tenho um gerador de 1,5 kVA, tenho que bolar um negócio desses. 😁😁

Tem algum rio por aí? 

adicionado 7 minutos depois

Vou postar novamente caso você não tenha visto: 

104209244_556008921969960_29982055548099

O vídeo: 

Postado

Eu vi sim. 52 kW. Show!

adicionado 2 minutos depois
1 minuto atrás, albert_emule disse:

Quando puder manda umas fotos. Ou vídeo 

Sim. Estava seca brava aqui, quase 4 meses sem chover. O arroio praticamente desapareceu. Quando melhorar providencio.

• Membro VIP
Postado

Quase sinto vontade elevar - na verdade abaixar - azidéia pra outro nível. Imagine um tubo de pvc de 150mm de 6m com o parafuso dentro. Será que 'róla' na minha água de 3l/s? Mas acho que vai ficar leve...

Pegando ainda + leve, tem +... tenho outra água cá do meu lado de 0.1 l/s e 20m+ de altura. Róla um carregador de celular ou até mesmo alguns W pra funcionar meu dvr 12V com 8 câmeras? Praticamente vertical, uma roda gigante de 20m fica exagerada... teorizei um sistema com correia ... algo como uma roda dágua oblonga...Sonhar não custa. 😁

Postado
1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

Quase sinto vontade elevar - na verdade abaixar - azidéia pra outro nível. Imagine um tubo de pvc de 150mm de 6m com o parafuso dentro. Será que 'róla' na minha água de 3l/s? Mas acho que vai ficar leve...

Pegando ainda + leve, tem +... tenho outra água cá do meu lado de 0.1 l/s e 20m+ de altura. Róla um carregador de celular ou até mesmo alguns W pra funcionar meu dvr 12V com 8 câmeras? Praticamente vertical, uma roda gigante de 20m fica exagerada... teorizei um sistema com correia ... algo como uma roda dágua oblonga...Sonhar não custa. 😁

Seu caso é diferente.

Não tem quase agua nehuma. Mas tem altura. 

A altura compensa a falta de água.

Mas parafuso não rola.

Canalize 80 metros de água em cano de 32mm. Um metro antes da saída final reduza para 20mm. 

Daí você pode fazer uma turbina pelton cadeira e pode ser feliz gerando 1400W watts de graça e gerar 1 mega watts/h mês. 

Pode até vender energia para dois vizinhos pela metade do preço que a concessionária cobra e com isso pode ter uma renda extra🤣

adicionado 5 minutos depois

O parafuso não rola, pois funciona com peso da água. Por isso que não precisa muita altura e nem precisa de pressão.

Mas você não tem "peso nenhum" de água aí. Mas pode ter pressão de sobra. 

• Curtir 1
  • Haha 1
Postado

@albert_emule esse parafuso de arquimedes parece muito interessante, mas creio que as turbinas de hidroelétricas convencionais devem ter alguma vantagem forte em cima deles porque são raramente usados, mas são bem interessantes e em algumas aplicações podem ser mais vantajosos que as turbinas...

Voltando ao projeto aqui do rio, estou aguardando para falar com os visinhos, falei com um deles e ele topou, só que do outro lado do rio uma chácara foi vendida e o cara que comprou tá derrubando as árvores pra fazer uma casa e as árvores estão a uns 30m do rio, estou achando que isso pode dar problema, vou falar com mais pessoas daqui antes de colocar a mão na massa, porque vai que eu coloco a roda e arrumo um problema ambiental... 

Pior é que o cara tá derrubando mesmo a área dele acompanha uns 50 metros do rio em baixo da minha chácara e ele tá tirando tudo, hoje mesmo fiquei esperando um caminhão carregado de árvore sair da estrada pra eu poder passar porque ali só passa um carro por vez...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!