Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador desligando e ligando em seguida sozinho


Posts recomendados

Bem, primeiramente vou passar as especificações do PC:

Intel Core i3 9100f

Cooler box

placa-mãe ASRock H310CM-HG4

1x Memória RAM 8gb DDR4 HyperX 3200mhz (rodando a 2400mhz porque é o que o processador suporta)

Placa de vídeo RX580 Sapphire Nitro+ 4GB

Fonte Aerocool KCAS 500w com PFC ativo e selo 80+ bronze

SSD 120gb PNY CS900

HD 1tb Toshiba

3 fans frontais, pc com tampa aberta. Temperatura ambiente não é alta.

 

Agora vamos aos fatos: comprei o pc em setembro de 2019 pela Pichau, até aí tudo certo, nunca deu problema, não faço overclock, não formatei desde então e nem nada do gênero

De uns tempos pra cá, meu computador passou a desligar sozinho e ligar em seguida, como se eu tivesse desligado e ligado o botão de power dele. Não há travamentos nem quedas de FPS(muitas vezes, o pc desliga na própria área de trabalho). Outro detalhe é que é bem imprevisível, o CPU fica em torno de 40-50°C e não sobe disso (não jogo jogos pesados), e a GPU fica em torno de 35°C indo pra um máximo de 45-50°C.

 

Estou criando esse tópico pois sinceramente não sei mais o que fazer. Eu comecei achando que o problema era na placa de vídeo, pois ela é meio pesadinha e tava empanando (beeem de leve) a placa-mãe para baixo. Aí eu comprei um desses suportes de placa de vídeo e não adiantou. Depois disso, pesquisei um pouco e suspeitei da memória RAM. Essa que eu coloquei nas especificações é uma recém-adquirida, comprei faz menos de 2 semanas. Também testei trocar o filtro de linha, e nada. Troquei também o cabo de alimentação da fonte, testei ligado diretamente na tomada, e nada.

Então, resolvi formatar o meu SSD. Formatei hoje, e quando tava instalando o office (ou seja, praticamente sem nenhum uso de cpu nem gpu) o pc começou a desligar. Uma coisa que eu acho importante ressaltar - mas que eu não sei se tem muita interferência - é que geralmente quando eu ligo o computador depois de muito tempo sem usar, ele COSTUMA (nem sempre) durar mais antes de desligar, fica em torno de 2h sem desligar e depois disso começa a desligar e ligar a cada 30 min (ou as vezes a cada 2 minutos, sim, é totalmente imprevisível).

Estou achando que o problema é na fonte (não sei o que pode ter ocasionado o problema, já que a fonte tem pfc ativo, selo 80+, não faço overclock e tem menos de 1 ano de uso), porém não quero comprar uma fonte nova à toa. Um técnico me recomendou formatar o pc de novo, ele insiste que o problema é no software, porém eu formatei hoje e continua com esse problema (eu mal tinha instalado nada ainda).

Se o problema for realmente na fonte, vou comprar uma da Corsair de 500w, porém preciso fazer todos os testes possíveis antes pra não gastar dinheiro desnecessário (tempos de crise, dólar a 5 reais tá complicado).

 

Agradeço desde já a quem puder me ajudar, confesso que estou de mãos atadas agora. Se alguém puder me dar uma luz, eu ficaria muito contente!

 

adicionado 4 minutos depois

Outra coisa que eu esqueci de falar é que rodei testes de benchmark tanto para GPU quanto para CPU e durante nenhum dos dois testes o pc desligou. Ambos os componentes atingiram temperaturas altas mas nada de travamentos ou algo do gênero.

Sobre a memória, testei os dois slots e nada.

O consumo de energia não está alto, mas só pra testar habilitei a opção de economia de energia do Windows mas não adiantou.

O problema pode ser no HDD que eu tenho só para jogos e arquivos? Não sei se um HDD sem o sistema operacional pode causar desligamentos, sabem me responder?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Akedo disse:

Testa o PC com outra fonte se você tiver a possibilidade. Outra coisa também é monitorar a temperatura que os componentes chegam com o pc ligado, mesmo com baixo uso. Para monitorar use o AIDA64

Infelizmente não tenho outra fonte, e em época de quarentena com o EAD preciso do computador para estudar. Monitorando a temperatura com o AIDA64 vi que o CPU fica em torno de 37°C e a GPU 36°C apenas com o navegador aberto.

 

10 minutos atrás, T1000_2015 disse:

Você mexeu muito no computador; porque não acionou a garantia logo quando começou a dar o problema? Tente voltar o computador como foi vendido e acione a garantia.

Nesse caso, a garantia era de 6 meses, ou seja, infelizmente já passou do prazo...

 

Estou em dúvida sobre o que fazer: formatar o HD, formatar novamente o SSD, trocar a fonte ou ser algum problema de slot de memória (ou ainda alguma outra coisa que eu não tenho conhecimento, por isso peço ajuda).

 

Mas, novamente, obrigado pelas sugestões :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso ai não tem cara de ser software, bem provável que seja hardware. Pode ser curto na placa-mãe, pode ser memória ram, pode ser a fonte, inclusive pode ser HD. Então, tem que testar componente por componente e ir fazendo o descarte de possibilidades. Por isso seria interessante ter peças secundárias para testar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!