Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte bomba, estabilizador a muito tempo, tiro ou não?


Posts recomendados

Bom, eu tive um setup que queimou após um tempo usando sem estabilizador e não recomendei para uma pessoa, porém fiquei com uma pulga atrás da orelha ... E se queimar?

 

Bom, vale a pena dizer que o computador é antigo, tipo beeem antigo, sempre esteve ligado ao estabilizador pois o "técnico" disse que ajuda não queimar... 

 

Meu setup atual não sofri nenhum problema..

Porém então... O setup não é meu e sim da minha sogra, então fica a dúvida se realmente mudar para o filtro de linha pois lembrando é ANTIGO, não sei época e nem cheguei desmontar para ver como tá por dentro...

 

Outro detalhe que meu setup antigo queimou o processador e a placa-mãe ... Esses parecem ser bem mais antigos que o meu antigo setup...

 

A dúvida surgiu pois lendo coisas vi sobre fontes lineares no fórum no próprio tópico que diz que não se deve usar... Aí ficou a questão, será que chega ser uma fonte linear?

 

Espero que alguém consiga resolver essa dúvida... Sei que é uma coisa que já foi discutida bastante e que o melhor é usar filtro de linha com DPS, porém me fica a dúvida dessa parte que gostaria de saber de vocês se arrisco ou não colocar um filtro de linha para ela... Eu tava olhando a instalação da casa é uma porcaria ao ponto de que o conector do positivo é super fino pois o cara tinha feito uma gambira que até quando ligava a luz o interruptor removia a fase da tomada... Resolvi essa parte porém ainda tá a gambira de ser um fio bem fino de cobre antigo fazendo a conexão...

E falando de instalação ruim dessas .. não possui aterramento algum nem mesmo no neutro se não me engano..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tecnicamente falando sempre devemos utilizar o filtro de linha, mesmo em situações sem o terra porque filtros decentes passam a usar o neutro para eliminar pequenas descargas e contam com disjuntores que desligam após uma sobrecarga ou superaquecimento.

Agora entra a variável humana na sua situação. Sua sogra é gente boa? Ela gosta de você? Porque caso contrário você troca a porcaria do estabilizador, coloca um filtro de linha, qualquer problema elétrico que acontecer na casa desse momento em diante a culpa será sua.

Se esse for o seu caso seria melhor deixar do jeito que tá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Arthur Guillermo essa casa é alugada? Se não for, recomendo que entre em contato com um engenheiro elétrico para que ele verifique a situação da casa e lhe explique o que deve ser feito. 

 

O problema de fiação elétrica pode ir além de pifar um computador, uma televisão ou uma geladeira, pode acabar pegando fogo em tudo. 

 

Eu recomendo que sua sogra tenha no mínimo um pendrive com cópias dos arquivos pessoais que estão nesse computador. 

 

Com estabilizador ou sem, uma vez que a fiação não está ok, pode acontecer um problema e aí o computador pifar. 

 

Esse negócio de energia não é brincadeira. Ano passado ou retrasado, um rapaz morreu porque mexeu na geladeira da própria residência que ele morava. Você já imaginou alguém da sua família morrer por que abriu a geladeira para beber água? É por isso que eu disse que tem que ser um engenheiro elétrico, já que hoje qualquer um pode se autodenominar eletricista. 

 

NOTA: O sujeio tem que ser formado no curso superior e atuar como engenheiro elétrico com o registro no órgão competente(CREA). Não vá inventar de arrumar alguém que ainda está para se formar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Grande Mestre Lucas a casa não tem um único disjuntor, é um "barracão" lamentavelmente, é aluguel sim e duvido que financeiramente teria condições para tal coisa pois pelo que eu observei a coisa tá bem ruim, a fiação tá muito fina para suportar cargas de máquinas.

O único disjuntor é o disjuntor do padrão... Provavelmente ela vai mudar de local... Porém ainda não se sabe quando

 

@grievous bom, de boa ela é sim, o computador não é lá essas coisas... É bem básico, se brincar é de processador soldado na placa... Estou de planos formatar o computador dela também para colocar um windows 7 ou 10 (duvido que o computador aguente windows 10... Se não me engano é um Athlon porém tem uma placa gráfica que aparentemente tá até com artefato)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!