Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de roteador para sobrado


Posts recomendados

Bom dia, pessoal!
Tudo bem?

Gostaria de sugestões de roteadores para minha casa. Moro em um sobrado de 2 andares e o roteador fica em meu quarto (2° andar).

Hoje utilizo um roteador Intelbras IWR 300N que deixa um pouco a desejar, a conexão as vezes não funciona e o alcance é médio.

 

Gostaria de roteadores na faixa de até R$ 350,00.

 

Andei pesquisando e cheguei nas seguintes sugestões:

  • Roteador D-Link Gigabit AC 1200Mbps, 4 Antenas - DIR-825
  • Roteador TP-Link Archer C6 AC1200, 10/100/1000Mbps, 4 Antenas

  • Roteador Wireless Intelbras ACtion RG 1200, Gigabit, Dual Band, 867Mbps, 4 Antenas

 

Não tenho muita experiencia no assunto e gostaria da ajuda de vocês.

Obrigado pela atenção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, xkillerssx disse:
  • Roteador D-Link Gigabit AC 1200Mbps, 4 Antenas - DIR-825
  • Roteador TP-Link Archer C6 AC1200, 10/100/1000Mbps, 4 Antenas

  • Roteador Wireless Intelbras ACtion RG 1200, Gigabit, Dual Band, 867Mbps, 4 Antenas

Mas tu tem banda pra esses aparelhos ? Nao adianta nada comprar esses aparelhos se nao tiver banda, se for pra colocar no mesmo lugar. nao ira dar grandes diferença nao no alcance.

 

Se a internet é abaixo de 100 megas, é melhor pegar esses 350 reais e comprar mais roteador de 70 reais e mandar via cabo para o andar de baixo. pra garagem, ate pro elevador ou banheiro ta valendo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Tio Chang disse:

Mas tu tem banda pra esses aparelhos ? Nao adianta nada comprar esses aparelhos se nao tiver banda, se for pra colocar no mesmo lugar. nao ira dar grandes diferença nao no alcance.

 

Se a internet é abaixo de 100 megas, é melhor pegar esses 350 reais e comprar mais roteador de 70 reais e mandar via cabo para o andar de baixo. pra garagem, ate pro elevador ou banheiro ta valendo.

Tenho 80MB de net... meu problema mesmo é o alcance 😕 
O meu roteador parece que tá com problemas, as vezes o wifi para de funcionar (deixo ele ligado 24hrs).

Quero comprar com a intenção de futuro upgrade na net tb

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não recomendo D-Link. Já tive pilhas deles queimados nas casas de clientes. Recomendo TP-Link pela garantia extra e qualidade de maneira geral. Outra coisa, em um sobrado dificilmente seu roteador cobrirá toda a residência, independentemente do modelo. Se quer cobrir toda a casa, utilize outro roteador no andar de baixo conectado por cascateamento (cabo), ou então instale um powerline para passar o sinal para baixo sem cabo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods @Tio Chang Eu tenho 2 roteadores em casa.

Um em cima que é o Intelbras IWR 300N (as vezes fica sem net e preciso reiniciar) e um em baixo que é o TP-LINK WR941ND (esse eu tenho certeza de que está ruim, sempre o wifi para de funcionar. Ele fica ligado 24hrs e tenho faz uns 5 anos kkk).

 

Minha ideia é descer o Intelbras IWR 300N e colocar um novo no meu quarto.
Tb penso em fazer um upgrade de net no futuro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, xkillerssx disse:

Quero comprar com a intenção de futuro upgrade na net tb

Eu compraria esse Roteador TP-Link Archer C6 AC1200, 10/100/1000Mbps, 4 Antenas

 

DLINK eu nunca mais compro, eles vem com QOS em quanto TPLINK vem com controle de banda.

Dlink que eu tenho quando a luz pisca, eles não voltam, sendo nescessario tirar da tomada e contar ate 5, maior chatice.

Dlink são lindos com seus acabamento black piano, mas é so, resto é furada.

 

4 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Não recomendo D-Link. Já tive pilhas deles queimados nas casas de clientes

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@xkillerssx Já estão em cascateamento ou está usando o de baixo como repetidor? Repetidores sempre são mais problema do que solução. Além disso, se o cascateamento tiver sido feito errado, muito comumente isso vai travar a rede inteira.

adicionado 2 minutos depois

Se vai substituir algum, ou ambos, reveja a configuração e posicionamento. O ideal é sempre que fiquem no cômodo mais central da casa possível, pois sinal de WIFI não atravessa paredes, apenas reflete nelas. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@xkillerssx Já estão em cascateamento ou está usando o de baixo como repetidor? Repetidores sempre são mais problema do que solução. Além disso, se o cascateamento tiver sido feito errado, muito comumente isso vai travar a rede inteira.

Bem lembrado, Nao adianta nada por no quarto um lindro aparelho /1000 com wifi 5ghz, se nao aumentar a banda,

Com 80 megas so o seu quarto com um celular usando ao extremo wifi 5g ja vai roubar toda a banda,

A banda nao ira chegar nos andares inferiores. Tem que ser feito na ponta do lapiz os calculos para o futuro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tio Chang Que isso amiguinho! 80 MB é suficiente para 4 TVs rodando Netflix FHD! Se tiver uma única 4K na casa já vai aleijar a conexão, mas fora isso dá para fazer muita coisa com 80 MB. Tenho parentes no interior que utilizam 25 MB para ter ideia, isso com 6 celulares, dois computadores e uma TV 4K conectada na netflix em FHD o dia todo. Celulares tem pico de transmissão máximo de 3 a 4 MB, exceto quando streaming. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@Tio Chang Que isso amiguinho! 80 MB é suficiente para 4 TVs rodando Netflix FHD! Se tiver uma única 4K na casa já vai aleijar a conexão, mas fora isso dá para fazer muita coisa com 80 MB. Tenho parentes no interior que utilizam 25 MB para ter ideia, isso com 6 celulares, dois computadores e uma TV 4K conectada na netflix em FHD o dia todo. Celulares tem pico de transmissão máximo de 3 a 4 MB, exceto quando streaming. 

Eu digo assim. Um PC fazendo o download a uma velocidade de 70 megas por exemplo.

Ai o cabo de rede continua seguindo, e vai para o router 2

No router 2 nesse momento so vai chegar 10 megas.

 

Exemplo 2

Uma casa cuja internet é 100 megas up e dow e a pessoa tem dois celulares 2,4 ghz

Se esta pessoa fazer o teste de velocidade simultaneo nos dois aparelhos, ambos daram a media de 50 megas em cada aparelho.

Mas é claro que no uso normal, a pessoa nao tem 4 mão para usar dois celulares ao extremo, entao dificilmente vai usar toda a banda.

 

È so ilustração da probabilidade extrema.

 

é igual dizer, se eu tenho 80 megas. Quero dar uma festa, quantas pessoas poderiam utlilizar simultaneamente, obtendo a velocidade maxima de 1 mega. ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tio Chang @WOZ Dods Quando ao uso da rede está de boa. No PC eu sei quando faço os downloads (que é as vezes e de noite) e no celular é uso normal, youtube, netflix, aplicativos (nada 4k) e etc. Acredito que não esteja puxando nem 40mb no uso durante o dia.

 

Sobre as configurações, eu entendo "cascateamento" como o primeiro roteador ligado no segundo via cabo, certo?

Se sim, já estão. O primeiro roteador (Intelbras IWR 300N) está com DHCP ligado e conectado via cabo no segundo, ambos através na porta 1 WLAN. O segundo (TP-LINK WR941ND) está com DHCP desligado e a única coisa que faço nele é transmitir a internet recebida.

O cabo de rede conectando o roteador 1 no 2 é um pouco grande, cerca de 15 metros. Isso é um problema?


O WIFI do TP-LINK WR941ND para de funcionar do nada, e é só reiniciar que volta ao normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, xkillerssx disse:

O primeiro roteador (Intelbras IWR 300N) está com DHCP ligado e conectado via cabo no segundo, ambos através na porta 1 WLAN. O segundo (TP-LINK WR941ND) está com DHCP desligado e a única coisa que faço nele é transmitir a internet recebida.

É esta a parte que eu imaginei que poderia estar errada. Você deve conectar o cable modem ao primeiro roteador pela porta WAN, sim, mas o segundo deve sempre receber, se configurado corretamente, o cabo do primeiro nas portas numeradas, não na WAN. Isso se você mantiver ambos na mesma faixa de IP e quiser que seja apenas uma rede, bem como se o segundo estiver com o DHCP desligado. Vou te recomendar um bom tutorial de cascateamento para você reconfigurar sua rede, pois com o segundo conectado pela porta WAN, sua rede vai cair regularmente mesmo. Provavelmente seus roteadores nem estão com defeito.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse foi o primeiro que encontrei, mas parece bem certinho: https://pt.wikihow.com/Cascatear-Roteadores

 

Inclusive explica a diferença de configuração entre os dois métodos. Se quiser mais informações basta procurar tutoriais de cascateamento, tem aos montes na net e em inglês tem mais uns tantos.

adicionado 1 minuto depois
agora, xkillerssx disse:

@WOZ Dods Me deu um pouco de esperança de arrumar isso kkk


No roteador 1 a porta WAN está coenctada ao modem da fibra.

Até aí tudo certo, mas o segundo tem que receber a conexão via porta numerada.

Se a conexão for feita assim, todos os computadores/dispositivos da rede estarão na mesma rede. Observe que nesse caso ambos os roteadores tem que estar na mesma rede também, um configurado com IP 192.168.0.1 e o outro com 2 no final, por exemplo. Tente configurar assim e veja se para de derrubar a rede regularmente.

adicionado 6 minutos depois

Outra opção: https://www.linksys.com/br/support-article?articleNum=132275

Lembre que o ideal para ti é o método um em ambos os tutoriais (LAN-LAN), com mesma sub-rede e mudando só o último número do IP de ambos como exemplifiquei acima.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Esse foi o primeiro que encontrei, mas parece bem certinho: https://pt.wikihow.com/Cascatear-Roteadores

 

Inclusive explica a diferença de configuração entre os dois métodos. Se quiser mais informações basta procurar tutoriais de cascateamento, tem aos montes na net e em inglês tem mais uns tantos.

adicionado 1 minuto depois

Até aí tudo certo, mas o segundo tem que receber a conexão via porta numerada.

Se a conexão for feita assim, todos os computadores/dispositivos da rede estarão na mesma rede. Observe que nesse caso ambos os roteadores tem que estar na mesma rede também, um configurado com IP 192.168.0.1 e o outro com 2 no final, por exemplo. Tente configurar assim e veja se para de derrubar a rede regularmente.

Eu já tinha feito o método 1 do site que você mandou e mesmo assim da problema 😕 
No caso o router primário é 10.0.0.1 e o secundário 10.0.0.2.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tentou protocolo de rede padrão? 192.168.0.x?

adicionado 1 minuto depois

https://trendblog.net/ever-wondered-use-192-168-x-x-ip-addresses-home/

adicionado 1 minuto depois
Citação

 

Depending on how large your network is, you would choose from one of these network classes. Class A gives you 16,777,216 IP addresses, Class B – 1,048,576 and class C 65,536.

Since we are talking about private home networks, I don’t think you would even come close to connecting 50 different devices at the same time to one router. And, the smaller the network, the less problems it will cause.

For this reason, most Broadband routers have an even smaller range of IP addresses: 192.168.0.0 to 192.168.0.255. This means that you can connect up to 254 devices to your network (254 + 1 router). That should be enough for most people.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!