Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, tudo bem?

Bom, sou meio leigo quanto a nobreaks e o meu caso é o seguinte, comprei recentemente um nobreak da TS SHARA, modelo: UPS SENOIDAL UNIVERSAL 1500VA (4411), segue o link:

https://tsshara.com.br/produto/ups-senoidal-universal-1500va/

E estou com o seguinte problema: desde a primeira vez que liguei o nobreak eu escuto um "zumbido" continuo e bem agudo na faixa dos 17000 Hz, sendo que, mesmo esperando as 12 hrs para a bateria carregar antes de usá-lo pela primeira vez, como a fabricante recomenda, o zumbido continuou. Também testei em outras tomadas e o zumbido continua, vale ressaltar que todas as tomadas aqui de casa são aterradas. Dependendo da idade não é possível ouvir esse zumbido. Aqui em casa somos 4 pessoas, as 2 mais novas escutam e as 2 mais velhas não. Mas, para quem escuta, esse zumbido é insuportável, ficando até difícil de permanecer no mesmo cômodo do nobreak por mais de 20 min. Esse zumbido ocorre quando o mesmo está conectado a rede normalmente, se eu desligar ele da tomada e ativar o modo bateria, o cooler do nobreak é ativado e faz barulho, encobrindo o zumbido. Eu pesquisei na net sobre esse problema e só achei um caso parecido que foi respondido pela própria TS SHARA nesse tópico do CDH de 2014:

Com isso, dada a resposta da fabricante nesse tópico de 2014, cheguei a conclusão que talvez não seja um defeito no meu nobreak e sim um problema estrutural de como ele é projetado, dessa forma não faz sentido contactar a garantia para realizar a troca, sendo que, provavelmente, a troca seria feita por outro produto que emitiria o mesmo barulho.

Então, para contornar essa situação, eu resolvi ligar o nobreak em uma tomada fora do meu quarto, visto que, com a porta encostada eu não consigo ouvir o zumbido, só que para isso funcionar tive que ligar o pc em um filtro de linha e daí ligar o filtro de linha no nobreak. Daí que vem minha dúvida, sendo esse modelo um nobreak senoidal, existe algum problema em colocar o filtro de linha entre o nobreak e a fonte do meu pc? Por exemplo, isso afetaria a onda senoidal que chegaria ao meu pc?

Fonte: Kcas 600w, pfc ativo, 80 plus bronze. Link: http://aerocool.com.br/produto/56680/fonte-atx-sem-cabo-600w-kcas-preto-aerocool

Filtro de linha: Protetor Eletrônico Intelbras com 6 tomadas EPE 1006, Branco. Link: https://www.intelbras.com/pt-br/protetor-eletrônico-epe-1006

Desculpa pelo tamanho do texto e obrigado pela atenção de todos! PS: @faller gosto muito das suas explicações, se você também pudesse me orientar sobre essa dúvida ficaria bastante agradecido!

• Membro VIP
Postado

Filtros de linha são elementos passivos e em nada atrapalham a forma de onda gerada pelo no-break, independentemente do modo como eles geram energia.

O que atrapalha mesmo são os estabilizadores que, infelizmente equipa esse seu no-break pois se trata de no-break line interative.

Esse seu no-break, interativo, só opera seu gerador senoidal quando falta a energia da rede AC comercial.

Desse modo quem está gerando essa alta frequência que lhe atrapalha a vida é a operação normal do no-break, com certeza absoluta, ou seja, na sua operação como estabilizador, totalmente ofensor e desnecessário.

Sinceramente a dúvida que me assola nesse momento é da real necessidade de você adotar esse no-break ou outro qualquer.

Se buscas proteção para seu PC saiba que não é essa a função de um no-break.

Um bom filtro de linha, uma atenção maior para sua instalação elétrica poderiam ser muito mais importantes na proteção de seu investimento e, certo, custariam muito menos e nem fariam ruído.

Quanto a sua pergunta, para não deixar no vazio, sim você pode colocar filtro de linha sem o menor problema.. E aproveite, coloque um filtro de linha decente. Às vezes encontro por ai uns e outros que gastam R$ 30 na compra de um filtro de linha que não passa de uma régua de tomadas e de outro lado gastam mais de R$ 800 em no-breaks interativos uns geradores de onda retangular vagabunda e outros até geradores de forma de onda senoidal e que de efetiva proteção contra surtos de tensão não agregam nada.

Dica para ler e entender: 

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, faller disse:

O que atrapalha mesmo são os estabilizadores que, infelizmente equipa esse seu no-break pois se trata de no-break line interative.

Bom saber, eu realmente não tinha noção que esses estabilizadores que vem na maioria dos nobreaks também prejudicavam a fonte, da mesma forma que os estabilizadores normais fazem.

Sinceramente a dúvida que me assola nesse momento é da real necessidade de você adotar esse no-break ou outro qualquer.

Se buscas proteção para seu PC saiba que não é essa a função de um no-break.

Um bom filtro de linha, uma atenção maior para sua instalação elétrica poderiam ser muito mais importantes na proteção de seu investimento e, certo, custariam muito menos e nem fariam ruído.

A região onde moro sofre com constantes quedas de energia e tive duas placas mãe e uma placa de vídeo queimadas nos últimos 3 anos, após quedas de energia. A compra do nobreak foi indicada pelo técnico que fez o diagnóstico das peças queimadas do meu pc após a última queda de energia, ele apenas me alertou que era necessário um nobreak de onda senoidal pura, infelizmente ele não me alertou que a presença de um estabilizador seria prejudicial ao pc.

No caso um bom filtro de linha impediria que componentes do pc queimem por causa dessas quedas de energia?

Quanto a sua pergunta, para não deixar no vazio, sim você pode colocar filtro de linha sem o menor problema.. E aproveite, coloque um filtro de linha decente. Às vezes encontro por ai uns e outros que gastam R$ 30 na compra de um filtro de linha que não passa de uma régua de tomadas e de outro lado gastam mais de R$ 800 em no-breaks interativos uns geradores de onda retangular vagabunda e outros até geradores de forma de onda senoidal e que de efetiva proteção contra surtos de tensão não agregam nada.

Obrigado pelas informações @faller, elas foram bastante úteis. Por fim, você poderia me indicar algum modelo de filtro de linha que você considere de qualidade? 

• Coordenador
Postado

@B-alu Se você comprou esse no-break pela Internet e recebeu há menos de 7 dias corridos, pode usar o Direito de Arrependimento para devolvê-lo sem justificativa. Ele será extremamente nocivo para a sua fonte com PFC ativo (inclusive deve existir um aviso no manual dizendo para não usá-lo com esse tipo de fonte).

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
9 horas atrás, B-alu disse:

......

No caso um bom filtro de linha impediria que componentes do pc queimem por causa dessas quedas de energia?

Obrigado pelas informações @faller, elas foram bastante úteis. Por fim, você poderia me indicar algum modelo de filtro de linha que você considere de qualidade? 

Um bom filtro de linha sim pode auxiliar e muito na proteção de sua config contra surtos de tensão.. Quedas de energia costumam ser acompanhadas por surtos de tensão e são eles que, na maioria das vezes, acabam queimando alguma coisa por ai..

Gosto muito dos filtros fabricados pela Clamper e considero-os os melhores por aqui produzidos. Consulte a loja deles e escolha o que melhor se adapte aos seus requisitos.

Clamper

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...