Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

placa-mãe Asus H61MA/BR não da vídeo com Memória ram na DIMM2!


Ir à solução Resolvido por Athom,

Posts recomendados

Olá Clube, estou com um problema. Segue as configurações abaixo:

 

  • placa-mãe: Asus H61MA/BR
  • CPU: Core i5-2400
  • Memórias: 1X4GB 1333Mhz Corsair + 1X4GB 1600Mhz MarkVision

 

Estou usando dois pentes de memória ram (2X4GB), totalizando 8GB. Com o processador Intel G2020 as duas memórias funcionam perfeitamente, reduzindo apenas a velocidade da memória de 1600Mhz para 1333Mhz, mas quando ligo o processador I5-2400 a DIMM2 para de funcionar, fazendo com que a máquina não dê o bip, mas retirando a memória a máquina liga novamente.

Observações: Constatei que o problema não é nem nas memórias nem no soquete, pois alternando as memórias rams ele liga e com as duas no Intel G2020 ela liga, porém no i5 não dá vida com o pente na DIMM2! 

O que pode ser galera?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Erikles Ribeiro Repare que um processador tem um TPD de apenas 55W e o outro de 95W, quase o dobro. Possivelmente está havendo algum problema com energia/consumo que está afetando talvez a mobo, o slot DIMM2 ou outro componente. Eu começaria a investigação baseado nisto. Confere se o BIOS está atualizado para se certificar de que qualquer possível problema tenha sido revisado. Se certifique que a fonte esteja com as tensões corretas e estáveis quando exigida.
Acho que é um bom começo para averiguar.
 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Athom disse:

@Erikles Ribeiro Repare que um processador tem um TPD de apenas 55W e o outro de 95W, quase o dobro. Possivelmente está havendo algum problema com energia/consumo que está afetando talvez a mobo, o slot DIMM2 ou outro componente. Eu começaria a investigação baseado nisto. Confere se o BIOS está atualizado para se certificar de que qualquer possível problema tenha sido revisado. Se certifique que a fonte esteja com as tensões corretas e estáveis quando exigida.
Acho que é um bom começo para averiguar.
 

Vou verificar aqui se a bios está atualizada e vou testar outra fonte caso não resulte positivamente, pois não tinha pensado nessa hipótese: A fonte é uma bem simples > Link do brasil: ATX FX 450 LPJ-20. Mas já agradeço desde já pela resposta!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
50 minutos atrás, Erikles Ribeiro disse:

Não! Só a DIMM1

Na minha opinião é problema no circuito do DIMM2 em relação a energia/consumo/temperatura que um processador mais potente possa causar. Talvez alguém com conhecimento em arquitetura de mobos possa ser mais específico. 
Boa sorte.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/05/2020 às 21:52, Athom disse:

Na minha opinião é problema no circuito do DIMM2 em relação a energia/consumo/temperatura que um processador mais potente possa causar. Talvez alguém com conhecimento em arquitetura de mobos possa ser mais específico. 
Boa sorte.

 

Muito obrigado @Athom, no momento vou ficar utilizando apenas os 4GB de memória ram. Assim que eu arrumar outra placa com as mesmas configurações irei realizar o teste para saber se de fato o problema é curto no socket. Caso consiga algum resultado reabrirei o Tópico para deixar um esclarecimento afim de ajudar outros na mesma situação!

Att. Erikles Ribeiro

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Finalizando: Consegui uma placa-mãe semelhante para o teste com o processador I5-2400, a MSI H61M-P31 Geração 3. Porém fiquei um pouco surpreso mas com quase todas as dúvidas respondidas.

  • O processador I5-2400 também não ligou com a memória na DIMM2 na MSI.
  • Peguei o I3-2100 que veio com a placa-mãe e liguei na ASUS, os dois slots funcionaram.
  • Liguei o I3-2100 novamente na MSI e os dois slots funcionaram.

Supostamente o defeito é o no processador I5-2400, que pode estar apresentando falha na comunicação com o slot DIMM2, não posso afirmar 100% pelo fato de não ter outro processador idêntico para realizar o teste, porém  caso algum dia encontre algum, deixarei mais um Feedback por aqui...

 

Obrigado a todos que me ajudaram e espero que esse post possa ajudar alguém que venha a ter o mesmo problema!

 

Atenciosamente: Erikles Ribeiro

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!