Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O que determina se uma rede privada é /16 ou /24


Posts recomendados

Olá, estou estudando redes e me veio uma dúvida. O que determina se uma rede é /16 ou /24? Isso é limitação do roteador? Eu sei que no ato da criação de sub-redes não se pode ir para cima, só se pode para baixo. A rede doméstica em si é /16 e eu poderia mudar para /24 com qualquer roteador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

@Guilherme Efgen Você não deve estar entendendo o conceito por trás da configuração do CIDR... Tal configuração indicará quantos bits serão usados para o campo de identificação da rede do endereço IP. Esta configuração, em redes privadas, é determinada exclusivamente pelo administrador da rede. Todas as máquinas terão de usar o mesmo número de rede, ou seja, a mesma máscara de rede. Se você usar /16 então a máscara será 255.255.0.0 e se você usar /24 será 255.255.255.0. Isto é explicado de forma aprofundada em meu curso Redes TCP/IP:

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...