Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Underclock prejudica ou prolonga a vida útil do processador?


Posts recomendados

Bom dia!

 

Meu processador estava meio esquentado, então setei ele pelo Ryzen Master em todos os cores a 2,5ghz em 1,1 Volt.

Deu uma diferença de 10cº. Em jogo continuo tendo a mesma taxa de quadros (testei no Warzone).

 

A configuração desta maneira pode prejudicar em algo em relação ao funcionamento ou a vida útil? 

Existe alguma outra configuração mais adequada que esta para que o processador desempenhe somente o necessário para minha placa de video (1660ti)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, denisdss disse:

Bom dia!

 

Meu processador estava meio esquentado, então setei ele pelo Ryzen Master em todos os cores a 2,5ghz em 1,1 Volt.

Deu uma diferença de 10cº. Em jogo continuo tendo a mesma taxa de quadros (testei no Warzone).

 

A configuração desta maneira pode prejudicar em algo em relação ao funcionamento ou a vida útil? 

Existe alguma outra configuração mais adequada que esta para que o processador desempenhe somente o necessário para minha placa de video (1660ti)?

 

Fazer underclock é como pegar uma Ferrari e colocar um motor 1.0. Problema não vai causar, mas quando precisar de desempenho o carro não vai responder.

Problema de superaquecimento se resolve melhorando fluxo de ar no gabinete e comprando cooler de melhor desempenho, underclock ou undervolt são apenas paliativos.

 

Pra que possamos ajuda-lo poste por favor TODOS os detalhes da sua configuração sendo marca e modelo (Processador, placa-mãe, Memória, Placa de vídeo, Fonte e gabinete)
 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Caio Ferreira Uso para jogos e renders 3D.

 

Essa alteração é temporária, pois ele esta oscilando de 60 a 70cº parado no desktop por conta do péssimo fluxo de ar do meu gabinete antigo e da pasta térmica genérica usada na instalação.

 

Já comprei um modelo melhor gabinete e pasta, só estou esperando chegar para trocar.

Mas quando eu não estiver trabalhando com 3D pretendo deixar ele capada mesmo para preservar. Será que prejudica isto?

 

 

adicionado 1 minuto depois

@NIGHT FALL Entendi.

 

Conforme respondi ao amigo de cima, seria apenas temporariamente.

 

As configs do meu PC estão no meu perfil ali do lado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, denisdss disse:

Mas quando eu não estiver trabalhando com 3D pretendo deixar ele capada mesmo para preservar. Será que prejudica isto?

Preservar o que? A CPU?

 

CPU degrada com temperatura/tensões altas.. Se você mantém ele dentro das especificações, ele vai durar anos.. Só usar o perfil Equilibrado/Ryzen Balanced do Windows, que ele gerencia isso..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, denisdss disse:

Já comprei um modelo melhor gabinete e pasta, só estou esperando chegar para trocar.

Mas quando eu não estiver trabalhando com 3D pretendo deixar ele capada mesmo para preservar. Será que prejudica isto?

 

Cara isso é completamente sem sentido.

Até hoje tem configurações de 2005, 2006 rodando por ai e você vai perder desempenho com a ideia de "preservar" o cpu?
Vai prejudicar seu bolso, que pagou por um R7 e vai estar usando um R5.
Coloca um bom cooler ai (Como Gammaxx 400) e deixa ele trabalhar.

Segundo a AMD a temperatura máxima segura de operação é de 85Cº, então mantendo abaixo disso você não vai ter problema.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!