Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade Ryzen 5 1600? 144hz? 8+4 perde pra 4+4 em RAM?


Posts recomendados

Salve rapaziada, to querendo fazer um upgrade da seguinte máquina:

CPU: Ryzen 3 2200G

Mobo: Gigabyte A320M-S2H

RAM: 8Gb DDR4 Corsair Value 2133Mhz

GPU: Galax 1050Ti 4Gb

Monitor: Acer V226HQL 60Hz Fullhd

 

Antes de tudo, MEU OBJETIVO: Eu faço alguns trabalhos de renderização de vídeos simples, estudo área de programação e jogo BASTANTE. Não costumo jogar a última geração de games porque não tenho dinheiro pra comprar jogo lançamento por R$200,00, eu diria eu estou ali na geração anterior, jogo bastante GTA 5, Battlefield 1, Rise of Tomb Raider, FarCry 5, The Witcher 3 e bastante jogos mais antigos ainda, FarCry 4, CODs antigos, BF4, Watch Dogs... Quero fazer esse upgrade pra levar minha experiência nesses jogos a outro nível e me preparar pra rodar a próxima geração, especialmente o GTA 6. [O FOCO É JOGAR NECESSARIAMENTE EM FULLHD, E PREFERENCIALMENTE COM GRÁFICOS NO ALTO/ULTRA]

 

Sobre o PROCESSADOR: Definitivamente vai ser meu primeiro upgrade, estou mirando o Ryzen 5 1600, pesquisei bastante e gostei do desempenho e custo/benefício dele (Claro que não nos preços do dólar a 6 conto). Ainda é uma boa? Ainda vale a pena? Alguma sugestão melhor? Sobre a placa-mãe, já estou ciente da compatibilidade de BIOS e eu mesmo vou atualizar pra F20 sem maiores problemas quando chegar a hora.

 

Sobre a MEMÓRIA RAM: Estou querendo economizar ao máximo nesse upgrade, então cogitei a possibilidade de comprar só +1 pente de 4Gb pra ficar com 12Gb de RAM. A minha dúvida é: o desempenho compensa? Roda em dual-channel normalmente, ou vai perder até pra 2x4gb?

 

Sobre MONITOR 144HZ e PLACA DE VÍDEO: Bom, esse já é um plano mais distante e caro, é minha última prioridade, pro caso de tudo dar muito certo e sobrar uma grana. Eu sei que não vou conseguir rodar a 144 FPS muitos jogos lançados lá de 2016 pra cá, mas a minha dúvida é: vale a pena comprar um 144hz pra jogar ali na faixa de 100fps até comprar uma placa de vídeo melhor no futuro e bater os queridos 144? Ainda seria uma experiência top jogar em 144Hz e 144FPS os jogos um pouco mais antigos que a 1050ti com um 1600 consigam atingir essa marca? Joguei só 1 vez em um monitor 144hz num camp. de lan de CSGO, e sinceramente foi FOD# DEMAIS. Levei uns 2 dias pra me acostumar com meus 60hz dnv

 

E já antecipando alguns possíveis questionamentos:

SSD: Já tenho pra usar o windows e não penso em colocar outro pra pôr os jogos porque sairia muito caro, os jogos atuais beiram 100Gb.

Fonte: Tenho uma EVGA de 400W que apesar de não ser excelente, aguentaria o upgrade bem

 

E deixo mais um adendo: Qual placa de vídeo seria uma opção para eu começar a mirar pra utilizar com o Ryzen 5 1600 e focada em 144Hz com bons gráficos? Com a GPU apenas, não quero pagar mais de R$1.500 sob hipótese alguma, e quanto menos melhor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Luiz Carlos Moura disse:

Sobre a MEMÓRIA RAM: Estou querendo economizar ao máximo nesse upgrade, então cogitei a possibilidade de comprar só +1 pente de 4Gb pra ficar com 12Gb de RAM. A minha dúvida é: o desempenho compensa? Roda em dual-channel normalmente, ou vai perder até pra 2x4gb?

 

De 12 GB, os 4 GB finais (do módulo de 8 GB) serão acessados em single-channel porque a configuração irá ficar assimétrica, fora isso tudo bem.

 

 

24 minutos atrás, Luiz Carlos Moura disse:

SSD: Já tenho pra usar o windows e não penso em colocar outro pra pôr os jogos porque sairia muito caro, os jogos atuais beiram 100Gb.

 

Se por acaso espaço vir a ser um problema, ter um HD de pelo menos 1 TB apenas para os maiores jogos resolve o problema, embora perca nas velocidades de escrita e leitura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, Luiz Carlos Moura disse:

E deixo mais um adendo: Qual placa de vídeo seria uma opção para eu começar a mirar pra utilizar com o Ryzen 5 1600 e focada em 144Hz com bons gráficos? Com a GPU apenas, não quero pagar mais de R$1.500 sob hipótese alguma, e quanto menos melhor

Recomendaria a minha placa de vídeo, não o exato modelo dela pois já saiu de linha de produção mas o modelo mais barato desse chip, ele é o ideal para FullHD 144hz, que também é exatamente o que eu tenho. A 2060 entrega bem em todos os jogos que eu jogo, que em sua maioria são jogos de fps competitivos (cs:go, destiny 2, overwatch, cod warzone, valorant) e só peca no cod nos 144 frames com as texturas no alto e filtros ligados. E eu acho que a experiência de gpu depois monitor seria mais válida a você do que monitor depois gpu. Mas sei da necessidade de ter de trocar a fonte se pegar uma placa dessas, mas é a minha recomendação de placa do seguimento full hd alto com os 144 quadros por segundo, sem dúvidas.

 

41 minutos atrás, Luiz Carlos Moura disse:

Sobre o PROCESSADOR: Definitivamente vai ser meu primeiro upgrade, estou mirando o Ryzen 5 1600, pesquisei bastante e gostei do desempenho e custo/benefício dele (Claro que não nos preços do dólar a 6 conto). Ainda é uma boa? Ainda vale a pena? Alguma sugestão melhor? Sobre a placa-mãe, já estou ciente da compatibilidade de BIOS e eu mesmo vou atualizar pra F20 sem maiores problemas quando chegar a hora.

 Ainda é sim uma excelente opção, ainda é mais barato que um 2600 e é igual em diversos aspectos, apenas com um clock menor, inclusive ele segura a placa de vídeo que recomendei. Não tem como falar para esperar diminuir o preço porque isso dificilmente irá acontecer devido a situação do nosso país. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique Souza Espindola

 

Realmente os preços estão lamentáveis, mas estou juntando grana pra tentar comprar no segundo semestre. Uma grande dúvida que eu tenho, a experiência com 144hz vale a pena em qualquer jogo? Porque como disse, jogo muitos jogos que não são atuais, jogos de 2012, 2013, 2014... E são os jogos onde minha GPU atual consegue rodar 144 FPS tranquilamente. E sobre os jogos pesados onde minha GPU atual roda na faixa de 80, 90, até 100 FPS, a diferença compensa em qualidade, mesmo que provisório, até que eu troque por uma GPU mais forte e atinja os 144 FPS nesses games?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de tudo minha máquina:

Galax 1050Ti 4gb

8Gb Ram DDR4 Corsair

Ryzen 3 2200G

Monitor Acer V226HQL 21,5" FHD 60Hz 5ms 

 

Estou pretendendo mudar a GPU e a CPU para opções mais potentes em breve (Ryzen 5 1600 e a VGA ainda não decidi) e tô MUITO afim de comprar um monitor 144hz. Como vocês viram ali, meu monitor é 60hz e 5ms, já tive experiência com um 144hz 1ms E FOI A MESMA SENSAÇÃO QUE EU TIVE QUANDO MEU TIME FAZ GOL EM CLÁSSICO! 

A minha dúvida é, seria jogar dinheiro fora comprar o monitor ANTES de fazer os upgrades q eu pretendo e colocar mais memória ram? Eu não jogo lançamentos super pesados como Shadow of tomb raider, BF5, o ultimo AC que lançou, esses jogos pesadíssimos da última gen. Meu foco é mais ali no the witcher, farcry 4, farcry primal, BF4, CSGO, GTA5, etc.

Minha única experiência com 144hz foi em um campeonato de CSGO e como eu disse, FOI F#D@ DEMAIS! Agora queria saber se a sensação também seria agradável nesses jogos, onde por enquanto eu iria usufruir apenas de cerca de 80 a 120hz do monitor, já que nem todos os jogos que citei rodo a 144 FPS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx É exatamente nela que eu to pensando pra completar com o Ryzen 5 1600, uma 1660 boa. Está nos planos. Mas a  questão acho que é se vale a pena utilizar os 144hz nesses jogos um pouco mais antigos que eu jogo MUITO, queria uma opinião de alguém que tem um 144 pra dizer como é a experiência nesses jogos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luiz Carlos Moura Tenho um 144hz e posso dizer, jogos FPS tipo CS, Fortinite PUBG e jogos MOBA tipo DOTA e LOL é uma bela diferença, quando pelo um monitor de 60hz pra jogar esses jogos hoje, eu sinto uma baita diferença.

Agora jogos single player com modo história, tipo Resident, Assasin's Creed, Control, não faz muita diferença, os 60hz já atendem bem.

 

26 minutos atrás, Phoenyx disse:

Não é dinheiro jogado fora, mas você precisa de hardware pra acompanhar os frames. Tem grana para uma 1660 Super? Algo neste naipe aí? Caso contrário o monitor será subutilizado. E este 2200G tmb vai gargalar em frames altos.

 

O que o @Phoenyx disse é a mais pura verdade.

Para chegar nos 144 é necessário um hardware bem planejado,no meu caso vejo que estou no limite do processador pois em alguns  jogos o FPS fica em 110/120fps e a placa de vídeo só em 40% de uso, indicando que o processador não ta conseguindo empurrar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!