Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde. Comprei uma bomba d'água nova de 1\2 HP para substituir uma queimada. A que estava antes era de 1\4 CV e usava disjuntor de 10 Ampére e meu disjuntor geral é de 40B. 

Gostaria de saber se posso colocar no lugar essa nova de 1/2 HP usando disjuntor de curva 10C, para substituir o antigo disjuntor preto que era de 10. Lembrando que  

Minha rede é 110 monofásica e meu disjuntor geral é 40B. Se eu fizer isso, corre algum risco de algo dar errado? 

Outra dúvida era que os 2 fios da bomba nova são coloridos e gostaria de saber qual deles eu conecto o fase pois no manual de instruções não vem explicando isso!  !

Segue uma foto dos fios. Não sei se dá pra ver bem. 

Desde já agradeço!

20200528_144445-1.jpg

Postado

Olá. Pode usar o disjuntor 10C. Olhe na plaqueta do motor.

Para segurança é importante aterrar a carcaça do motor.

adicionado 10 minutos depois

EDIT: A foto está desfocada. Vermelho deve ser fase e azul neutro. O verde-amarelo é aterramento.

• Obrigado 1
Postado

qual é o modelo/marca do equipamento?

o disjuntor aguenta, mas eu recomendo investir num disjuntor motor ou num fusível para desarmar em caso de sobrecarga possibilitando a verificação do problema sem que a bomba queime.

• Obrigado 1
Postado

@eder neumann a marca é intech machine bpa500

adicionado 16 minutos depois

20200528_174728-1.jpg

adicionado 21 minutos depois
3 horas atrás, Ricardov disse:

Olá. Pode usar o disjuntor 10C. Olhe na plaqueta do motor.

Para segurança é importante aterrar a carcaça do motor.

adicionado 10 minutos depois

EDIT: A foto está desfocada. Vermelho deve ser fase e azul neutro. O verde-amarelo é aterramento.

Olá! Obrigado pela ajuda! 

Colocaram a fiação assim como está na foto! Parece que ligaram o terra junto com o neutro e o fase separado. Está certo isso?? Não estou conseguindo tirar uma foto com qualidade mas acho que Dá pra ver!

Ainda não liguei a bomba! 

20200528_174728-1.jpg

Postado

@Eder Neumann No meu caso, qual configuração de disjuntor motor você recomendaria de acordo com minha bomba e rede elétrica que é 110V monofásico, disjuntor geral da casa 40B? É que eu vi vários modelos e marcas diferentes! E como seria esse fusível?

Postado

preciso de foto da placa do motor ou da bomba, ou modelo dela, manual, ou algum documento que mostre exatamente a corrente dimensionada pelo fabricante para poder lhe ajudar com esta questão.

presumo que a bomba seja monofásica, para o fusível é só usar um tipo D ou NH com curva retardada (própria para motores de indução) com capacidade de corrente nominal compatível com a corrente do motor. Como a corrente é bem baixa você pode até cogitar uma solução mais em conta que é o uso de um borne fusível ou porta-fuzível cilíndrico, é até mais seguro em caso de necessidade de troca do fusível por não permitir o acesso aos contatos energizados, diferente dos modelos anteriores.

https://proesi.com.br/porta-fusivel-para-painel-blx-6x30mm-vermelho.html 

os fusíveis custam alguns centavos e só vão queimar em caso de algo errado com a bomba, penso que seja a melhor solução custo-benefício.

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
15 horas atrás, André Luiz 78 disse:

tirar uma foto com qualidade

Tire um pouco + de longe. E não conecte o terra com neutro. Se achar que deve/pode, conecte o terra (fio amarelo/verde é o padrão) numa haste metálica qualquer no chão.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
6 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Tire um pouco + de longe. E não conecte o terra com neutro. Se achar que deve/pode, conecte o terra (fio amarelo/verde é o padrão) numa haste metálica qualquer no chão.

Vou fazer isso! Muito obrigado pela ajuda! 

adicionado 38 minutos depois
7 horas atrás, Eder Neumann disse:

preciso de foto da placa do motor ou da bomba, ou modelo dela, manual, ou algum documento que mostre exatamente a corrente dimensionada pelo fabricante para poder lhe ajudar com esta questão.

presumo que a bomba seja monofásica, para o fusível é só usar um tipo D ou NH com curva retardada (própria para motores de indução) com capacidade de corrente nominal compatível com a corrente do motor. Como a corrente é bem baixa você pode até cogitar uma solução mais em conta que é o uso de um borne fusível ou porta-fuzível cilíndrico, é até mais seguro em caso de necessidade de troca do fusível por não permitir o acesso aos contatos energizados, diferente dos modelos anteriores.

https://proesi.com.br/porta-fusivel-para-painel-blx-6x30mm-vermelho.html 

os fusíveis custam alguns centavos e só vão queimar em caso de algo errado com a bomba, penso que seja a melhor solução custo-benefício.

De que forma se liga esse fusível? Basta conectar os 2 fios da bomba ? 

Segue as fotos das especificações da bomba:

20200529_155013-1.jpg

Postado

Bom. Não é para fazer. Apenas como comentário.

Certa ocasião desejei saber se aqueles relés de 5V, aqueles que parecem um dado com cerca de 2cm de lado, suportariam mesmo a corrente de 10A.

Basicamente coloquei duas lâmpadas em série de 200W cada para 127V. Alimentei com 220Vca.

Coloquei um relé daquele para ligar e desligar as lâmpadas. O controle fiz com 555.

Deixei ligando e desligando, perfazendo um total de 7200 ciclos. 

O relezinho aguentou o tranco, mesmo com a corrente inicial que as lâmpadas têm.

O circuito de teste é mostrado à seguir.

337677366_Rel_5Vcc_220Vca_Teste.thumb.jpg.5586115c7da004cfe912775f4c30cf39.jpg

MOR_AL

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
38 minutos atrás, MOR disse:

Deixei ligando e desligando, perfazendo um total de 7200 ciclos.

Num próximo teste faça com 2 simultaneamente. Um sem e outro com snubber rc.

220px-RC_Snubber_(Model).PNGOportunidade boa pra demonstrar a relevância deste filtro na prática

Dica: use relé que sai a caixa de proteção. Fotografe os contatos de ambos antes e depois dos ciclos. Também pode filmar ambos pra demonstrar que o filtro absorve o arco. E também com tipos diferentes de carga: resistiva, capacitiva, indutiva, além de fabricantes diferentes inclusive os da china.

Um bom proveito da quarentena, aposentadoria e claro +um excelente conteúdo pro forum😁

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Num próximo teste faça com 2 simultaneamente. Um sem e outro com snubber rc.

220px-RC_Snubber_(Model).PNGOportunidad

e boa pra demonstrar a relevância deste filtro na prática

A intenção era de forçar os contatos ao máximo. Se colocasse snubber eu estaria mascarando o teste dos contatos.

3 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Dica: use relé que sai a caixa de proteção. Fotografe os contatos de ambos antes e depois dos ciclos. Também pode filmar ambos pra demonstrar que o filtro absorve o arco. E também com tipos diferentes de carga: resistiva, capacitiva, indutiva, além de fabricantes diferentes inclusive os da china.

Um bom proveito da quarentena, aposentadoria e claro +um excelente conteúdo pro forum😁

Devido a sua intensa e louvável curiosidade, colocarei na minha infindável lista de tarefas. Enquanto isso, você pode ir começando a fazer. Caso tenha algum resultado antes de mim, sugiro que poste aqui. Vai ajudar a reduzir minha lista. Hehehe!!

MOR_AL

• Membro VIP
Postado
11 horas atrás, MOR disse:

A intenção era de forçar os contatos ao máximo

A intenção foi boa. Ainda bem que não a explicitou pois nem apareceria a ideia do snubber: um contorno pra relés de qualidade duvidável que felizmente não foi o seu.

Se colocasse snubber eu estaria mascarando o teste dos contatos.

Isto já aplaca a curiosidade teórica. Agora a prática...

minha infindável lista de tarefas. Enquanto isso, você pode ir começando a fazer. Caso tenha algum resultado antes de mim, sugiro que poste aqui

De fato pensei nisso. Mas por hora ainda não me aposentei kk... mas falta pouco.. se Deus permitir ... e o governo deixar.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...