Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O que acontece se os processadores chegarem a 1 nanômetro?


Posts recomendados

 Eu gostaria da ajuda de vocês para saber o que significa essa parada de "AMD e Apple estão fabricando processadores de 5 nanômetros", por exemplo, não tem muito tempo que eram 7 nanômetros, antes eram 10 nanômetros e assim vai. O que significa essa contagem decrescente de nanômetros e o que acontece se chegar a apenas 1 nanômetro? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A medida que os processos de fabricação encolhem vai chegar um momento em que a fabricação se torna inviável, pelo menos dos chips de silício.

 

Em escalas muito baixas é onde os elétrons tornam-se propensos a coisas como tunelamento quântico, o que faz com que ao invés de ficarem "parados" em um determinado logic gate, os mesmos continuam a simplesmente passar de um para o outro sem parar, em essência isso torna impossível que os transistores possuam um estado de desligado/off.

 

Isso é uma forma bem rasa de explicar mas dá uma noção do que vai acontecer, inclusive, eu imagino que os limites para o silício estejam mesmo entre 5 e 3 nm.

 

E ai é onde já ocorre hoje em dia a pesquisa e desenvolvimento de transístores baseados em outros materiais que possam ir além do silício, além é claro da possibilidade de serem fabricados em escalas cada vez menores, tornando possível a construção de chips cada vez mais eficientes e com maior velocidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@Amanda Gonçalo Muito obrigado pela resposta. Eu me interessei pelo assunto que você escreveu aqui sobre tunelamento quântico e desenvolvimento de outros chips além do Silício. Você pode me fornecer materiais para que eu possa estudar mais sobre esses dois assuntos? E uma última pergunta, você imagina que o desenvolvimento de chips cada vez mais potentes vai continuar por quanto tempo? Pois a lei de Moore é prevista para entrar em recessão em não muito tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!