Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quanto de corrente uma fonte manda para um componente?


Posts recomendados

Imaginemos uma fonte de 15v 5A. Se eu ligar uma lâmpada de 12V 5W provavelmente ela vai queimar porque a corrente aumenta, correto? Pois nas especificações da lâmpada se ela é de 12V e 5w ela consome uns 416ma, ao submeter a lâmpada aos 15V a corrente será de aprox. uns 520ma (isso porque a resistência da lâmpada é de uns 29ohm), corrijam me se eu estiver errado. Nesse caso não interessa de qtos amperes seja um carregador pois quem determina a corrente que vai passar na lâmpada é a resistência, correto? Pois bem, lá vai a pergunta: Considerando que a fonte é comum e não seja possível determinar a corrente que ela vai mandar pra um determinado equipamento se eu usar essa fonte pra carregar uma bateria de 12v (moto, carro) qtos amperes o carregador vai jogar nessa bateria? Eu teria que saber a resistência de uma bateria, se é que ela tem pra saber qto de corrente vai passar por ela, ou nesse caso a fonte iria jogar a corrente máxima nela? Pesquisei e não vi nada a respeito, a única coisa que vejo é a recomendação de se controlar a corrente pra dar uma carga lenta (10% do total da corrente da bateria). Se uma bateria é de 5A teria que ser uma carga de 10h regulando o carregador pra mandar 500ma. Volto a questão da lâmpada, eu não determino a corrente que vou jogar nela, ela que valendo-se da sua resistência é que vai permitir apenas a corrente necessária para seu funcionamento. Sei que para carregar uma bateria de 12v ela precisa receber entre 13,6-14V. Já falei demais. Aguardo resposta, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, E.S.A disse:

qtos amperes o carregador vai jogar nessa bateria?

qtos amper a bateria quiser, aí depende da resistencia interna e nivel de carga dela.

e se esla estiver em curto a corrente tnede ao infinito até a fonte entrar em proteção ou a fumaça magica vazar dela...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Quando queres carregar uma bateria de modo a monitorar a corrente terás de regular a tensão aplicada a essa bateria ou colocar alguma espécie de limitador de corrente.

Tanto mais a bateria se carrega mais ela tem sua tensão aumentada e, se a tensão aplicada para a carregá-la se mantiver constante a corrente de carga continuamente diminuirá.

Você pode colocar algum elemento em série, no início do carregamento, com a finalidade de diminuir a corrente inicial de carga. Esse elemento série pode ser um ou mais diodos ou algum resistor de baixo valor (pode também ser usada em parte ou toda, uma resistência nova ou até mesmo queimada de chuveiro elétrico. Fios de conexão com garrinhas ajudam em muito essa tarefa de ajustar o tamanho da resistência envolvida. Um amperímetro em série completa o conjunto.

Diodo como exemplo:

https://www.soldafria.com.br/lge/diodo-6a8-p-6766.html

Máxima corrente superior a 5A

Queda de tensão de aproximadamente 1 Volt

 

Amperímetro:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1194765730-amperimetro-de-painel-analogico-0-4a-_JM#position=37&type=item&tracking_id=edeb4dd7-6c59-42d6-85e9-f45da40ccb8a

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!