Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Passei Desengripante na GPU por Engano


Posts recomendados

Boa tarde pessoal.

Comprei uma GPU usada, é uma XFX RX 570 4GB.
Ela está esquentando de forma absurda, testei no GTA V e em minutos ela vai pra 90 graus. O jogo fecha, monitorando pelo Afterburner acredito q seja pela temperatura.
Testei no Furmark, instantaneamente vai pra 90° e mesmo com o fan em 100% fica nessa temperatura a menos q eu feche o programa.
Primeiro troquei a versão do driver, continuou igual. Tentei alterar a rotação do fan manualmente no Rivaturner, mas não é isso...
Por fim resolvi desmontar a placa pra verificar a pasta térmica, havia pouquíssima pasta aplicada...
Antes de trocar a pasta fui passar um limpa contatos em todo o PCB da placa, mas cometi o engano de passar desengripante na placa toda!
Pesquisando aqui o pessoal fala q em geral os desingripantes não conduzem eletricidade, então não deve dar curto ou algo do tipo, certo?
Mas o problema é que não está secando... fazem algumas horas que passei e tá totalmente oleoso (afinal tem óleo vegetal e mineral na composição), tá um nojo.
Não encontrei tempo de secagem na embalagem, alguém sabe se isso seca se eu esperar mais um tempo?
E se não secar, tem alguma forma de eu remover isso agora sem danificar?
Depois que vi que havia aplicado o desingripante passei o limpa contatos o mais rápido possível na esperança de que a pressão do spray retirasse o desingripante. Acho q até deve ter removido um pouco, mas como falei, está totalmente oleoso e já fazem algumas horas q deixei pra secar.
Pensei em tentar usar um secador de cabelo no frio ou levar até o posto de gasolina próximo e passar aquele ar comprimido q é usado nos pneus... será q alguma dessas funcionaria?

Foto do PCB com desingripante:
https://i.ibb.co/YLQs6jb/20200602-184647.jpg


Outra dúvida, esse adesivo térmico:
 

https://i.ibb.co/QPGwMW7/20200602-183738.jpg


Precisa ser trocado?

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, Athom disse:

@FagundesRafael Simples, usando um pincel macio e com cuidado passa álcool isopropílico e remova todo óleo existente.
Geralmente esses adesivos (thermal pad) são térmicos sim. Caso estejam comprometidos, já que está fazendo uma manutenção completa, seria interessante a troca.

@Athom Eu n tenho esse tipo de álcool aqui, mas acho q consigo comprar amanhã...

O pincel n precisa ser anti-estática?

 

21 minutos atrás, Phoenyx disse:

Qual desengripante? WD40? Se sim não tem problema, basta deixar secar, de um dia pro outro por exemplo. Retire o excesso com uma flanela.

 

O elastômero só precisa ser trocado se já estiver começando a esfarelar.

 

@Phoenyx O desengripante que passei foi esse Mundial Prime MP1 Lub:desengripante_mundial_prime_mp1_lub_321m

 

 

Composição: Óleo mineral, aditivos, anticorrosivo, antioxidantes, essência e gás propelente.

Entendi... o adesivo ainda não tá esfarelando, então beleza.

Quanto a flanela, fico com a mesma dúvida do pincel, n tem problema com eletricidade estática? Eu posso pegar um pano q não solta fibra e passar na placa toda q ela n vai entrar em curto ou algo do tipo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, FagundesRafael disse:

O pincel n precisa ser anti-estática?

Se não tiver pode usar um comum com cerdas macias. Procure escolher algum que não tenha partes metálicas ou o menos possível. Ideal seriam aqueles de maquiagem feminina pela macies
Passe papel toalha ou higiênico para ajudar a absorver o excesso de oleosidade antes de passar álcool e também depois em auxílio ao álcool, caso necessário.
 
 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx @Athom

 

Obrigado a vocês dois pela ajuda, consegui resolver o problema.

Comprei 500ml de isopropílico + pincel antiestático. Usei papel toalha e cotonetes para ajudar. Precisei tirar boa parte da gordura com o papel toalha e ainda tive que dar uma boa esfregada com o pincel.

Inicialmente tentei só dar um banho no álcool e passar bem de leve o pincel, mas não estava saindo a oleosidade, acabei precisando esfregar um pouco e passar o álcool algumas vezes de novo enquanto esfregava.

Mas depois secou e ficou show!

O álcool evaporou bem rápido, não ficou praticamente nada de resíduo de óleo. Placa funcionando e temperatura normal nos jogos.

A placa só fica em temperatura muito alta em teste de stress, mas agora ela vai subindo gradativamente até um teto e fica nisso, não está como antes que eu iniciava e instantaneamente ia a 90º.

Sacanagem do vendedor do ML que enviou com pouquíssima pasta térmica, ainda parecia ser aquela Implastec branca, a mais vagaba...

Uma boa semana a vcs pessoal.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@FagundesRafael Eu sinceramente nem teria retirado o desengripante. Se a composição for a mesma do WD40 não há problemas, e você tem uma camada de proteção contra umidade.

Pra quem mora na praia, ou em local muito úmido, é bem interessante essa camada de proteção, pois combate o mau contato e a formação de zinabre.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!