Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processador ocioso e sem trabalho


Posts recomendados

Então, ontem dia 08/06 meu pc do nada começou a apresentar perda de desempenho no jogo CSGO; Abri o gerenciador de tarefas e vi o que "tempo ocioso do sistema" estava variando entre 70 - 90. Fiz pesquisas, formatei o pc deixando meus arquivos pessoais, monitorei os uso das CPUs que estavam baixo por sinal, monitorei a temperatura pelo HWMONITOR e a temperatura dos CORES estavam oscilando. Abri o pc, limpei a pasta térmica antiga, botei uma (essa "nova" está vencida) e os problemas ainda persistiram. Testei o processador e monitorei, também, no jogo CSGO. As temperaturas continuaram oscilando, não passava de 65C porém, a utilização do processador continuava baixa, em seus 10 - 20%. Praticamente tenho um computador sem processador que está o tempo todo ocioso. Preciso de ajuda o mais rápido possível. Nesse exato momento, às 08:17 do dia 09/08/20, estou utilizando o processador i5 3330 sem pasta térmica e com o cooler box da intel.

 

OBS: Não é o hd, já instalei o cristal disk info e está tudo okay, saúde estável!

 

Minhas configurações:  

i5 3330

8gb DDR3

Gtx 1050ti

Asus P8H61-M

HD 300GB

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, João Pedro FSantic disse:

processador i5 3330 sem pasta térmica

Má ideia... Veja abaixo a função da pasta térmica. 

 

Tente melhorar a refrigeração geral do gabinete. Estou sofrendo com isto com um i5 2400 numa H61. É throttling. Mas aqui onde moro a temperatura chega nos 40ºC e não tem cooler que dê conta. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kleber Peters Mas isso acontecer de uma hora para outra? Moro no Nordeste, precisamente no Ceará, e nunca tive esse problema. Inclusive liguei o ar-condicionado ontem para ver se influenciava alguma coisa e nada mudou. Não sei o que pode ser, já tentei de tudo.... A única pasta térmica q tenho está vencida. Acha q vale a pena eu coloca-la? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim... melhor uma vencida do que sem nada. Eu sou desencanado com esse negócio de ficar trocando pasta térmica. Administrava um parque de 700 micros. Tem uns 200 rodando, sem mexer, há 9 anos (Pentium G830 velho de guerra). E ficam 24/7 ligados. 

A questão de acontecer depois de um tempo é sim possível. A minha, no começo, com as VRMs 100%, também não fazia TT. Mas, agora, está fazendo. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kleber Peters Pois é. Meu pc eu não tenho costume de desligar. Vou por a pasta térmica, como antes, mas só vai mudar a temperatura nada mais. Falo isso porque já testei. Enfim, como resolvo esse problema de processador ocioso? Estou perdendo muito desempenho com uma configuração razoável até!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@João Pedro FSantic Ventilação do gabinete é importante, você precisa de pelo menos dois coolers injetando ar pelo painel frontal e dois extraindo pelo traseiro e superior. Além disso, pasta térmica tem que ser de qualidade (tem algumas jack sparrow que não vão te ajudar em nada).

 

Seu problema pode estar em vários lugares. Atualização da BIOS, configuração adequada da mesma, atualização de todos os drivers da placa-mãe com versões baixadas diretamente do site da fabricante, configuração do modo de energia do windows para "equilibrado" e reset do perfil, desinstalação de qualquer programa que pode estar roubando processamento ou reinstalação do sistema inteiro. Essas ações em conjunto costumam resolver esse tipo de problema. 

 

Observe que o CrystalDiskInfo não vai diagnosticar cabos SATA falhando, fontes de má qualidade ou danificadas, VRMs falhando... Tudo isso demanda testes e observação. Superaquecimento, em qualquer componentes (seja CPU, GPU, VRM, Chipset ou até HDD e memória), pode ocasionar esse tipo de anomalia no sistema. Para monitorar essas temperaturas recomendo o AIDA64, configurando-se o montiro OSD nas opções dele para exibir todas as temperaturas.

 

Outra coisa importante: operar sem pasta térmica faz com que as temperaturas da CPU oscilem rapidamente entre altos e baixos. Isso é justamente o problema de não usar pasta. Sem pasta, inclusive, a CPU se desgasta mais rápido, podendo repassar esse estresse para outros componentes. Não ligue uma CPU sem pasta térmica. Mesmo para só testar se liga, sempre recomendo que passe e instale o cooler corretamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Minha fonte é uma Corsair TX850W, fiz um teste no cs go aumentando a qualidade gráfica e rodei a mais fps, porém o tempo ocioso do sistema continuou nos 70-85. Vou verificar as temperaturas com o AIDA64

adicionado 17 minutos depois

@WOZ Dods Baixei o reimage, recomendado pelo AIDA64, fiz a verificação com o aplicativo a disse que tenho 10 itens que estão causando instabilidade, 38 erros de registro, 467.42MB de arquivos supérfluos. Porém, tenho que pagar mais de 100 reais para o aplicativo fazer a reparação. Não tem como o Windows reparar? 

 

Lembrete: Ele dá o local de todos os arquivos e o nome dos mesmos.

adicionado 24 minutos depois

@WOZ Dods Além do reimage o AIDA64 me recomendou o BiosAgent. Baixei e me mostrou que tenho disponível atualizações de drivers como a BIOs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, João Pedro FSantic disse:

Minha fonte é uma Corsair TX850W, fiz um teste no cs go aumentando a qualidade gráfica e rodei a mais fps, porém o tempo ocioso do sistema continuou nos 70-85. Vou verificar as temperaturas com o AIDA64

🤦‍♂️

 

Agora que parei para pensar. Você está jogando CS:GO né? Esse jogo consome muito pouco da CPU mesmo (a menos que ela seja muito fraca). É o normal do jogo. Quem vai trabalhar aí é a GPU. Já olhou como está o consumo dela?

adicionado 13 minutos depois
2 horas atrás, João Pedro FSantic disse:

Baixei o reimage, recomendado pelo AIDA64, fiz a verificação com o aplicativo a disse que tenho 10 itens que estão causando instabilidade, 38 erros de registro, 467.42MB de arquivos supérfluos. Porém, tenho que pagar mais de 100 reais para o aplicativo fazer a reparação. Não tem como o Windows reparar? 

Não use programas de reparos automáticos. TODOS eles são ruins, TODOS eles vão causar mais problemas do que solucionar. 

 

O AIDA64, como qualquer outro programa, tem que ganhar dinheiro e todos eles ganham dinheiro indicando porcarias de outras empresas. Esquece esses programas, finge que não existe. Isso é propaganda para pegar trouxa.

 

Se quiser atualizar drivers, baixe-os diretamente do site da fabricante, nunca usando programas externos. Se usar esses programas vai encher seu PC de malware e ainda com o risco de ferrar o sistema por instalação de drivers obsoletos e inadequados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@João Pedro FSantic uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Otimizar para multi threading tem ganho de desempenho mesmo que a carga de trabalho seja pequena. Vai por mim, quem manda no desempenho em jogos 3D é a GPU. A CPU ficar abaixo de 50% de uso não é nenhuma aberração.

 

Observe que tem configurações no jogo que consomem mais desempenho de um ou de outro. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...