Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ligação de 94 Leds com lista de materiais


Posts recomendados

Olá pessoal, essa é a minha primeira postagem aqui no grupo e se estiver errado, peço que tenham a gentileza de me avisar para que eu possa corrigir o meu texto.

 

► Eu estou montando (por conta própria) uma iluminação para meu Aquário Marinho (450 Litros) e preciso ligar ao todo 95 Leds de 3W

 

Nas seguintes cores:

 

  • BRANCO: 20 LEDS    ~~   (3,2-3,6v > 700mA)
  • AMARELO: 10 LEDS   ~~   (2,3-2,6v > 700mA)
  • AZUL ROYAL: 30 LEDS   ~~   (3,4-3,6v > 700mA)
  • VERMELHO: 10 LEDS   ~~   (2,3-2,6v > 700mA)
  • VERDE: 10 LEDS   ~~   (3,2-3,6v > 700mA)
  • FULL SPECTRUM: 15 LEDS   ~~   (3,2-3,6v > 700mA)

 

Me falaram que daria para ligar em série, respeitando a tensão de 24volts / 15A (que é a tensão da fonte) mais estou com medo, pois agora irei atrelar ao conjunto uma controladora de LED (TC421 WIF com 5 canais) que em cada canal dessa controladora só permite: 4A / 48w

A controladora eu queria deixar um canal para cada cor da seguinte forma:

 

  • CH1 = BRANCO
  • CH2 = AMARELO
  • CH3 = AZUL ROYAL
  • CH4 = VERDE
  • CH5 = FULL SPECTRUM E VERMELHO

 

Após explicar a minha necessidade, gostaria de saber se alguém poderia me indicar, ou mesmo me vender um esquema de ligação/desenho bem simples (com a lista de materiais) para eu montar este circuito (que para mim esta bem complexo no momento).

 

Não acho nenhum problema alguém me cobrar para fazer este esquema de ligação, mais assim que eu receber o esquema irei disponibilizar aqui no FÓRUM para ajudar outro usuário que precisará destas informações no futuro.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Minha colaboração consiste em te oferecer o auxílio de uma calculadora para array de led´s

Olha ai já com o cálculo de um dos canais resolvido.

https://ledcalculator.net/pt#p=24&v=3.5&c=690&n=18&o=w

Os resistores, embora dissiparão cada um 2,2 Watts coloque-os de 4,7 ohms x 4 ou 5 Watts.

Deixe dois leds de fora, pois dois a mais só atrapalharão a distribuição.

 

Esse ai é o canal de led´s brancos.

É de boa praxe se preocupar com valores de resistor dentro da escala padrão mais comumente usada que é a que corresponde às raízes da série E12

1

1,2

1,5

1,8

2,2

2,7

3,3

3,9

4,7

5,6

6,8

8,2

 

Faça de tal modo que os resistores resultem em valores entre 2 e 6 Ohms

Dúvidas pergunte

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, faller disse:

Minha colaboração consiste em te oferecer o auxílio de uma calculadora para array de led´s

Olha ai já com o cálculo de um dos canais resolvido.

https://ledcalculator.net/pt#p=24&v=3.5&c=690&n=18&o=w

Os resistores, embora dissiparão cada um 2,2 Watts coloque-os de 4,7 ohms x 4 ou 5 Watts.

Deixe dois leds de fora, pois dois a mais só atrapalharão a distribuição.

 

Esse ai é o canal de led´s brancos.


Top demais este site.. não conhecia.. muito bem explicado..

 

já resolveu meu problema..rsrsr

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pelo que vi no datasheet do controlador você pode fazer as linhas conforme sugestão do @faller onde você conseguirá ligar 5 filas-série em paralelo em cada canal respeitando o comprimento das filas para que as tensões dos leds não excedam a saída do controlador (senão não acende nada)

 

o calculo:

4A/0,7A = 5,71 circuitos de 0,7A

atente-se para tentar manter a mesma quantidade de leds nas filas para não ter alteração de brilho ou precisar fazer manobras mirabolantes com os resistores, mantendo assim um sistema "limpo" de fácil manutenção se necessário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Eder Neumann disse:

pelo que vi no datasheet do controlador você pode fazer as linhas conforme sugestão do @faller onde você conseguirá ligar 5 filas-série em paralelo em cada canal respeitando o comprimento das filas para que as tensões dos leds não excedam a saída do controlador (senão não acende nada)

 

o calculo:

4A/0,7A = 5,71 circuitos de 0,7A

atente-se para tentar manter a mesma quantidade de leds nas filas para não ter alteração de brilho ou precisar fazer manobras mirabolantes com os resistores, mantendo assim um sistema "limpo" de fácil manutenção se necessário.

 

Obrigado @Eder Neumann, vou me atentar a esta explicação também

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membro VIP
11 minutos atrás, Raphael Palmares disse:

Comprei os materiais/componentes, e só ficou faltando os resistores..rsrs

 

Não consigo achar onde vende este que estão abaixo, se alguém puder informar um site onde eu encontro agradeço.

 

20 resistor = 4.7 ohm 2 watt
05 resistor = 1 ohm 1/2 watt

 

 

https://www.soldafria.com.br/resistor-4r7-5-2w-amrxptprdr-p-4850.html?search=resistor 4r7

https://www.soldafria.com.br/resistor-1r-5-1w-mrptdrdr-p-4736.html?search=resistor 1r

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Porque cv não utiliza uma fita de led rgb endereçável com os leds ws2812b.

você pode usar um arduino ou um  esp32. Com o esp32 você poderá acessar via wi-fi ou bluetooth.

A fita ws2812b tem três terminais, positivo 5v, negativo e controle, muito mais fácil a interligação e você pode ter a cor que quiser em cada led. Mesmo não sabendo programar tem muita coisa pronta na internet.

E mais simples de configurar se utilizar um arduino nano. porém não terá acesso remoto.

procura por esp32 ws2812b. 

O custo e trabalho é maior, mais o resultado é bem superior.

 

Ou compre a controladora da fita ws2812, que custa na faixa dessa ai que você quer usar, aqui uma wifi.

https://pt.aliexpress.com/item/32959345574.html?spm=a2g0o.productlist.0.0.7ef959delVqwFz&algo_pvid=f8aa11cf-6d54-48cb-8188-901a7a2e5889&algo_expid=f8aa11cf-6d54-48cb-8188-901a7a2e5889-9&btsid=0ab6f82215939882811627000e0a1a&ws_ab_test=searchweb0_0,searchweb201602_,searchweb201603_

 

Aqui varios modelos:

 

https://pt.aliexpress.com/wholesale?catId=0&initiative_id=SB_20200705143444&isPremium=y&SearchText=ws2812b+controller

 

Só cuidado para não comprar a fita e controladora errada, tem que ser o modelo ws2812b, atente para o b no final. ws2812 é um modelo mais antigo de controlador.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!