Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Esse programa irá levar mas de 20 horas para desfragmentar um disco de apenas 1 TB? Será que é porque é externo, e usb? Se eu quiser desfragmentar o outro que tenho de 8 TB vai levar mais de uma semana?

Seria o fato de ser usb ou o programa é "mole" mesmo? Isso me lembra o antigo defrag do windows 98, ficava uma eternidade para um disco de 10,2 Gb;

2lIcs6Z.jpg

Postado

Ola @misterjohn . A lentidão na desfragmentação é pelo fato de o hd estar em uma interface USB mesmo. Se você não tiver a possibilidade de conectar o hd em uma interface mais rápida (sata por exemplo), não a o que fazer,  vai ter de esperar  todo este tempo para desfragmentar.

• Curtir 2
  • Coordenador
Postado

Tempo de desfragmentação depende de vários fatores, perceba também que seu HD possuía 230GB de arquivos fragmentados, o que é muito, mas como ele é um HD não usado para o sistema, a desfragmentação é mais rápida. Aqui também aparece um tempo muito alto no começo, depois vai baixando.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@misterjohn Deve ser pelo fato de ter muitos arquivos fragmentados como o @mick 07 citou aí.Mas esse programa aí é muito bug@d0,já usei ele,você faz uma análise,desfragmenta,daí roda outra análise e o mesmo mostra que o disco está mais fragmentado do que antes.

• Curtir 1
Postado

@Frib 004 Gostei do programinha, é antigo, foi lançado em 2009 e se está em uso até hoje não é à toa:

Desfragmente seu disco rígido com o Vopt

Escrito por Sérgio - Arquivado em Manutenção, programas, Utilitário - Última atualização: 19 de janeiro de 2019

Publicidade

Vopt é um programa gratuito de desfragmentação de disco para Windows que lhe oferece um conjunto de ferramentas para desfragmentar o discos rígido, assim como limpar e melhorar o desempenho do sistema.

Publicidade

O Vopt é essencialmente um programa de desfragmentação de disco rígido. Uma vez executado, ele exibe uma mapa do disco rígido. Para descobrir o nível de fragmentação do disco, clique no botão “Analyze Drive”.

Uma vez concluída a análise ele exibirá um mapa do disco rígido codificado por cores, que torna mais fácil distinguir os arquivos fragmentados dos espaços livres e não fragmentados presentes em seu disco rígido.

Você também pode passar o mouse sobre os blocos do mapa para ver quais arquivos estão armazenados ali. Para executar a desfragmentação do disco rígido selecionado, basta você clicar no botão “Defrag drive”.

Opcionalmente você pode configurar as opções da desfragmentação antes de realizá-la clicando na opção “Defragmenting” do menu. Você pode executar a desfragmentação rápida (quick) ou então padrão (normal).

É possível também configurar a desfragmentação em lote de múltiplos discos em sequência, assim como agendar a desfragmentação de disco para ser executada automaticamente em um horário predeterminado.

Outras opções disponíveis no programa incluem a opção de limpeza, que remove arquivos temporários e a opção de examinar o disco rígido, que exibe informações detalhes sobre o estado de saúde do disco rígido.

Por fim, note que anteriormente o Vopt era um programa comercial. Por conta disso, você terá que baixar o arquivo de registro (.txt) disponível na página de download e copiá-lo para a pasta onde o Vopt foi instalado.

Em resumo, apesar do Windows possuir um desfragmentador de disco nativo, o Vopt oferece mais opções de desfragmentação, que o torna uma boa alternativa para o desfragmentador de disco nativo do Windows.

http://www.majorgeeks.com/mg/getmirror/vopt,1.html (baixe aqui, é grátis, e parece ser muito bom)

• Coordenador
Postado
12 horas atrás, Frib 004 disse:

daí roda outra análise e o mesmo mostra que o disco está mais fragmentado do que antes.

Rode o chkdsk depois de desfragmentar, isso pode ser algum erro na tabela de partição. O Defraggler é muito bom, mas se quiser um melhor, use o PerfectDisk. 

• Membro VIP
Postado

@mick 07 Mas isso só acontece com o Defraggler,com o VOPT funciona normalmente,desfragmento e se faço outra análise está desfragmentado.

Outro problema é que: eu tenho um SSD de 240GB pro SO e um HDD de 1 TB para o arquivamento,uma vez desfragmentei o HDD e perdi vários GB de espaço livre,tive que fazer backup de 400 GB de arquivos,formatar a partição e depois colocar os arquivos pra lá de novo,fico com o pé muito atrás com o Defraggler,o Perfect Disk já testei o trial dele e desabilitou a inicialização rápida do Windows,depois fui lá e habilitei de novo,mas ele parece funcional e muito completo,uma pena ter somente versão paga,mas é um bom desfragmentador.

Postado

O Defraggler até pode ser um pouco mais rápido se for executado no boot, ou seja, antes do Windows entrar

Num dos vídeos do Baboo ele mostra como se configura

• Coordenador
Postado
Em 10/06/2020 às 14:45, Frib 004 disse:

@misterjohn Aqui eu uso o VOPT há uns 2 anos,pra mim o melhor que tem.

Em 11/06/2020 às 07:34, Frib 004 disse:

com o VOPT funciona normalmente,desfragmento e se faço outra análise está desfragmentado.

Palavras do Baboo (meio grosso, é verdade kkkk): 

Pergunta: Olá, qual é o problema destes outros desfragmentadores que você citou no final do vídeo?

Resposta: São ruins ou instalam PUP. O Vopt é o pior de todos: ele é um desfragmentador antigo desenvolvido por uma empresa que tinha apenas duas pessoas ("Golden Bow") que fechou há muitos anos pois o criador dele faleceu. Ele é limitado e ultrapassado, com o agravante de não ter acompanhado a evolução do sistema de arquivos NTFS (que é aprimorado constantemente) que vem a cada nova versão do Windows, pois isso obviamente pode causar problemas de estabilidade e perda de dados. Eu incluí ele na lista pois sei que gamers e youtubers completamente ignorantes disso costumam indicar o uso desse lixo. Conclusão: JAMAIS use software desconhecido por indicação de quem não entende NADA do assunto!

Pergunta: Me falaram que o Vopt é melhor pois ele trabalha de forma mais eficiente do que os outros desfragmentadores. Dessa forma ele desfragmenta mais rápido o HD do que o Defraggler. Isso é verdade? Pois vi que você no final não recomendou o Vopt.

Resposta: Isso é bobagem total típica de quem não faz ideia de como desfragmentadores funcionam. Quanto mais rápida a desfragmentação, PIOR ela é - tanto que o próprio Defragller (e outros desfragmentadores) têm opção de desfragmentação rápida (Quick Defrag) justamente para quem quer uma desfragmentação rápida, mas inferior. Isso acontece pois a desfragmentação é uma tarefa que depende de um algoritmo que analisa os arquivos (sua posição, tamanho, extensão..) que define quais arquivos devem ser desfragmentados e onde devem ser armazenados - e quanto mais complexa e eficiente for a desfragmentação, mais tempo ela demora. Exemplo: o PerfectDisk tem 5 algoritmos diferentes, cada um focado em um uso diferente. Quem quer uma desfragmentação rápida mas ineficiente escolhe "Defrag Only" (que fará uma desfrgamentação rápida mantendo os arquivos no mesmo local), e quem quer uma desfragmentação muito mais eficiente escolhe "SMART Placement" (que define a melhor posição do arquivo) juntamente com a consolidação agressiva do espaço em branco - pois essa combinaçao resulta em arquivos mais desfragmentados e posicionados de modo a otimizar seu acesso pelo HD, embora a desfragmentação seja muito mais lenta por causa disso. O Vopt é um desfragmentador antigo desenvolvido por uma empresa que tinha apenas duas pessoas ("Golden Bow") que fechou há muitos anos pois o criador dele faleceu. Ele é limitado e ultrapassado, com o agravante de não ter acompanhado a evolução do sistema de arquivos NTFS (que é aprimorado constantemente) que vem a cada nova versão do Windows, e isso pode causar problemas de estabilidade e perda de dados. Eu incluí ele na lista pois sei que gamers e youtubers completamente ignorantes disso costumam indicar o uso desse lixo. Conclusão: JAMAIS use software desconhecido por indicação de quem não entende NADA do assunto! Eu não canso de repetir: gamers e youtubers que "ensinam" esse tipo de asneira em seus canais NUNCA estudaram Windows a fundo e por isso eles publicam MUITA BOBAGEM, emburrecendo ainda mais os internautas com explicações totalmente erradas (por falta de estudo deles), além de darem dicas absurdas e acreditarem em lendas e mitos que aprenderam com outros youtubers . Fuja deles!

Pergunta: Essa aula está me deixando meio com receio, Já seu todas as outras anteriores e não tenho o que reclamar, mês passado fui usar o Vopty, e depois que desfragmentou, começou dar tela azul, tive que mandar pra um técnico.

Resposta: mesma coisa que postei acima...

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@mick 07 Conheço o BABOO e admiro muito o trabalho dele.Já até perguntei nele sobre o VOPT e ele me disse algo parecido e realmente concordo que a Golden Bow nem existe mais e o software não é atualizado há uns 10 anos,mas pow,se o Defraggler dá esse lance de sumir vários GB de espaço em um disco secundário(isso não ocorre quando desfragmento o drive em que o SO está instalado) e o Perfect Disk que parece ser um excelente desfragmentador,completíssimo dá o problema de desativar a inicialização rápida do Windows,então usaria qual?O VOPT é o único que tem me servido até então ou então usaria só o do Windows que vamos  concordar que é bem ruinzinho,mas quebra o galho.

Sobre executar o chkdsk eu já o faço uma vez por mês em média,junto com o SFC e DISM.Tenho até um arquivo no bloco de notas com os três comandos pra copiar e colar no Powershell.

O problema do Defraggler aconteceu há alguns meses,não sei se pode ter sido um problema no programa e se com as atualizações já corrigiram.

Poderia até fazer o teste de novo,mas ter que realizar todo aquele procedimento de backup de 400GB de arquivos não é mole não.

adicionado 2 minutos depois
20 horas atrás, f_neto disse:

O Defraggler até pode ser um pouco mais rápido se for executado no boot, ou seja, antes do Windows entrar

Num dos vídeos do Baboo ele mostra como se configura

Sim,quando o BABOO lança um vídeo eu sou um dos primeiros a visualizar kkkk.

adicionado 23 minutos depois

@mick 07 Então,fiz uma "Quick Optimization" no SSD e tudo certo.Quando clico em "Optimization" ele dá essa mensagem de que o SSD perderá espaço temporariamente devido ao "zero fill".O que seria isto?

Para teste,peguei o HD e criei uma partição de 3000GB e coloquei algumas pastas com músicas só pra testar,desfragmentei-a e não deu o bug de sumir espaço.Mas como obviamente não tinha nenhum arquivo fragmentado,foi coisa de 1 minuto.Porém ainda continuo com o receio de dar o bug e ter aquela trabalheira toda de novo.

Só para lembrar rodei o Defraggler nas configs default,não mudei nada.

A mensagem que eu disse:

Capturar.PNG

• Coordenador
Postado

Sobre a questão da quantidade de arquivos fragmentados aumentar, o Baboo respondeu diversas perguntas sobre isso nos vídeos. Pode ser problema na tabela de arquivos, e o chkdsk resolveria, ou pode ser bug do Defraggler, pois alguns usuários verificaram com o PerfectDisk e ele informou que o disco não estava fragmentado. Segundo o Baboo, isso também pode ser em razão de que cada programa utiliza um algoritmo diferente pra verificar a fragmentação de arquivos, por isso a discrepância entre um e outro, e no caso o mais confiável seria o PerfectDisk:

Citação

Usuário: Baboo, a desfragmentação do meu SSD da WD demorou mais de 20 horas e ao final o percentual de fragmentação aumentou!! Estava em 20% e foi para 27%. O que pode ter ocorrido?

Baboo: Isso indica que a FAT (File Allocation Table) pode estar corrompida. Execute os passos das primeiras aulas (WD, chkdsk, SFC e DISM)..

Usuário: o estranho é que baixei o PerfectDisk trial para desencargo de consciência e o mesmo acusa uma desfragmentação de menos de 4% e o Defraggler ainda acusa os mesmos 27%. Em qual devo confiar?

Baboo: Cada empresa implementa seu próprio algoritmo para definir o nível de fragmentação e, no caso do PerfectDisk, qual método é o ideal para o seu cenário. Na dúvida confie no PerfectDisk - mas execute o chkdsk/r de qualquer modo!

Sobre a perda de espaço, um usuário comentou o mesmo que você e ele sugeriu executar o chkdsk. Lendo um comentário e outro, acredito que essa perda de espaço pode ser relacionado ao fato do HD ter pouco espaço livre disponível, porque o Defraggler utiliza espaço pra fazer a desfragmentação, veja se não é o seu caso:

Citação

Usuário: Baboo, fiz o procedimento com o Defraggler conforme o vídeo, reiniciei o PC e ele fez a desfragmentação, porém antes da desfragmentação meu SSD tinha 170GB de espaço livre e pós ficou com 153GB de espaço livre, sendo que não coloquei mais nada nele. O que pode ser?

Baboo: Isso pode indicar que a FAT está corrompida. Execute o chkdsk /r descrito na Aula 03..

Usuário: Baboo executei o procedimento descrito no vídeo, mas parece que esse programa é doido... Na primeira análise do HD, ele informou 12% de fragmentação e 15GB de espaço livre na partição 😄 . Executei a desfragmentação "normal", fiz também a desfragmentação no boot e ao analisar o HD novamente, o software informou 20% de fragmentação e 12,5GB de espaço livre! Eu vi o espaço livre diminuindo no próprio Defraggler, durante a desfragmentação. Print da segunda análise: http://prntscr.com/kw890n Não tenho ideia do que ocorreu... Uso Windows 8.1 original

Baboo: Isso pode acontecer se a FAT (File Allocation Table) está corrompida. Execute o chkdsk /r e tente novamente..

Usuário: Olá Baboo, tudo bem? Amigo, executei o comando acima e não encontrou erro no disco, o mesmo aconteceu com o comando DISM.exe /Online /Cleanup-image /Scanhealth, que executei por conta própria, tudo ok com o sistema e HD. Não realizei outra desfragmentação porque não tenho muito espaço sobrando no 😄 e não tenho conhecimento para "encontrar" os arquivos gerados que ocuparam esse espaço. Infelizmente aqui em meu sistema não funcionou. Obrigado, Parabéns pelos vídeos.

Baboo: Então certamente há pouco espaço para a desfragmentação ser realizada corretamente. você precisa saber QUAIS arquivos continuam fragmentados.. e o aumento do espaço usado durante a desfragmentação é algo normal e até esperado..

A otimização serve apenas pra executar o comando TRIM, pra zerar os dados dos setores desocupados e informar que eles podem ser utilizados. Você pode fazer otimização do SSD no próprio Windows, basta abrir a Otimização de Unidades. Sobre isso:

Citação

Usuário: O que a opção de otimizar faz no SSD?

Baboo: Essa opção é meio enganosa: ela apenas zera o setor dos arquivos que não serão mais utilizados e podem ser apagados. Como o SSD faz isso em duas etapas, esse comando tecnicamente faz com que o salvamento dos arquivos fique um pouco mais rápido - mas realisticamente você não verá nenhuma diferença de desempenho por causa do cache do Windows. Eu acredito que essa opção foi "inventada" pelos desenvolvedores dos desfragmentadores de HD, para que seus produtos também sirvam quando o computador tem apenas SSD ;)

adicionado 1 minuto depois

@Frib 004

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

@mick 07 Rodei aqui e não deu o bug.Mas tenho uma dúvida:aqui no programa está que o SSD está com 90 de vida útil,isso quer dizer alguma coisa?Pois rodo o Data Lifeguard de vez em quando e passa em todos os testes.Rodei o HD Sentinel e diz o mesmo,não tem nada de grave,né?Aí:

Sem título.png

2.png

• Coordenador
Postado

@Frib 004 Aparentemente tudo normal. Baixe o SSD Manager da Kingston e verifique os dados e firmware. No mais, se você tiver alguma dúvida, abra um tópico próprio no setor correspondente, senão vai desvirtuar o tópico do autor. Abraços.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!