Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite, preciso muito da opinião de vocês sobre o que pode ter acontecido, porque eu não faço questão do que possa ter queimado meu computador.

Essa semana deu uma chuva muito forte com trovoada de madrugada, e assim que começou a chover, eu desliguei o computador e o monitor, até ai tudo bem, fui dormir tranquilo. No dia seguinte, fui ligar o computador, e ele nao ligou, eu insisti muito, e ele ligou, mas o bizarro é que o cooler do processador rodou, da placa de vídeo também, fonte na rotação normal, mas o LED do Power que fica no gabinete não acendeu, só do LED que indica a leitura de dados (um vermelho, perdão se eu estiver errado no nome). Aí eu fui fazer o teste, desmontei tudo, fiz os seguintes procedimentos:

1. Ligar só a fonte com o clips no fio verde e preto, deu partida normal;

2. Retirei minha Placa de Vídeo, liguei o monitor direto na placa-mãe, nada;

3. Retirei o cooler do processador, revisei se ele estava em condições normais, repassei a pasta térmica, coloquei o cooler, tentei ligar, nada;

4. Tentei tirar as memórias, ligar sem elas, nada, troquei de slot, nada;

5. Tentei ligar só com a memória e o processador, nada.

Nada que estava na tomada com o computador queimou, e eu não uso estabilizador, e minha fonte da Cougar tem proteção para variações na energia, e mesmo assim, o computador estava desligado. 

Aí quando eu estava quase desistindo, ele quase ligou, a luz do Power acendeu e o monitor quis ligar, eu estava preocupado que minha VGA tivesse queimado, mas ela deu sinal de vida, então eu conclui que minha placa-mãe foi pro brejo.

O que será que aconteceu? Eu pesquisei muito e só achei um caso parecido com o meu na internet, será que a corrente elétrica veio pelo modem? Me ajudem a decifrar esse mistério, por favor!

Agradeço desde já a paciência de quer ler tudo isso.

Postado

@Afrânio Amorim 1- Não é que a fonte está armando com a ligação do GND com o PS_ON, que significa que ela está boa, tem que fazer o teste do secundário (testar as tensões de saída), se tiver dificuldade, pesquise sobre.

2- Se a sua placa-mãe dá BEEP(Possui Speaker), tente liga-la sem a memória RAM, se der uma sequência de BEEPS, já é um sinal de vida. Faça isto com o mínimo de componentes possível, sem placa de vídeo, sem nenhum cabo conectado(só o da fonte).

3- Para testar se a placa-mãe está funcionando, e está com problema no vídeo, use um teclado, se os leds do teclado como o Num Lock podem acender e apagar, então já é um sinal de vida. 

Enfim, pode ser defeito no secundário da fonte, faça vários testes com a fonte. Limpe toda a máquina e faça o teste sem memória RAM e com os LEDS do teclado. Pode ser vários outros problemas também, não vou perder meu tempo citando todos.

Estou aguardando...

Postado
1 hora atrás, Afrânio Amorim disse:

1. Ligar só a fonte com o clips no fio verde e preto, deu partida normal;

Esse teste não é extremamente superficial, e basicamente serve para testar se os fusíveis e varistores primários da fonte estão bons. A fonte ligar não significa que ela esteja boa...

• Curtir 1
Postado

@Ricardov Então, eu pensei nessa possibilidade, eu uso a Net/Claro, e a fiação vem direto do poste né, eu lembro do técnico pondo a escada no poste no dia que ele veio instalar

@lionlucas Vou tentar fazer isso amanhã, mas minha cidade está parada e eu não tenho outra fonte :(

@MikroTech - Informática

1. Vou tentar achar alguma assistência técnica amanhã na minha cidade, as que não faliram estão fechadas.

2. Infelizmente ela não tem Speaker.

3. Quando ele da partida o mouse acende l led, meu headset também, mas o teclado nem acende, nada.

Obrigado por compartilhar seu conhecimento e me ajudar.

@Lucas3301 Eu pensei que a fonte estava a salvo por ela estar desligada, não é uma super fonte das de ponta, é uma Cougar VTE 500, sou leigo com relação a fontes, mas me indicaram essa e me supriu muito bem já que minha VGA é apenas uma GTX 1050 TI.

Farei o que vocês me indicaram para testar e se eu conseguir solucionar eu posto o resultado, mais uma vez muito obrigado pela ajuda, esse computador é minha fonte de renda e de onde eu tiro o sustento para minha família, e minha cidade está muito mal de lojas para assistência técnica por causa da pandemia, então eu tô correndo atrás de me informar antes de sair e ter que ir até outra cidade para levar meu computador.

Postado

@Afrânio Amorim Um conselho. Antes de levar pra qualquer assistência técnica, temos que saber sobre a assistência técnica, se ela é de confiança ou não. Existem várias que causam prejuízo pro cliente, que só fazem o básico e apenas trocam peças (até a placa-mãe), geralmente eles condenam facilmente uma peça e exigem substituição da mesma, pesando no orçamento. Também existem ótimas assistências técnicas, as que realmente fazem reparo para satisfazer o cliente, entendem de eletrônica e informática e fazem reparos nas peças, como na placa-mãe e na fonte, e cobram um peço acessível com ótima qualidade, e o PC dura vários anos, mas estes técnicos altruístas são raros...

Apenas um aviso, digo isso por experiência própria. Tenho pouquíssima experiência, apenas 1 ano, não tenho diploma por ser de menor, mas sempre busco conhecimento e tento ser o melhor técnico possível. Que bom ter te ajudado de uma certa forma, mesmo eu tendo pouco tempo de experiência e conhecimento. Abraços! 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!