Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Galera, estou com um water cooler corsair h60 de 1 fan e gostaria de trocar para 2 fans, para melhorar a temperatura.

A mesma chega aos 88 graus quando estou jogando cod mw warzone... gostaria de melhorar a temperatura!

independente do valor do water cooler, claro não passando dos 1000 reais... alguém tem alguma dica?

aaa fiz um teste e coloquei o fan que veio junto com o processador e a temperatura se mantem a mesma quando esta com water cooler kkkkk por isso pensei num water cooler melhor para melhorar pelo menos 10 graus... seria possível?

Postado

@Junior Santinis cara, suspeito que algo da instalação esteja incorreto ou seu WC está com defeito, jogar com esse processador nem faz cócegas nele, é bem parrudo... seu WC é novo? você usa o processador em stock ou fez overclock?

Postado

Qual é a sua configuração?
Cite a placa-mãe e o gabinete.

A bomba precisa funcionar com o controle de rotação desativado.

O H60 mais recente a bomba possui alimentação pelo cabo sata da fonte.
Mas se o seu for o modelo anterior que depende da alimentação pelo conector pode ser necessário desativar o controle de rotação na bios.

Postado

@Junior Santinis o erro de instalação seria não fixar bem ou não colocar a pasta térmica de modo adequado. de qualquer modo, irei recomendar outro de 240mm já que assim quer.

Postado

Saberia dizer qual é o modelo do gabinete?

Qual é o H60 que você tem?
O mais recente vem com cabo sata e os anteriores somente o cabo de 3-pinos.

A preferência pela marca varia a critério pessoal seja bolso ou estética.
Viu alguma marca ou modelo que interessou?

Postado

@Caio Ferreira @EdsonSM meu gabinete eh um Gabinete Gamer Pichau Gaming Pouter Ii... o mesmo que esta no mercado livre: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1545749477-gabinete-gamer-pichau-gaming-pouter-ii-led-branco-_JM?matt_tool=90090532&matt_word&gclid=CjwKCAjw8pH3BRAXEiwA1pvMsZeMA7oJK2Ji8B0b1n4t_09r0hB9EfFM_Te4Vwgvd-Qov18TpsVpDxoC_8QQAvD_BwE&quantity=1&variation=57270013877

ele suporta um de 240mm...

estava pensando nessas opções:

- Water Cooler Gigabyte Aorus Liquid Cooler 240

-Water Cooler Corsair iCUE H100i PRO XT Hydro Series

-Water Cooler Corsair Hydro H100i RGB Platinum 

se souberem de algum melhor também aceito indicações

obrigado desde ja amigos! 

adicionado 0 minutos depois

@EdsonSM  o meu h60 eh esse: https://www.kabum.com.br/produto/97265/watercooler-corsair-h60-hydro-series-120mm-com-led-branco-cw-9060036-ww

exatamente esse! kkkk

Postado

Já vi problemas de temperaturas do Pouter no fórum.
As fans frontais ficam junto a tampa e não conseguem captar ar para o interior do gabinete.
Veja fotos aqui e aqui.

A solução seria instalar as fans atrás da grade deixando um vão entre elas e a tampa frontal.
Veja esse esse tópico aqui.

Imagino que tenha instalado o radiador na traseira com a fan soprando para fora.
Experimente fazer um teste invertendo o fluxo de ar da fan, soprando para dentro do gabinete.
Deixe uma ou duas fans no topo para fazer exaustão de ar.

Postado

@EdsonSM pode cre, entendi...

nesse caso irei colocar o watercooler em cima soprando para baixou ou para cima?

atras tem um cooler soprando para fora, mesmo assim eh bom inverter?

e também uso o gabinete aberto justamente para esquentar menos também, continua assim?

Postado

Não sei dizer se o wc vai caber no topo do gabinete.
Acho que o melhor local seria na traseira.
É possível instalar na frente também mas vai depender das mangueiras alcançarem o socket do cpu.

Na frente as fans devem funcionar como entrada de ar.
E o radiador e fan devem ser parafusados atrás da grade, deixando um vão entre eles e a tampa frontal.

O radiador na traseira a fan pode ser instalada tanto como entrada ou saída de ar.
Se a traseira for usada como entrada de ar, precisa ter uma fan no topo para fazer a exaustão.

Postado

@EdsonSM poxa cara top... acabei de fazer isso com as fans da frente e realmente esta mais ventilado... vou comprar algum WC 240 q pelo que peguei medidas aqui serve esses...e ai coloco como exaustao!

Muito obrigado amigo!

adicionado 0 minutos depois

@Caio Ferreira ,muito obrigado pelas dicas amigo!

adicionado 4 minutos depois

@EdsonSM amigo, só mais uma duvida...

Deixa a lateral aberta ainda ou pode fechar?

o que tu acha?

Postado

O ideal seria manter o gabinete fechado para evitar problemas com acúmulo de poeira.

O topo do gabinete tem espaço limitado para instalação de water cooler.

O ideal é instalar radiador de 240 na frente.

Como ficaram as temperaturas?
O H60 está instalado onde, na frente ou atrás?

Postado

@EdsonSM entao as temperaturas com ele fechado continuou de 80 ate 90... mas com ele aberto caiu para 70 ate 75 mais ou menos... ja foi uma melhora...

creio q esse gabinete eh muito pequeno, futuramente vou tentar pegar um maior..

vou comprar o wc de 240 e vou tentar colocar em cima, se não der ai sim coloca na frente e os 2 fans da frente jogo pra cima,

Vlew amigo!

Postado

@Junior Santinis pega o water cooler que eu falei e um gabinete novo, melhor refrigerado... o kit deve dar menos de 1000 reais ainda.

Postado

Olá a todos,

Estou com o mesmo problema do@Junior Santinis . Tenho o mesmo processador e placa-mãe. Meu quarto é um forno e o gabinete tá fervendo, deixando tudo pior.
Processador e placa de vídeo (3800x / Gigabyte 5700xt gaming oc ) ficam a 86 graus - chegando a 88 - quando rodo um single player q exige mais. Tenho duas fans das mais simples e mais uma fan q veio com o gabinete, além do cooler q veio com o processador.

Meu gabinete é este.

- Frontal: 3x 120 mm / 2x 140 mm (não incluídas)
- Traseira: 1x 120 mm RGB Rainbow (incluída)
- Topo: 2x 120 mm / 2x 140 mm (não incluídas)

IMG-5561.thumb.jpg.682af6822f25dc4a5cdee291683201fe.jpg

No mundo ideal, eu quero diminuir pelo menos 20 graus.

Até ontem a noite eu tava decidido em pegar o water cooler da corsair h100x e mais dois fans ml140, tb da corsair. 

Fazendo essa compra conseguiria atingir meu objetivo? Pego o h100x ou o h100i?

@Caio Ferreira , você recomendou o gammaxx mas ele faria a temperatura diminuir 20 graus?

Enfim, estou fazendo um bom negócio? Estou pagando algo overpriced? E o mais importante, com esse itens vou obter uma diferença significativa na temperatura?

Muitas dúvida e entendo muito pouco de hardware 😩

Postado

@noriusfh você usa em stock, amigo? quando tira a tampa lateral do gabinete melhora?

te recomendo dá uma assistida neste vídeo, pode te ajudar com o undervolt:

Postado

@Caio Ferreira Meu quarto é muito empoeirado, daí não queria tirar a tampa lateral. A única coisa q fiz foi mexer no software do radeon e ajustar a velocidade da ventilação.

Postado

@noriusfh parceiro, é um problema comum mesmo porque a placa-mãe envia uma tensão MUITO alta, além do necessário, pro processador. veja neste vídeo que acontece também numa placa da MSI e nele você tem noção de como fazer undervolt:

adicionado 2 minutos depois

entenda como faz undervolt via ryzen master também:

Postado

Muito obrigado, @Caio Ferreira! O segundo vídeo via ryzen master é ótimo. 

Como eu disse antes, sou absolutamente leigo em hardware. 

Consegui diminuir 10/15 graus o processador, mas a placa de vídeo continua atingindo 85 graus.

Comprando um water cooler h100x e os 2 fans ml140 eu conseguiria ainda melhores resultados?

Postado

@noriusfh a sua placa de vídeo você consegue diminuir a temp mexendo na curva da fan via MSI Afterburner e tendo um bom air flow no seu gabinete. comprar water cooler só vai servir pro processador, e se já diminuiu na casa dos 15º já considero ótimo. se preocupe quando o processador atingir 80º ou quase isso em atividades leves, pois em estresse é totalmente aceitável. seu gabinete é bom ou é antigo/pequeno falta fans?

Postado

@Caio Ferreira Tenho este aqui.Duas fans das mais simples e mais uma fan q veio com o gabinete

- Frontal: 3x 120 mm / 2x 140 mm (não incluídas)
- Traseira: 1x 120 mm RGB Rainbow (incluída)
- Topo: 2x 120 mm / 2x 140 mm (não incluídas)

IMG-5561.thumb.jpg.d9620055a76f419a3cad9b821e858170.jpg

Postado

@noriusfh então o que te indico é instalar boas fans na parte frontal 3x 120mm e 2x120mm na parte superior. esse tipo de gabinete lacrado faz os componentes internos sofrerem muito, tanto que basta tirar a tampa lateral que dá uma boa ajuda no arrefecimento.

Postado

@Caio Ferreira beleza.

Então comprando um water cooler H100I Pro eu consigo mais duas boas fans e ainda consigo diminuir a temperatura do processador?

Eu realmente queria manter o processador a menos de 70 graus mesmo jogando single player no ultra.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!