Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Acer A315-54K 33AU e 30UT quebrar bloqueio UEFI


Pincipi
Ir à solução Resolvido por Marcos FRM,

Posts recomendados

  • Membro VIP

Caiu na mão o Acer A315-54K-33AU que uma professora comprou para não ser demitida, já que o notebook dela quebrou e tem que dar as aulas online, acontece que ela pensava que vinha com o Windows 10 e veio com o Endless OS (Linux), o mesmo que vem na versão 30UT, ela deveria ter comprado a versão 53ZP ou 31E8 que já vem com o Windows instalado.

Ela não se adapta ao Linux.

Se ela devolver o notebook para comprar outro vai ficar sem cumprir o prazo e será demitida, então me pediu para quebrar o bloqueio UEFI. (tenho 6 horas para isso)

Vamos lá, a placa dele é a seguinte:

placa.jpg.a0c622965303641cc365da329531ca7a.jpg

No site do fabricante tem disponível as seguintes versões de BIOS:

bios.jpg.3d1985ef4b7ddadbb85ba0a894d96d55.jpg

A versão marcada em vermelho é a versão que veio no notebook, as telas do setup são assim:

1.jpg.49367dca733162f640ab60c6a66cb3ac.jpg

Nesta primeira tela Information nada pode ser alterado.

2.jpg.ab610299d4b3b37032e28820f1898478.jpg

Nesta segunda tela Main parece que todas as linhas podem ser alteradas.

3.jpg.c6ec62cc53967acb2e1dd23554b9df0b.jpg

Na tela Advanced também.

4.jpg.4778615327411852cd705e148911a751.jpg

Já na tela Security só podem ser alterados o Set Supervisor Password e o Set HDD1 Password, os demais não tem acesso.

5.jpg.737faa10de20618b4a8b980d93941e5a.jpg

Na tela Boot, só acessa o UEFI como opção única, não acessa os demais.

 

6.jpg.f63b30fc9f21bd6a1c5f55cca32fe1c0.jpg

 

Eu fiz o seguinte, troquei o HD por um SSD sem sistema, não formatado, chegou até a ser reconhecido mas, ficou por isso mesmo, nem sequer reconheceu a unidade de USB com o DVD do Windows 7 e o 10.

Agora tenho opções, tipo ir tentando as combinações disponíveis e ver se consigo ir para o Legacy e se nada conseguir, partir para a atualização da BIOS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tentei todas as combinações possíveis de habilitar e desabilitar mas, sem sucesso, continua sem reconhecer nada pelo USB:

1.jpg.850eabfbaf92eeeade8fd986fb312bb5.jpg

O máximo que consigo é a mensagem:

2.jpg.13f1184ea37b5c628c157a4794d3bd86.jpg

Coloquei de volta o HDD original, mudou alguma coisa:

3.jpg.6d18bea86421e4896b8a46c98fe7a39a.jpg

Tentei de novo todas as combinações possíveis para tentar dar boot pela USB e nada.

Parti para o sistema previamente instalado e tentei executar o Windows pelo DVD:

4.jpg.7c0ea005f77d88502e7bfc6a288a39d6.jpg

Sem sucesso, baixei a atualização de BIOS do fabricante e deu na mesma:

5.jpg.4da846740f455d450af29c7fbd18e254.jpg

Tentei por outro caminho com o mesmo resultado:

6.jpg.d5e933b889c879a07e0afb4e9874cd51.jpg

Agora estou aguardando a instalação de um programa que parece rodar aplicativos do Windows:

7.jpg.4fbf5ccf135c17b1b7728c5a30648106.jpg

Por enquanto este notebook é um "mico", já pensou se o HDD pifa? Nem mesmo o sistema original vai poder ser reinstalado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Habilite "F12 Boot Menu". Reinicie e pressione F12 para entrar no menu de inicialização do firmware. Se o pendrive com Windows não aparecer ali, não foi criado corretamente.

 

Recrie-o usando uma ferramenta decente que suporte UEFI, como o Rufus.

adicionado 1 minuto depois

Talvez tenha que desabilitar "Fast Boot". Não lembro se é necessário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu troquei o DVD do Windows 10 e apareceu a opção 3:

agora.jpg.631d904428fc1e56fdca5b9ce1843439.jpg

Com o SSD novo não aparecia nenhuma opção.

Com o HDD original aparecia a opção 1. mostrando o HDD e a opção 2. em branco.

Quando coloquei outro DVD do Windows 10, abriu a opção (3) do CDROM USB, acho que havia algum problema no primeiro DVD.

Eu queria instalar o Windows 7 primeiro e depois atualizar, iria tentar usar a chave OEM do notebook velho que pifou, queria ver se é mesmo impossível mudar a chave OEM de um PC para outro mas, o DVD do Windows 7 não abre as opções.

Na verdade eu queria usar o SSD e deixar de reserva o HDD que veio com o Endless.

Estou baixando a mídia do Endless pra ver se funciona sem o HDD.

Testei outros DVDs de Linux e todos abriram a opção 3.

Recoloquei o SSD e consegui inicializar pelo USB:

boot2.jpg.c743850750f33ca7cd461fcc5824a9df.jpg

Apenas com o DVD do Win10 e com os Linux, com o 7 não vai.

De qualquer forma a instalação do Win10 foi executada sem problemas, posso considerar esse "Bloqueio UEFI" quebrado para este modelo de Acer.

Exatamente como mencionou @Marcos FRM , a solução é habilitar o F12 Boot Menu, salvar, reiniciar e digitar F12 para escolher o boot.

Outro modo é colocar um SSD ou HDD novo, sem partição, que o sistema vai direto para as opções de boot.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Opa bao noite...Estou com o mesmo notebook aqui para instalar o windows 10...Eu não estou conseguindo entrar no setup. Já tentei varias combinções de teclas e ele simplesmente não entra no setup do bios. Vcs poderiam me ajudar?

adicionado 1 minuto depois

@Pincipi como você fez para entrar no setup do bios...não estou conseguindo....você poderia me dar alguma dica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o teclado esta ok...já fiz mesmo procedimento com outro teclado ...quando presiono o f2 ele trava com uma seta no canto superior esquerdo. 

adicionado 1 minuto depois

@Mega Blaster o teclado esta ok...já fiz mesmo procedimento com outro teclado ...quando presiono o f2 ele trava com uma seta no canto superior esquerdo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Jose Ilton disse:

como você fez para entrar no setup do bios...não estou conseguindo....você poderia me dar alguma dica?

No meu caso bastou clicar em F2 na inicialização que o setup abriu normalmente.

Agora, no seu caso, se não está conseguindo, eu não conheço nenhuma solução específica para este notebook.

Imagino que a seta na canto superior esquerdo deve ser igual ao antigo sinal de prompt de comando, uma anderline piscante ou fixa (-), já passei por isto em outros computadores, num deles eu consegui resolver apenas tirando o HD e inicializando sem ele.

Noutra máquina eu só consegui resolver tirando a bateria CMOS, a pilha de 3V que alimenta a placa-mãe, apagou todas as informações gravadas no setup, como data/hora/etc e voltou com a configuração de fábrica.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
10 horas atrás, Jose Ilton disse:

Opa bao noite...Estou com o mesmo notebook aqui para instalar o windows 10...Eu não estou conseguindo entrar no setup. Já tentei varias combinções de teclas e ele simplesmente não entra no setup do bios. Vcs poderiam me ajudar?

adicionado 1 minuto depois

@Pincipi como você fez para entrar no setup do bios...não estou conseguindo....você poderia me dar alguma dica?

 

Ele tem algum sistema instalado atualmente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...