Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia,

Alguem, poderia ajudar por favor? 

Trabalho com tem planilhas, A, B e C.

A planilha A é onde crio e atualizo os preços das materias primas. 

A planilha B é onde coloco a quantidade de materia prima utilizada para determinado produto e a mao de obra.

A planilha C é onde o da valor que deve ser vendido.

O problema é que todas as vezes que atualizo a planilha A, tenho que abrir a planilha B, para a planilha C ser atualizada, caso contrario, a planilha C não atualiza. 

Hoje tenho 500 planilhas B e toda vez que atualizo a A, preciso abrir uma a uma a B, para a C ser atualizada. Essas planilhas então ligadas com a função PROCV.

Desde ja, agradeço qualquer atenção dispensada.

Att,

Thiago

Postado

Vejamos... você altera uma informação no arquivo A. Esta alimenta o arquivo B que fornece dados para o arquivo C. Se você altera A, B não se atualiza automaticamente, ficando com o último dado. Ele só atualizará em B quando este for aberto mesmo.

Posso sugerir que você transfira os dados que estão em A para uma planilha dentro do arquivo B e passe a trabalhar só com B e C. Assim, as alterações que você fizer nesta planilha de valor de matéria prima alimentarão as fórmulas de matéria prima e mão de obra, atualizando o preço de venda no arquivo C.

• Obrigado 1
Postado

Boa tarde, Kleber...

Não teria alguma formula ou configuração do excel, para que possa facilitar a minha vida?

A Planilha "A", eu insiro todas as novas materias primas e atualizo os preços.... são mais de 200 itens....

A planilha "B", eu vejo quais e as proporções de materias primas que vão no produtos... então eu uso a função PROCV, para buscar o valor da materia prima na planilha "A"...

Ex.:

Planilha A      Areia R$5,00/kg                                   Planilha B utilizo 0,5 kg + Mão de Obra R$1,00     

Areia R$5,00/kg      <-- PROCV-->      Custo R$2,50+R$1,00 = R$3,50 (celula B10)

A planinha C, puxo da "B" o custo (=planilhaB!B10)  R$ 3,50 + % (imposto e despesas), que me da o valor de venda.

Então todas vez que atualizo o valor da materia prima (planilha A), preciso abrir uma a uma a planilha B (são mais de 500), para poder atualizar a (planilha "C") o valor de venda. 

Att,

Thiago

Postado
Em 17/06/2020 às 14:41, Souza_Custo disse:

Não teria alguma formula ou configuração do excel, para que possa facilitar a minha vida?

Para automatizar o processo de abrir as planilhas e atualizar você pode usar macro.

• Obrigado 1
Postado

Em 22/06/2020 às 16:14, Midori disse:

Para automatizar o processo de abrir as planilhas e atualizar você pode usar macro.

Bom dia, @Midori....

Desculpe minha ignorância, mas tem como criar um macro apenas para abrir e fechar arquivos do excel?

Atualizo a planilha "A", apenas abro, fecho e salvo a planilha "B", para a planilha "C" ser atualizado. 

Obrigado novamente.

Att, 

Thiago

Postado

@Souza_Custo  Atribui "C:\Teste" como o diretório das planilhas, adapte conforme o seu caso e deixe apenas os arquivos do Excel necessários dentro dele (é possível colocar um IF para pular arquivos de outros formatos, mas deixei assim para simplificar). A macro vai abrir, salvar e fechar todos os arquivos.

Sub Macro()
    Dim Planilha    As Workbook
    Dim Arq, Pasta  As String

Pasta = "C:\Teste\"
    Arq = Dir(Pasta)

While Arq <> ""
        Set Planilha = Workbooks.Open(Pasta & Arq, True)
            Planilha.Save
            Planilha.Close
            Arq = Dir
    Wend
End Sub

Postado

Bom dia,

@Midori, fiz o que mencionou, mas não deu certo.

Hoje perdi duas horas..... abrindo, salvando e fechando um pouco mais de 1100 planilhas.

Obrigado

Att,

Thiago

Postado

@Souza_Custo  Se não deu certo é porque alguma etapa não foi feita corretamente.

A planilha C por exemplo tem que estar aberta durante a execução.

Se você der mais detalhes sobre como procedeu será mais fácil entender a sua dificuldade. Você conseguiu fazer a macro abrir os arquivos?

• Curtir 1
Postado

@Midori  Boa tarde,

Peguei todos os arquivos "A", "B" e "C" e joguei na paste "Teste".

Na planilha "A', fui no -desenvolvedor, -macro, -nome do macro "macro" e depurar.

Sub Macro()
    Dim Planilha    As Workbook
    Dim Arq, Pasta  As String

Pasta = "C:\Users\HOME\Desktop\Teste"
    Arq = Dir(Pasta)

While Arq <> ""
        Set Planilha = Workbooks.Open(Pasta & Arq, True)
            Planilha.Save
            Planilha.Close
            Arq = Dir
    Wend
End Sub

Salvei e fechei.

Abri novamente a "A", fiz a alteração de preço apenas para teste... 

Desenvolvedor... macho e executar.

Com a Planilha C aberta, nada alterou.

Onde esse macho teria q ser criado? A, B ou C.

Desde já agradeço muito sua atenção prestada.

Att,

Thiago

• Solução
Postado

@Souza_Custo Faltou colocar a barra no fim do caminho diretório, assim:

Pasta = "C:\Users\HOME\Desktop\Teste\"

Sem a barra e o caminho correto a macro não vai encontrar os arquivos e nada vai acontecer.

Além disso no diretório "C:\Users\HOME\Desktop\Teste\" deixe apenas as planilhas A e B. A planilha C não tem que ficar nesse diretório já que ela estará aberta executando a macro.

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

@Souza_Custo prezado, removemos seus dados pessoais pois as informações devem ser trocadas aqui no Clube do Hardware, afinal é pra isso que servimos, ser um banco de dados pra ajudar todo mundo que tenha problemas semelhantes. Abraços.

Postado
Em 24/06/2020 às 13:25, Souza_Custo disse:

Bom dia...

@Midori

É tudo que eu precisava.

Muito obrigado mesmo.

Att,

Thiago

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!