Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eis o exercício:

"Faça um programa que receba o nome de 15 clientes e armazene-os em um vetor. Em um
segundo vetor, armazene a quantidade de DVDs locados em 2009 por cada um dos clientes. Sabe-se
que, para cada dez locações, o cliente tem direito a uma locação grátis. Faça um programa que
mostre o nome de todos os clientes, com a quantidade de locações grátis a que ele tem direito."

Eu sei fazer a maior parte do exercício, o que to em dúvida é essa parte do 'a cada 10 locações = 1 grátis'. Imagino que vou ter que usar um contador pra tirar esse número, mas não sei como fazer a parte do "a cada 10 = 1". podem me dar uma luz?

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

Caro usuário,

Seja bem-vindo ao Clube do Hardware.

No intuito de servir como fonte de pesquisa no caso de instituições de ensino, informamos que incorrer no resolvimento por completo de questões relacionadas a disciplinas escolares de cursos técnicos e faculdades podem ser revistas e removidas pela Equipe de Moderação do Clube do Hardware.

Para sanar dúvidas sobre esse tipo de problema, por gentileza, publique o passo a passo do desenvolvimento da questão, projeto, monografia ou conteúdo em dúvida para que possamos analisar se a resposta está correta ou não, ou para que possa ser auxiliado com a dúvida no desenvolvimento do exercício.

Infelizmente, não há como resolver os trabalhos pelos usuários. O objetivo do Clube do Hardware é auxiliar seus usuários a encontrar soluções para que possam sanar suas dúvidas, e não de trazer soluções prontas para seus usuários. Além disso, copiar e colar respostas que não são de autoria própria do qualquer usuário é considerado plágio, o que é ilegal.

Esperamos que compreenda.

Atenciosamente,

Equipe Clube do Hardware

• Curtir 1
Postado

@devair1010

até agora está assim:

#include <stdio.h>

int main(){
	char cliente[15][20];
	int dvd[15],i,gratis=0;

for(i=0;i<15;i++){
		printf("Nome cliente %d: ",i+1);
		scanf("%s",cliente[i]);
		printf("Quantidade de DVDs alocados: ");
		scanf("%d",&dvd[i]);
	}
}

o usuário já entra com a quantidade de locações que fez

a variavel 'gratis' será a contadora imagino...

• Obrigado 1
Postado

@dasdasdsad    depois que sair do loop for , use o if em cada uma das posições do vetor DVD e se for > 9 então divide por dez e coloca em uma variável e em seguida soma com aquela qtd naquela posição do vetor e terá o total de dvd desse cliente .

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...