Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

TTGI 350W ... linha de 12V não está dando conta!


Eduardo Nogueira

Posts recomendados

Caros colegas, não sou expert neste assunto de fonte, mas acho que vou ter que trocar minha TTGI350W por outra. A máquina que possuo é a da assinatura. Meu processador está com VCore 1,963V...quando eu passo o VCore para 2,00V ou mais, a linha de 12V da minha fonte baixa pra aproximadamente 10V!! :blink:

Estou querendo aumentar mais o clock do meu processador, a temperatura dele está numa faixa de 49º e 56º. O multiplicador está 12,5 e o FSB 210. Gostaria de chegar a 2700Mhz. Eu até consigo, mas a máquina não fica estável. Todas as demais linhas de vontagem ficam beleza...mas a de 12v vai pra 10v.

Estou tentando colocar a 13 x 207, mas para isso o VCore vai lá para 2,05V aí, como já disse, a linha de 12V cai muito e quando faço um benchmark dá tela azul e a máquina reboota. E como a 12V é a que alimenta o processador, isso me levou a pensar que minha fonte não está dando conta do recado no meu caso. Ou seja, que ela não está me deixando subir um pouco mais o meu clock.

Estou pensando em substibuí-la por uma Seventeam ST400-WAP c/ PFC ativo(VEJA), achei aqui perto de casa por R$300,00...será que ela deverá manter as demais linhas numa boa e me oferecer mais potencia na de 12V pra eu resolver este problema??? :goff:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Vamos tentar analisar isso.

Um processador desses de 35W seria em default, certo? Suponha agora, que em over, ele consuma 45W(valor razoável) para over. E com uma tensão de 2V, a corrente seria , pela lei de Ohm e desprezando alguns detalhes, teríamos:

I = P / V = 45 / 2> I = 22.5A

Essa corrente seria somente para o processador. Some-se a ela o consumo do HD, da PV e demais periféricos quando em uso, isto com certeza extrapola a capacidade de corrente da linha 12V. Portanto, procure uma fonte que tenha alta capacidade de corrente nessa linha e não economize....se quiser continuar com essa monstruosidade de OVER..... :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por MEIRANETO@28 out 2004, 01:32

Vamos tentar analisar isso.

Um processador desses de 35W seria em default, certo? Suponha agora, que em over, ele consuma 45W(valor razoável) para over. E com uma tensão de 2V, a corrente seria , pela lei de Ohm e desprezando alguns detalhes, teríamos:

I = P / V = 45 / 2> I = 22.5A

Essa corrente seria somente para o processador. Some-se a ela o consumo do HD, da PV e demais periféricos quando em uso, isto com certeza extrapola a capacidade de corrente da linha 12V. Portanto, procure uma fonte que tenha alta capacidade de corrente nessa linha e não economize....se quiser continuar com essa monstruosidade de OVER..... :D

Será que a Seventeam que indiquei acima vai segurar a onda da minha máquina e me assegurar uma linha de 12v mais forte???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por MEIRANETO@28 out 2004, 11:02

Não sei a especificação dela para cada linha. Procure e faça as contas. Basei-se no consumo de seu processador rodando com o over que pretende. Tem um consumo normal e o máximo, veja nos reviews e calcule com o valor máximo.....mãos à obra!

Poxa cara, confesso que não sei nem onde e nem como fazer estes calculos, você poderia me dizer?? :unsure: Achei o modelo SEVENTEAM ST-522HLP(VEJA). Essa deve segurar a onda né? rs :D Mas me diz aí como faço os calculos para ter certeza, valeu!!! :looka:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Para calcular aproximadamente o consumo do PC, use o link abaixo. Faça as aproximações que couberem.

http://www.jscustompcs.com/power_supply/

De posse do resultado, analise a comparação com a potência da fonte. Lembrando que o seu problema parece ter sido somente com a linha de 12V.

Se não tiver condição de fazer os cálculos, que seriam aproximados, esqueça isso e pegue uma fonte que indique potência REAL.

De qual quer forma, com base na indicação do fabricante da fonte para a linha 12V, já dar para se ter uma ideia.

Pelo que vi na etiqueta da fonte, são 22A em 12V, o que daria à grosso modo, uma potência nessa linha de 22 x 12 = 264W(máxima prometida).

Pelo que vejo acima, não creio que o processador seja alimentado por essa linha, pois sendo assim, um processador que consuma mais, nem conseguiria ligar! Sem contar o restante dos periféricos.

Já para a linha de 5V, teriámos 40 x 5 = 200W(máxima prometida).

Como pode ver, é mais fácil manter funcionando um processador que consome 20A na linha de 5V do que na linha de 12V. Assim, creio que seja essa linha(5V) que alimenta o processador. Não tenho essa informação e portanto não posso afirmar categoricamente e nem acreditar em comentários de usuários que não tenham como provar a constatação.

Sugiro que escolha essa fonte SVT 522 ou melhor. E lembre-se, quem pretende fazer OC pesado, não pode querer usar fonte Xing Ling da Silva.....

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por MEIRANETO@28 out 2004, 11:59

Para calcular aproximadamente o consumo do PC, use o link abaixo. Faça as aproximações que couberem.

http://www.jscustompcs.com/power_supply/

De posse do resultado, analise a comparação com a potência da fonte. Lembrando que o seu problema parece ter sido somente com a linha de 12V.

Se não tiver condição de fazer os cálculos, que seriam aproximados, esqueça isso e pegue uma fonte que indique potência REAL.

De qual quer forma, com base na indicação do fabricante da fonte para a linha 12V, já dar para se ter uma ideia.

Pelo que vi na etiqueta da fonte, são 22A em 12V, o que daria à grosso modo, uma potência nessa linha de 22 x 12 = 264W(máxima prometida).

Pelo que vejo acima, não creio que o processador seja alimentado por essa linha, pois sendo assim, um processador que consuma mais, nem conseguiria ligar! Sem contar o restante dos periféricos.

Já para a linha de 5V, teriámos 40 x 5 = 200W(máxima prometida).

Como pode ver, é mais fácil manter funcionando um processador que consome 20A na linha de 5V do que na linha de 12V. Assim, creio que seja essa linha(5V) que alimenta o processador. Não tenho essa informação e portanto não posso afirmar categoricamente e nem acreditar em comentários de usuários que não tenham como provar a constatação.

Sugiro que escolha essa fonte SVT 522 ou melhor. E lembre-se, quem pretende fazer OC pesado, não pode querer usar fonte Xing Ling da Silva.....

Abraços

Muito interessante este link que você me deu cara!! Acho que a fonte Seventeam ST-522 HLP dá de sobra pro meu caso né...pelo jeito ela aguenta overs extremos sim, afinal...são 520watts reais né. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acho q a Seventeam 400 aguenta bem , mesmo nominalmente tendo apenas 50Watts a mais , ela tem fama de ser uma fonte robusta e bem projetada , então acho q a linha 12V dela é melhor. Mais se você está disposto a gastar mais grana pode pegar aquelas enermax q é a segunda melhor fabricante de fontes , só perdendo para uma marca americana q custa os olhos da cara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente, acho que a Seventeam ST-522HLP (http://www.seventeam.com.tw/frontend/pro_line02.asp?ID=41) parece segurar a onda com toda tranquilidade aqui no meu caso, afinal são 520W reais, rsrs. :P

Encontrei esta fonte por R$440,00, devo compra-la amanhã (sábado, 30/10)...até este preço e com esta potência existe outra sugestão melhor para um amante de over??? :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Perai moço.....agora que catou a fonte, trate de postar detalhes de seu funcionamento...! Tá pensando que é assim? Quando tava com a fonte vagaba, era só perguntando. Agora que montou numa "máquina" de fornecer energia, vai só dizendo ahahahahaha....nada disso!

Vamos logo postando ai como ela se comporta.....vamos lá, vamos,.....tamo esperando, vai..... :D . Ora sô....onde já se viu?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ta certo gente, desculpa aí, na resposta anterior que dei eu estava cheio de sono, hehehe. Seguinte, a fonte é um esporro de potencia, todas as linhas estão super estáveis. A linha de 12v é fantástica, eu forcei bastante ontem, e o máximo que ela variou para menos foi para 11,9v.

O sistema de refrigeração da fonte é a única coisa que poderia ser melhor, a minha ex-TTGI350W tinha um sistema de refrigeração melhor, você podia ajustar a velocidade das fans nela e tal, tinha luz indicadora, era cheia de frescura...essa seventeam não tem isso, mas tem PFC ativo e um esporro de energia, quanto a isso estou de boca aberta, rs. É só...recomendo a fonte, acho que não desfaço dela por pelo menos alguns longos anos, hehehehe...abraços. :palmas: :palmas: :palmas: :bandeira::bandeira::bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...