Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos. Tenho comigo um controle/joystick/manete USB para computador, em que um botão pressionável estava se acionando sozinho. Retirei a placa de circuito do dispositivo e conectei no computador para verificar se era um curto ou problema no contato com a borracha que aciona o botão. Em seguida, iniciei um programa emulador para verificar quando exatamente o botão estava sendo acionado. Percebi, para minha surpresa, que basta se aproximar do referido contato que o comando se aciona, como se o botão tivesse  sido apertado. Isso ocorre não só com a borracha de contato, mas também com meu dedo, sem nem mesmo tocar na placa de circuito. Nenhum dos outros contatos manifestou esse comportamento, apenas o do botão problemático.

 

Pelo que entendi, este contato em específico está gerando um campo eletromagnético incomum, já que os outros botões estão normais. Aproximar determinados objetos (como a borracha do contato) causa o mesmo efeito de se apertar botão, sem nem mesmo tocar na placa. 

 

O botão em questão é o pressionável de "select", no centro do aparelho. Não se trata, portanto, daquele caso clássico do botão analógico que se aciona sozinho, o que seria um problema mecânico mais fácil de resolver.

 

Gostaria de perguntar o que causa esse fenômeno e como resolvo o problema. Desde já obrigado!

Postado

das inúmeras explicações vou para a mais improvável, bombardeamento de raios cósmicos.

 

diariamente estamos expostos a radiação cósmica, boa parte dela não atinge a superfície da terra pois é barrada pelo campo magnético da terra que é gerada pelas pirâmides espalhadas pelo mundo inteiro a parcela desta radiação que atinge a superfície muitas vezes atravessa o planeta sem atingir nada, mas ocasionalmente atinge algum núcleo de algum átomo alterando o nível de energia dele, em alguns casos, especialmente em circuitos integrados minúsculos, esta alteração do nível de energia pode danificar um transistor (hoje em eles são construídos com pouquíssimos átomos (veja sobre litografia)) e portanto tornando uma pequena parte do circuito instável.

 

ou é só a superfície de contato suja mesmo. como disse a amiga @Isadora Ferraz

  • Haha 1
Postado
14 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Se não for gnono ou duende, uma limpezinha básica teoricamente resolve. Publique fotos...

Olá @Isadora Ferraz! Eu dei um banho na placa com álcool isopropílico, e esfreguei com uma velha escova de dentes que reservo especificamente para isso. Não sei se tem propriedades mágicas para gnomos, mas costuma resolver em caso de poeira. Quando chegar em casa e tiro algumas fotos e posto aqui.

adicionado 11 minutos depois
14 minutos atrás, Eder Neumann disse:

das inúmeras explicações vou para a mais improvável, bombardeamento de raios cósmicos.

 

diariamente estamos expostos a radiação cósmica, boa parte dela não atinge a superfície da terra pois é barrada pelo campo magnético da terra que é gerada pelas pirâmides espalhadas pelo mundo inteiro a parcela desta radiação que atinge a superfície muitas vezes atravessa o planeta sem atingir nada, mas ocasionalmente atinge algum núcleo de algum átomo alterando o nível de energia dele, em alguns casos, especialmente em circuitos integrados minúsculos, esta alteração do nível de energia pode danificar um transistor (hoje em eles são construídos com pouquíssimos átomos (veja sobre litografia)) e portanto tornando uma pequena parte do circuito instável.

 

ou é só a superfície de contato suja mesmo. como disse a amiga @Isadora Ferraz

Olá @Eder Neumann! As únicas partículas cósmicas que atravessam incessantemente o planeta inteiro (até onde se sabe) são os neutrinos. Mas se sabe tanto deles quanto o Chaves sabe de mecânica quântica. Mesmo que fosse o caso, seria necessário que um feixe de raios cósmicos bombardeassem o mesmo botão, o que significaria que alguma forma de vida inteligente e sádica estaria brincando com a placa de circuitos da mesma forma que brincamos com os gatos com um desses brinquedos de feixe laser que vendem no camelô. Quanto à limpeza, já esfreguei a placa com álcool isopropílico.

  • Curtir 1
  • Haha 1
  • Confuso 1
  • Membro VIP
Postado
8 minutos atrás, Porco da Serra disse:

dei um banho na placa com álcool isopropílico, e esfreguei com uma velha escova de dentes

desculpe... não havia percebido.

Algo a+ que podes fazer é uma inspeção visual (no meu caso só com lupa) nas condições gerais das soldas, peças, cabos e etc. Olhos treinados podem perceber variações mínimas p.ex...

solda-fria-2.jpg

  • Curtir 2
Postado
1 hora atrás, Porco da Serra disse:

Olá @Eder Neumann! As únicas partículas cósmicas que atravessam incessantemente o planeta inteiro (até onde se sabe) são os neutrinos. Mas se sabe tanto deles quanto o Chaves sabe de mecânica quântica. Mesmo que fosse o caso, seria necessário que um feixe de raios cósmicos bombardeassem o mesmo botão, o que significaria que alguma forma de vida inteligente e sádica estaria brincando com a placa de circuitos da mesma forma que brincamos com os gatos com um desses brinquedos de feixe laser que vendem no camelô. Quanto à limpeza, já esfreguei a placa

achei que nao ia achar, mas achei.

http://repositorio.unicamp.br/jspui/bitstream/REPOSIP/322729/1/PintoJunior_AgordDeMatos_M.pdf

é uma leitura longa porém bastante interessante sobre o efeito e como estão contornando.

 

como eu disse, é a mais improvável, mas não impossível, e a unica forma de testar é trocar o integrado do controle.

 

manda uma fotinho da placa pra nois ver se achamos algo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg


CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!