Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Iae pessoal

hj vou trazer uma dúvida que afeta eu e meus amigos.

em 2013 eu e meus amigos montamos nosso pcs gamers, montamos tudo igual, porque as peças estavam de promoção num certo site.

core i5 4460

2 x memória ram hyperx  4gb

msi z97 g43 gaming

gtx 960

fonte 600w

montamos tudo igual, hj fomos fazer upgrade, as nossas mobo tem 4 slot de memória, nos usamos sempre 2, compramos mais 2, para ficar com 16gb, e não da video, quando coloca no 3 ou 4 slot, nem no meu, nem do meus amigos.

já fizemos tudo qualquer tipo de teste, atualização de bios, colocar cada memória individual, e em cada slot separado, os 2 primeiro s funciona perfeitamente com qualquer memória, já os 2 últimos, o pc liga e desliga em seguida, e fica assim, é muito estranho, o mesmo erro em todos os pcs.

Fico imaginando se o core i5 4460 não é compatível com 4 canais, ou a placa-mãe deu problemas no slots. 

os testes continuam, e várias pessoas da internet também tem o mesmo exato problema! vou fazer mais testes e ir postando aqui, caso vcs tenham dicas para me ajudar e ajudar meus amigos, se é o processador, se é a placa-mãe, porque ja estou com vontade de taca no lixo kk.

se não achar solução vou ter que ir para o Amd Ryzen, aceito dicas de placa-mãe boa para essa linha, que de pra por pelo menos 16 gb de ram, porque mexo com renderização de 3d.

valeu desde já.

Postado
1 hora atrás, Tony Paduque disse:

em 2013 eu e meus amigos montamos nosso pcs gamers, montamos tudo igual, porque as peças estavam de promoção num certo site.

core i5 4460

2 x memória ram hyperx  4gb

msi z97 g43 gaming

gtx 960

fonte 600w

Os PCs são todos iguais?? Exatamente as mesmas peças?? Quantos PCs são??

Enfim, isso tem 3 pontas: RAM, placa-mãe, processador.. Como os pentes funcionam, pelo seu relato, ou seria problema na placa-mãe (PCB ou no soquete) ou um defeito no processador.. Como, aparentemente, você vinham usando as memórias nos slots 1 e 2, o que nunca ativaria o Dual Channel, esse problema passou despercebido por todo esse tempo..

Postado

@Tony Paduque Nenhuma placa-mãe de uso residencial é "compatível com 4 canais". Quando falamos dual channel nos referimos a placas mães com dois canais. Triple e quad channel são para placas de servidor ou Intel Extreme.

Dito isso, faça o que vou lhe orientar:

1. abra o manual da placa-mãe e procure as orientações sobre instalação de memórias. Lá você encontrará uma informação como a abaixo: image.png.d1837be8836a93bf9a102649806dbe0f.png
  2. Observe que você deve sempre popular os slots de mesma cor com cada par de memórias. Se você tiver um par de uma memória, instale nos DIMM2 e DIMM4. Se tiver um outro par, instale nos DIMM1 e DIMM3, NESTA ORDEM. Se forem apenas duas memórias, DIMM 2 e 4, duas adicionais devem ser instaladas em DIMM1 e 3.
  3. Após instalar as memórias todas, faça reset da BIOS pelo jumper CLR_CMOS COM O PC DESLIGADO DA TOMADA. Basta fechar curto entre os dois pólos do jumper ininterruptamente por 10 a 20 segundos. Religue o PC depois disso.
  4. Inicie o computador normalmente e espere pelo menos 10 minutos enquanto a BIOS tenta fazer a configuração de compatibilidade das memórias. Se ela não conseguir nesse tempo, recomendo que desligue na fonte.

Se este passo a passo funcionar, ótimo. Se não funcionar, há uma infinidade de questões que podem causar esse tipo de erro. No geral, algumas placas mãe/processadores começam a não aceitar mais o uso de um dos dois canais de memória depois de algum tempo, e isso pode ser devido a um update de BIOS (ou necessidade de fazê-lo), a pressão excessiva sobre o socket da CPU ou até mesmo canal de memória danificado na placa-mãe. Apesar de não ter confirmação do fato, tenho suspeitas de que por vezes o problema também pode estar em o VRM não conseguir alimentar as memórias, e em alguns casos a configuração das voltagens das memórias manualmente resolve o problema.

Faça os testes que recomendei, lembrando de limpar os slots antes com uma escova e isopropanol, deixando secar por 30 segundos antes de instalar as memórias. A limpeza deve ser feita com delicadeza para não empenar os contatos dos slots.

adicionado 2 minutos depois

Nota: esse problema é comum e tem aparecido regularmente mesmo em placas mãe novas. No meu caso, apareceu na minha placa-mãe que utilizava XMP por 4 a 6 anos. Primeiro meu XMP parou de funcionar, depois o dual channel. Não fiz testes demais porque não senti necessidade, mas pesquisei muito o assunto e você pode encontrar tópicos às centenas na internet citando casos similares, a maioria sem solução.

Postado
52 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@Tony Paduque Nenhuma placa-mãe de uso residencial é "compatível com 4 canais". Quando falamos dual channel nos referimos a placas mães com dois canais. Triple e quad channel são para placas de servidor ou Intel Extreme.

Dito isso, faça o que vou lhe orientar:

1. abra o manual da placa-mãe e procure as orientações sobre instalação de memórias. Lá você encontrará uma informação como a abaixo: image.png.d1837be8836a93bf9a102649806dbe0f.png
  2. Observe que você deve sempre popular os slots de mesma cor com cada par de memórias. Se você tiver um par de uma memória, instale nos DIMM2 e DIMM4. Se tiver um outro par, instale nos DIMM1 e DIMM3, NESTA ORDEM. Se forem apenas duas memórias, DIMM 2 e 4, duas adicionais devem ser instaladas em DIMM1 e 3.
  3. Após instalar as memórias todas, faça reset da BIOS pelo jumper CLR_CMOS COM O PC DESLIGADO DA TOMADA. Basta fechar curto entre os dois pólos do jumper ininterruptamente por 10 a 20 segundos. Religue o PC depois disso.
  4. Inicie o computador normalmente e espere pelo menos 10 minutos enquanto a BIOS tenta fazer a configuração de compatibilidade das memórias. Se ela não conseguir nesse tempo, recomendo que desligue na fonte.

Se este passo a passo funcionar, ótimo. Se não funcionar, há uma infinidade de questões que podem causar esse tipo de erro. No geral, algumas placas mãe/processadores começam a não aceitar mais o uso de um dos dois canais de memória depois de algum tempo, e isso pode ser devido a um update de BIOS (ou necessidade de fazê-lo), a pressão excessiva sobre o socket da CPU ou até mesmo canal de memória danificado na placa-mãe. Apesar de não ter confirmação do fato, tenho suspeitas de que por vezes o problema também pode estar em o VRM não conseguir alimentar as memórias, e em alguns casos a configuração das voltagens das memórias manualmente resolve o problema.

Faça os testes que recomendei, lembrando de limpar os slots antes com uma escova e isopropanol, deixando secar por 30 segundos antes de instalar as memórias. A limpeza deve ser feita com delicadeza para não empenar os contatos dos slots.

adicionado 2 minutos depois

Nota: esse problema é comum e tem aparecido regularmente mesmo em placas mãe novas. No meu caso, apareceu na minha placa-mãe que utilizava XMP por 4 a 6 anos. Primeiro meu XMP parou de funcionar, depois o dual channel. Não fiz testes demais porque não senti necessidade, mas pesquisei muito o assunto e você pode encontrar tópicos às centenas na internet citando casos similares, a maioria sem solução.

muito obrigado pela informação, isso significa que pode nao ser um defeito, mas mesmo assim nao entendi o que tenho que fazer, no manual só achei isso

Screenshot_20200701-161830.png

Postado

O manual fala exatamente o mesmo que eu falei, só mudou a gravura. Se você tem dois módulos, instale ambos nos DIMM2 e 4. Como você tem 4, vai instalar um par idêntico em DIMM2 e 4, outro par idêntico em DIMM1 e 3

adicionado 1 minuto depois

Instale assim, faça reset de BIOS, teste. Se não funcionar, inverta as memórias (trocando 2 e 4 por 1 e 3), faça reset de BIOS novamente e teste.

Postado

Tentei, no do meu amigo deu certo, no meu não, meu slot 3 e 4 não funcionam mesmo, agora tenho que saber se o defeito vem da placa-mãe ou do processador, dia 15/07 terei acesso a um core i7 4790, ai vou poder continuar a fazer mais testes, assim esse post pode ajudar mais pessoas no futuro.

P_20200630_200716.jpg

Postado
2 horas atrás, Tony Paduque disse:

Tentei, no do meu amigo deu certo, no meu não, meu slot 3 e 4 não funcionam mesmo, agora tenho que saber se o defeito vem da placa-mãe ou do processador, dia 15/07 terei acesso a um core i7 4790, ai vou poder continuar a fazer mais testes, assim esse post pode ajudar mais pessoas no futuro.

Após a instalação das memórias, faça reset da BIOS e ao iniciar a primeira vez tenha paciência. A BIOS vai desligar e religar a máquina várias vezes enquanto acerta os timings e isso é perfeitamente normal. Aguarde pelo menos 10 minutos antes de desistir.

O normal é que a BIOS inicie o sistema com XMP desligado após tentar sem sucesso implementar o mesmo, inclusive, e quando ela fizer isso você pode ir até a BIOS e configurar as velocidades, timings e voltagens manualmente para tentar forçar a compatibilidade. Dizem que aumentar meio volt nas memórias pode facilitar o processo se não funcionar com elas em tensão nominal, mas não tenho certeza por nunca ter feito.

Meio volt apenas.

Postado

Toquei de processador, agora tudo voltou ao normal. Já os pc dos meu amigos não sei, os caras não manda feedback pra min. O importante é que minha placa-mãe esta boa, era o processador que não reconhece os 2 ultimos slots, acredito que ele seja assim mesmo, por outro lado, ele esta bem velho e tem um ponto preto, veja a imagem.

WOZ Dods valeu pela ajuda ai mem, boa sorte, você é o cara!!!

P_20200703_175849.jpg

P_20200703_180024.jpg

• Curtir 1
Postado

@Tony Paduque Talvez algum produto para limpar isso ajude. Conseguiu por para funcionar?
Essa mudança de coloração me dá a entender que havia pouco contato nesse pino e que ele superaqueceu. Olhe o socket também para ver se o pino nele não está empenado.

1 hora atrás, Tony Paduque disse:

WOZ Dods valeu pela ajuda ai mem, boa sorte, você é o cara!!!

Fico feliz que tenha resolvido!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!