Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Componentes não atingem temperaturas altas. Devo comprar ventoinhas mesmo assim?


Ir à solução Resolvido por WOZ Dods,

Posts recomendados

Olá a todos!

Montei meu PC em dezembro do ano passado e estava planejando comprar duas ventoinhas esse ano para aumentar o fluxo de ar dentro do gabinete. Hoje, tenho apenas uma ventoinha jogando ar pra fora na traseira do case (a fan já veio com o gabinete, diga-se). Porém, observo que as temperaturas dos componentes não atingem muitos graus e tudo parece estar bem estável, mesmo com um OC leve de GPU e CPU. O pior caso é quando eu jogo GTA V e a placa de vídeo chega a uns 75°C.

Nesse cenário, devo comprar ventoinhas mesmo assim? Se sim, conseguem me indicar alguns modelos e a melhor forma de dispor as fans dentro do gabinete?

Obs.: Às vezes, rola umas quedas de frames bruscas no GTA V, dos 60 FPS lisos vai pra 40-45 quadros. Isso pode ser ocasionado pela falta de circulação de ar? O ar que sai do gabinete enquanto jogo esse game é bem quente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel_Caldeira Melhor arrefecimento = maior durabilidade. 75º é pouco menos do que o limite de thermal throttling de qualquer GPU hoje. Instale sim ventoinhas, todas que puder comprar e que couberem no gabinete. Computadores que monto com esse critério duram uma vida sem apresentar defeitos. Por outro lado, os que recebo de clientes com GPU, MB ou memória mortas, comumente tem só uma ventoinha ou até nenhuma.

 

Ps.: estamos no inverno, o verão vai acentuar suas temperaturas. Temperaturas ideais são na casa de 40º ou menos em idle e menos de 60º em load.

adicionado 3 minutos depois
12 minutos atrás, Gabriel_Caldeira disse:

Nesse cenário, devo comprar ventoinhas mesmo assim? Se sim, conseguem me indicar alguns modelos e a melhor forma de dispor as fans dentro do gabinete?

Marcas Deepcool, Aerocool, Cooler Master ou Thermaltake. Se seu gabinete suportar 140 mm, dê preferência para esse tamanho, pois ventila bem e reduz o ruído. O modelo que você vai comprar depende de ti, mas qualquer modelo de qualquer uma dessas marcas terá desempenho similar (pode até conferir o fluxo de ar e velocidade de cada uma e tal, mas a diferença real é pequena).

 

A disposição correta dos coolers é como nas figuras:

image.thumb.png.f43258ce65fa9077f0898945ceb303d7.png

image.png.1f0c064c984eb89e62c87fd7b38e3c36.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
10 minutos atrás, Gabriel_Caldeira disse:

O que acha mais interessante, duas fans jogando ar frio pra dentro do gabinete com uma retirando ar quente, ou o contrário?*

*Considerando que posso comprar no máximo duas agora.

Com 100 reais você compra 3.

Se comprar duas, colocá-las no painel frontal vai diminuir um pouco o fluxo de ar em relação a ter duas atrás, mas vai evitar acúmulo de poeira. Duas atrás e uma na frente cria fluxo negativo, que costuma ser melhor, porém o gabinete começa a sugar poeira pelas frestas. Pessoalmente eu limpo meu PC regularmente e meu gabinete é todo filtrado, então eu uso fluxo negativo.

Se puder tente comprar duas a três de 140 mm para o painel frontal (se ele suportar) e uma ou duas adicionais para trás, sempre preferindo 140 mm.

adicionado 1 minuto depois
agora, Gabriel_Caldeira disse:

Show! Muito obrigado pelas dicas.

Uma última pergunta: minha placa-mãe só tem mais uma conexão pra fan sobrando. Qual a solução pra conectar as outras ventoinhas?

Você pode comprar o adaptador molex avulso se quiser, ou um derivador de conector de placa-mãe de 1 para 2 (cada conector da placa-mãe deve suportar duas ventoinhas tranquilo). Só que isso tudo não será necessário se, ao adquirir a ventoinha, você observar se ela é compatível também com molex. A maioria hoje vem com adaptador integrado ou avulso na embalagem, basta ler.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Você pode comprar o adaptador molex avulso se quiser, ou um derivador de conector de placa-mãe de 1 para 2 (cada conector da placa-mãe deve suportar duas ventoinhas tranquilo). Só que isso tudo não será necessário se, ao adquirir a ventoinha, você observar se ela é compatível também com molex. A maioria hoje vem com adaptador integrado ou avulso na embalagem, basta ler.


Entendido. Muito obrigado mais vez!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!