Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá,

Esse dell não ligava de acordo com o dono, analisando a placa, eu encontrei esse capacitor quebrado ao meio no circuito de VGA/Power Board:

395472606_IMG_02741000.thumb.JPG.76839da10e68514359d87133bf10259c.JPG

Fiz a troca e a placa ainda não ligava, notei que havia uma tensão de -0.55v entrando na main_board e essa tensão vinha da power_board. Como não achei o esquema desse dell, queria a ajuda dos amigos para identificar alguns componentes que não estou conseguindo encontrar o datasheet no google/bing, a começar por este transistor? (7kb)  

7kb.thumb.png.20e9b8e2ac0553a1817160137b38ea8a.png

E se algum amigo quiser ajudar dando sua opinião eu agradeço 👍

Editei uma imagem com as tensões presentes na placa, anexarei em spoiler:

Spoiler

>>>>>>>COLE O LINK NO NAVEGADOR E DÊ ZOOM<<<<<<<

edit-01.jpg

edit-02.jpg

• Membro VIP
Postado
6 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Tente google smd marking code

Ahh e esqueci de dizer algo importante! Compartilhe o site que achar ou o que achar que lhe foi o melhor! Isso é muito importante pra comunidade ok?

• Curtir 1
Postado
6 horas atrás, rubens moreira disse:

Bom dia meu querido sou novo aqui no clube mas eu tenho esse esquema e também tenho esse notebook, vou anexar aqui o esquema 

PSC! 

O n5010 também é o mesmo esquema então  fica a dica .

Fonte:http://www.s-manuals.com/

dell_inspiron_n5110_service manual_ra00.pdf 1 MB · 0 downloads

valeu amigo, agradeço a ajuda.

6 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Tente google smd marking code

Pesquisei 7kb lá e retornou só o código 7k: http://www.s-manuals.com/smd/7k

De acordo com o site e considerando que o encapsulamento é SOT-23, o componente seria um mosfet 2N7002K de canal N 🤔 ? Fiz uns testes no componente e ele aparenta ser um diodo, ou talvez seja outro tipo de componente, porém, danificado.

7984651562131.jpg.a9cf9a66c7e3997715826dcd84fa1940.jpg

O componente só dava continuidade do pino 3 ao 2. Injetando tensão, o consumo se manteu igual ao consumo de outros diodos (THT)🤔

Normalmente, um diodo SOT-23 deveria conduzir do pino 1 ao 2, correto ? ou existe modelos que conduzem a partir de outros pinos ?

A grande dúvida é saber qual é a real função deste componente. 

• Membro VIP
Postado

Tem tudo pra ser mosfet mesmo. Com multimetro só dá pra testar o diodo entre S e D com certeza absoluta. Pra um teste melhor (não consigo explicar agora) deve ser testado fora do circuito.

2 horas atrás, GreatField disse:

saber qual é a real função deste componente.

Não vi o esquema mas entre outras coisas ele funciona como uma chave ou relé.

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Tem tudo pra ser mosfet mesmo. Com multimetro só dá pra testar o diodo entre S e D com certeza absoluta. Pra um teste melhor (não consigo explicar agora) deve ser testado fora do circuito.

Não vi o esquema mas entre outras coisas ele funciona como uma chave ou relé.

Mas eu testei ele foi fora do circuito mesmo. 

Eu entendo o funcionamento de um mosfet, mas eu devo ter formulado mal a frase, deveria ser: "A grande dúvida é saber se este componente é um diodo ou mosfet 🤔."

Contudo, tentarei por um mosfet de canal N compatível na placa pra testar!  Há algum risco de explosão caso não fosse um mosfet a ser soldado ali ? Lembrando que chega 19.5v em um dos pinos deste SOT-23, conforme fotos anexadas em spoiler no primeiro post.

Postarei de novo pra caso não tenha visto:

6874684.thumb.jpg.fd039ac90289029512bd05a7a5020411.jpg

Eu consegui achar um esquema, porém não estou conseguindo achar os componentes pesquisando com CTRL+F. Percebi que também não consigo copiar nada deste pdf e também o trecho sobre DCIN esta indisponível.

Schematic: 

Dell Inspiron N5110 (Wistron Queen 15).pdf

• Membro VIP
Postado
7 horas atrás, GreatField disse:

Mas eu testei ele foi fora do circuito mesmo. 

Eu entendo o funcionamento de um mosfet,

Então você fez algo como isso...

... né?...

7 horas atrás, GreatField disse:

achar os componentes pesquisando com CTRL+F

Isso não se aplica a todo o universo das buscas. Neste caso você deve ter noção de onde ele é aplicado no circuito ou seja um mínimo de noção de eletrônica. P.ex. se aquele par de fios vm e pt for na entrada da alimentação do treco, já é uma boa referência pra busca no circuito.

Postado
8 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Então você fez algo como isso...

... né?...

Isso não se aplica a todo o universo das buscas. Neste caso você deve ter noção de onde ele é aplicado no circuito ou seja um mínimo de noção de eletrônica.

Isso mesmo, só conduzia do pino 3 ao 2 (conforme imagem do post #5). Não conduzia em nenhum outro pino, mesmo invertendo as ponteiras. 

Citação

P.ex. se aquele par de fios vm e pt for na entrada da alimentação do treco, já é uma boa referência pra busca no circuito.

Como eu disse acima, a pagina referente a DCIN não esta disponível. Mas mesmo assim eu dei uma analisada em alguns paginas referentes a alimentação mas não encontrei nada.

681768114165.thumb.jpg.96a8dbf2c864df5211decbe57729813a.jpg

Poderia responder o quote abaixo ?

12 horas atrás, GreatField disse:

Achei o 2N7002 (code S72). Ele é compatível com o 2N7002K ?

2N7002K

2N7002

• Membro VIP
Postado
16 horas atrás, GreatField disse:

só conduzia do pino 3 ao 2 (conforme imagem do post #5). Não conduzia em nenhum outro pino, mesmo invertendo as ponteiras. 

A imagem não mostra você fazendo o teste de disparo e bloqueio que o video mostra que foi o que propus. Consideremos que fizeste.

16 horas atrás, GreatField disse:

responder o quote

Há uma boa chance sim. Pra ter certeza maior, só mesmo com o esquema que mostraria a verdadeira função da peça e as tensões e correntes envolvidas mesmo que intuitivas. Num caso extremamente importante, tens a opção de levantar o esquema e compartilhar se achar que deve.

Postado

De tanto remover componentes e não resolver, decidi deixar a placa de lado e mexer em outros placas. Até que ontem, fui na assistência de um amigo e encontrei um daqueles kits com diversos conectores de fonte de notebook paralela na estante da bancada dele. Resolvi pedir o conector do dell emprestado e fui fazer o teste, só de plugar o note já ligou automaticamente e a tensão de 19v voltou a ser gerada na CRT/Power_board. 

Como eu suspeitava desde o início, havia uma pegadinha nesse conector, percebi isso no primeiro dia ao ver que havia uma resistência entre o neutro interno e o neutro do pino externo do conector.

Contudo, o defeito se resumia à alimentação direta na placa.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...