Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

CPU e GPU com 0% de uso


Posts recomendados

Eu to la jogando meu joguinho de boa, quando de repente ele trava, e usando o afterburn eu vejo a cpu e a gpu indo pra % bem baixas, entre 0% e 10%
Isso ocorre muito com watch dogs (1 e 2) , e bem raramente com gta v
E dps de uns 5 segundos de puro travamento, ele volta ao normal
Mas eu percebi que isso acontece também do nada, em jogos muito leves ou até mesmo na area de trabalho

Como eu posso resolver isso?

I59400F
GTX 1660
8GB DE RAM HYPERX
FONTE 500W 80PLUS GIGABYTE

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Phoenyx disse:

@Kira_13 Mas o game tá instalado no HD, correto? Testa no SSD.

Eu instalo todos os jogos no HDD por conta do espaço disponivel, o SSD só tem 222GB, e instalar um jogo nele ia encher tudo, então eu deixo o HD só pra aplicativos leves e padrão

 

Como você me sugere organizar os arquivos? Jogos de mundo aberto e pesados no SSD e o resto no hd?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Kira_13 Tá usando o SSD como a maioria dos brasileiros, da forma errada. SSD foi feito para otimizar qualquer jogo ou aplicativo requisitado. HD hoje é somente para dados, backups, músicas, vídeos, enfim.

O problema é a grana pra pegar um SSD grande, daí a solução brazuka de pegar um com espaço mínimo só pro Windows.

 

O seu pelo jeito é de 240GB, correto? Tá melhor do que muita gente por aí com 120GB. Sim, sugiro exatamente isto, jogos que demandam acesso a disco constantemente no SSD, se for possível.

 

Vai rotacionando os games, não precisa ter tudo instalado de uma vez, tu não joga mil games em paralelo.

 

No meu caso, HD é só pra dados, jogos e aplicativos estão nos SSDs. Mas já tô acostumado com isso desde 2014, então qualquer coisa pra mim em HD já me deixa com coceira e vontade de dar um tapa no PC... rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Phoenyx disse:

@Kira_13 Tá usando o SSD como a maioria dos brasileiros, da forma errada. SSD foi feito para otimizar qualquer jogo ou aplicativo requisitado. HD hoje é somente para dados, backups, músicas, vídeos, enfim.

O problema é a grana pra pegar um SSD grande, daí a solução brazuka de pegar um com espaço mínimo só pro Windows.

 

O seu pelo jeito é de 240GB, correto? Tá melhor do que muita gente por aí com 120GB. Sim, sugiro exatamente isto, jogos que demandam acesso a disco constantemente no SSD, se for possível.

Puts grila
Sim, SSD 240GB LEITURA 530MBs GRAVAÇÃO 500MBs
Ok, eu vou fazer isso, vou instalar o Watch dogs 2 no ssd e ver como ele se sai
Mas isso é tão importante assim? Tipo eu acredito q dê uma diferença, mas do jeito que está, o WD2 tá injogavel, acho q era pra pelo menos rodar no low
Essa é a causa desses travamentos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Kira_13 É uma possibilidade. Editei lá em cima, dá uma olhada.

Até no LoL SSD faz diferença, sou sempre o primeiro ou um dos primeiros a carregar na sala e comprar os itens. Outro game que me fazia perder a paciência era XCOM, no loading pelo HD dava tempo de ir tomar banho.

 

Hoje eu vou fazendo isso, rotacionando os games no SSD de 500GB se necessário.

 

Travadas no geral, quando o uso do CPU e GPU despencam, é requisição de dados. Obviamente você tem que ficar atento se o CPU não está gerando gargalo, pois esta é outra causa. No seu caso aí com o 9400F não acredito que seja o problema.

 

Edit: Outra coisa, falta RAM, além do dual channel. Seria interessante solucionar isso aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Phoenyx disse:

@Kira_13 É uma possibilidade. Editei lá em cima, dá uma olhada.

Até no LoL SSD faz diferença, sou sempre o primeiro ou um dos primeiros a carregar na sala e comprar os itens. Outro game que me fazia perder a paciência era XCOM, no loading pelo HD dava tempo de ir tomar banho.

 

Hoje eu vou fazendo isso, rotacionando os games no SSD de 500GB se necessário.

 

Travadas no geral, quando o uso do CPU e GPU despencam, é requisição de dados. Obviamente você tem que ficar atento se o CPU não está gerando gargalo, pois esta é outra causa. No seu caso aí com o 9400F não acredito que seja o problema.

Ok, você já está me ajudando muito e esclarecendo muitas coisas, mas pelo fato de eu ter só 33 gb disponiveis no ssd, surge um problema
Screenshot_164.png.3703cb4fbb9ce1a3e52270cbfb11609a.png

Esses arquivos todos são por padrão do disco C, como eu passo eles pro disco K(hdd)?
Eu devo fazer isso, ou no SSD eles ficam melhores?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Kira_13 Você tem um monte de pastas inúteis aí, como backup do Windows antigo.

Eu, se tivesse tempo, formatava a máquina, colocaria o Windows do 0, e ia instalando as suas prioridades no SSD. Backup de arquivos tá fácil aí, só utilizar o HD.

 

Compre outro pente de 8GB de RAM, pra totalizar os 16GB e ativar o dual channel, isto tmb pode estar impactando na sua jogatina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Phoenyx disse:

@Kira_13 Você tem um monte de pastas inúteis aí, como backup do Windows antigo.

Eu, se tivesse tempo, formatava a máquina, instalaria o Windows do 0, e ia instalando as suas prioridades no SSD. Backup de arquivos tá fácil aí, só utilizar o HD.

 

Compre outro pente de 8GB de RAM, pra totalizar os 16GB e ativar o dual channel, isto tmb pode estar impactando na sua jogatina.

Então o Windows e suas necessidades basicas eu instalo no SSD também? isso não vai comer todo o pouco espaço disponivel q eu tenho?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Phoenyx disse:

@Kira_13 Sim, o Windows tem que estar no SSD. Windows 10 tá comendo quanto? 20GB? Não é muita coisa se for pensar no GTA5 que come 100GB.

O que mais você utiliza neste SSD como aplicação?

Então, eu organizei as pastas no HD e todos os jogos lá ficam organizadinhas, mas em apps leves só pra fazer uma coisa e depois esquecer ele pra sempre eu instalo no padrão, q geralmente é no arquivos de programas 86, eu acho
E o photoshop também tá ali, fora isso nada mais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Kira_13 Photoshop é bom deixar no SSD se trabalha com grandes arquivos. O que for essencial deixa no SSD. Coisas pequenas tmb pode deixar, pois ocupam pouco espaço. O resto já pro HD.

Uma mudança que eu faço desde o tempo de RAID0 em HDs lá em 2000 e bolinha é jogar a pasta "meus documentos" para o disco D (HD maior para dados). Ou seja, qualquer download, qualquer coisa já vai direto pra ele. Pode parecer que não mas muita coisa fica entupindo o disco principal sem esta mudança, como perfis de usuário e o bando de tralha acumulada.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Phoenyx disse:

@Kira_13 Photoshop é bom deixar no SSD se trabalha com grandes arquivos. O que for essencial deixa no SSD. Coisas pequenas tmb pode deixar, pois ocupam pouco espaço. O resto já pro HD.

Uma mudança que eu faço desde o tempo de RAID0 em HDs lá em 2000 e bolinha é jogar a pasta "meus documentos" para o disco D (HD maior para dados). Ou seja, qualquer download, qualquer coisa já vai direto pra ele. Pode parecer que não mas muita coisa fica entupindo o disco principal sem esta mudança, como perfis de usuário e o bando de tralha acumulada.

Ok, muito obrigado pela sua ajuda :):)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kira_13 Feche o MSI Afterburner e qualquer outro programa que tiver em segundo plano e veja se o problema persiste.

 

Se persistir, vá até opções de energia (pode clicar no iniciar e escrever se quiser). Lá dentro selecione a opção "equilibrado", vá em alterar configurações do plano, clique em restaurar configurações padrão desse plano e confirme. 

 

Entre no site da fabricante de sua placa-mãe. Procure o modelo dela e vá em suporte (ou vice versa). Baixe os drivers de chipset, lan e audio disponíveis para ela e instale um a um, nas suas versões mais recentes. Se sua placa de som for realtek, NÃO BAIXE no site da fabricante da placa-mãe, mas sim a versão R 2.81 neste link: https://www.techspot.com/drivers/driver/file/information/18084/


Certifique-se de que tem a versão de driver de vídeo mais recente baixada diretamente do site da Nvidia: https://www.nvidia.com.br/Download/index.aspx?lang=br

 

Depois que tiver feito tudo isso, reinicie seu PC e faça o teste com o jogo sem MSI afterburner nem qualquer outro programa rodando em segundo plano, inclusive o Riva tuner Statistics Server.

 

Se o problema persistir, vá no painel de controle Nvidia, seção Gerenciar as configurações 3D, vá na segunda aba (conf. do programa), selecione o watchdogs, vá na opção Modo de gerenciamento de energia, selecione a opção "preferência por desempenho máximo", salve e confirme.

 

Se você tem um HD secundário, sugiro que mova todos os arquivos de usuário para a unidade secundária. Para facilitar esse processo basta ir na unidade C, abrir seu usuário (pasta com seu nome), selecionar todas as pastas de usuário padrão (documentos, jogos salvos, músicas, downloads, área de trabalho, videos, contatos, imagens e favoritos), recorte (CRTL+X), vá até a unidade secundária (D) e crie uma pasta com seu nome, entre nela e cole (CRTL+V). Confirme quando o windows te perguntar se deseja sobrepor os arquivos .INI.

O windows vai mover todos os seus arquivos de usuário para lá, levando com eles a referência de onde estão gravados no sistema. Assim você poderá continuar gravando seus arquivos como se nada tivesse mudado, mas seu risco de perder arquivos será menor, você terá mais espaço para os jogos e programas no SSD e de quebra nunca mais vai precisar ficar com medo de perder nada quando formatar.

 

Por fim, lembre que a vida útil do SSD é medida em número de escritas por célula. Jogos geralmente fazem muitas escritas na forma de arquivos de cache, e isso pode reduzir substancialmente a durabilidade de seu SSD. Recomendo que ao instalar jogos, mantenha os que naturalmente não demoram para carregar em outra unidade (no steam ele te pergunta onde quer instalar cada jogo). Isso vai aumentar a vida útil de sua unidade.

 

Ps.: nunca use defrag em SSD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!