Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

boa tarde!

Pessoal tenho um placa-mãe Asus prime b450m. Ela tem somente 2 entradas para fans... gostaria de saber, se eu ligar um splitter, um adaptador para ligar dois fans em uma única entrada "CHA_FAN" , se sobrecarregaria a placa-mãe e poderia trazer danos a ela.

aguardo respostas!

Att, 

Leonardo.

Postado
7 minutos atrás, Leonardo Silva Santos disse:

boa tarde!

Pessoal tenho um placa-mãe Asus prime b450m. Ela tem somente 2 entradas para fans... gostaria de saber, se eu ligar um splitter, um adaptador para ligar dois fans em uma única entrada "CHA_FAN" , se sobrecarregaria a placa-mãe e poderia trazer danos a ela.

aguardo respostas!

Att, 

Leonardo.

Só duas, nenhum problema.

Postado
22 minutos atrás, Leonardo Silva Santos disse:

se eu ligar um splitter, um adaptador para ligar dois fans em uma única entrada "CHA_FAN"

Nesses sys_FAN pode ligar até 2A em cada saída.Como os FAN de 120mm e 140mm tem entre 0,4A e 0,6A(os mais fortes), pode ligar até 2FAN tranquilamente, se os FAN forem de 3 pinos não haverá vantagem em usar essas sys_FAN, acho mais vantagem comprar cabos molex de 5V e 12V e ligar direto no fonte, isso  para poder usar os FAN com menor velocidade no inverno(fica mais silencioso), basta trocar a ponta.Tipo esses:

https://informatica.mercadolivre.com.br/fonte-12v-5v-molex

Se os FAN forem de 4 pinos, então deve comprar cabos desse tipo:

https://www.guerradigital.com.br/cabo-akasa-y-splitter-para-3-fans-pwm-ak-cb002

e aí sim, usará as sys_FAN, com a vantagem de usar os sensores de temperatura da MB.

Lembrando ainda que em qualquer caso os cabos spliter devem ligar FAN de um mesmo sentido(entrando ar ou saindo ar do gabinete)

• Curtir 1
Postado

@Felipe Barbosa Melo @Wal SJC @luisffcl23 Opa, obrigado pela atenção! Estava acreditando que realmente poderia ligar sem problemas, mas preferi perguntar para ter a certeza.

3 minutos atrás, PedraX disse:

Nesses sys_FAN pode ligar até 2A em cada saída.Como os FAN de 120mm e 140mm tem entre 0,4 e 0,6(os mais fortes), pode ligar até 2FAN tranquilamente, se os FAN forem de 3 pinos não haverá vantagem em usar essas sys_FAN, acho mais vantagem comprar cabos molex de 5V e 12V para poder usar os FAN com menor velocidade no inverno(fica mais silencioso), basta trocar a ponta.Tipo esses:

https://informatica.mercadolivre.com.br/fonte-12v-5v-molex

Se os FAN forem de 4 pinos, então deve comparar cabos desse tipo:

https://www.guerradigital.com.br/cabo-akasa-y-splitter-para-3-fans-pwm-ak-cb002

e aí sim, usará as sys_FAN, com a vantagem de usar os sensores de temperatura da MB.

Lembrando ainda que em qualquer caso os cabos spliter devem ligar FAN de um mesmo sentido(entrando ar ou saindo ar do gabinete)

Hum... entendi. A questão é que eu já tenho em mãos esse splitter. O gabinete tem 3 fans de 120mm e a placa-mãe tem apenas 2 entradas... Eu preciso só de mais uma entrada. Esse splitter para ligar 2 fans creio que já resolveria meu problema hahaha.

Obrigado pela ajuda de todos!

Qualquer comentário adicional será muito bem vindo.

adicionado 9 minutos depois

@PedraX Uma dúvida que me surgiu... Essa entrada "Sys_FAN" é a mesma que a "CHA_FAN"? na minha placa não tem nenhuma com o nome Sys_FAN

Postado
20 minutos atrás, Leonardo Silva Santos disse:

Uma dúvida que me surgiu... Essa entrada "Sys_FAN" é a mesma que a "CHA_FAN"? na minha placa não tem nenhuma com o nome Sys_FAN

Sim.CHA é de chassis, o gabinete.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...