Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ryzen 3600 e CoolerMaster H411R alta temperatura de operação


Posts recomendados

  • Moderador

Caros, recentemente fiz um upgrade de processador. Estava com o R5 3400G e vim para um R5 3600 porém voltei a ter problemas de temperatura pois com o R5 3400G eu tive mas resolvi trocando o cooler box para o CM h411R. Mas agora nem com esse cooler esta resolvendo.

Rodando o AIDA ele bate 95 Graus e meu gabinete é bem refrigerado, com coolers, além de estar limpo.

Para diminuir a possibilidade de problemas na hora da montagem, eu retirei o cooler novamente, limpei com álcool isopropílico, apliquei novamente a pasta termica CMGel e fixei bem o cooler. 

Estava buscando algumas informações sobre baixar as tensões pois ele bate 1.4v (O que é normal no Ryzen pelo que procurei)
Existem 3 maneiras pelo que eu vi. Uma por offset outra por TDP e a última setando a tensão manualmente (ex 1.2v)

Porém não estou localizando em minha placa-mãe a opção de setar a tensão manualmente, vejam as opções:

 

https://imgur.com/a/c5E2XGT

 

Será que só vou conseguir por offset? (primeira imagem) onde eu seto + e -?


Meu setup

Ryzen 5 3600
AB350M DS3h-V2
16 GB DE RAM a 3200Mhz
SSD

RX580
FONTE CORSAIR CX650

podem me ajudar de como fazer undervolt? Não localizo na minha BIOS onde faço esse procedimento a não ser por offset (+ e -)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mr. Caio Augusto 95 graus é tenso em mano, sei que esses processadores zen2 esquenta bastante mais a ponto de usar um ótimo Air cooler é mesmo assim chegar a 95 graus tá estranho, não lembro de ter visto nenhum caso de alguém que substituiu o Stock cooler da AMD por um air cooler Torre que tenha chegado a 95 graus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mr. Caio Augusto O cooler box não deveria chegar a essa temperatura, menos ainda um tower de qualidade.

 

Recomendo que atualize sua BIOS, atualize todos os drivers da placa-mãe baixando diretamente do site da fabricante, configure seu perfil no opções de energia para "equilibrado" ou "ryzen optimized", resete o perfil que escolher dentre esses dois e aplique.

 

Baixe o ryzen master para fazer o diagnóstico da sua CPU e leitura de temperaturas correta.

 

A pasta térmica que está usando é a Cooler Master Gel? Tem link de onde comprou? O Hyper H411R não veio com seringa de pasta da CM?

Quando removeu o cooler, observou se a quantidade de pasta térmica que havia sido aplicada anteriormente foi suficiente para criar um círculo homogêneo que cobrisse pelo menos 80% da superfície da CPU? Qual técnica de aplicação utilizou, a da bolinha no centro?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
11 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@Mr. Caio Augusto O cooler box não deveria chegar a essa temperatura, menos ainda um tower de qualidade.

 

Recomendo que atualize sua BIOS, atualize todos os drivers da placa-mãe baixando diretamente do site da fabricante, configure seu perfil no opções de energia para "equilibrado" ou "ryzen optimized", resete o perfil que escolher dentre esses dois e aplique.

 

Baixe o ryzen master para fazer o diagnóstico da sua CPU e leitura de temperaturas correta.

 

A pasta térmica que está usando é a Cooler Master Gel? Tem link de onde comprou? O Hyper H411R não veio com seringa de pasta da CM?

Quando removeu o cooler, observou se a quantidade de pasta térmica que havia sido aplicada anteriormente foi suficiente para criar um círculo homogêneo que cobrisse pelo menos 80% da superfície da CPU? Qual técnica de aplicação utilizou, a da bolinha no centro?

 

Bios já esta atualizada, drivers atualizado. Perfils de energia eu irei verificar.

 

Através do Ryzen Master eu consigo mudar a tensão? Sobre minha placa-mãe... consegue me ajudar?

 

A pasta térmica veio junto com o cooler de seringa. Verifiquei sim e na verdade eu exagerei um pouco mas depois eu limpei tudo e coloquei um tamanho de meio feijão bem no centro (Bolinha no centro)

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mr. Caio Augusto O ryzen master talvez lhe dê alguma luz nesse sentido. Você tem certeza de que conectou o conector de 8 pinos da CPU na placa-mãe? Esse conector é importante para estabilidade da CPU. Eu faria uma revisão da instalação, reset de BIOS (observe se ela não está com perfil de OC automático ligado), e alguns outros testes. Se nada desse resultado, acionaria a garantia junto à AMD, pois nunca confiaria numa CPU que bate 50º em idle ou 80º em load. Bem da verdade, essa CPU costuma rodar a 50º em load, isso com cooler BOX.

adicionado 0 minutos depois

Ps.: Quando digo load, não estou falando de stress test, mas sim de games normais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mr. Caio Augusto Existe um teste no canal do Linus Tech Tips que ele faz vários testes aplicando pasta térmica de varios modos, aplicando muito, aplicando modo bolinha, aplicando modo reboco, aplicando pouco, aplicando modo X etc.. É adivinha? nenhum desses modos deu algum beneficio de temperatura, exceto o modo com pouca pasta térmica que de uma alteração de uns 5 graus a mais por ter menos pasta térmica.   Boa sorte.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@awliies Todo site de hardware que se preze já fez esse teste. Aqui no CDH fizeram mais de década atrás, e outras vezes nesse meio tempo. Tom's, guru3d, anandtech... isso é tradição de matéria padrão que tem que ter. E o método da bolinha no meio é universalmente reconhecido como "dumb proof", ou à prova de idiotas, pois tem melhor resultado com menor chance de erro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!