Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Opa, beleza com os senhores?
Então, é o seguinte: eu estou prestes a comprar um Ryzen 5 3600 no AliExpress e ainda não sei se vou querer fazer o OC nele.
Eu não sei porque meu uso não necessita de OC, ainda mais fazendo esse upgrade (do meu i5-6400 pro R5 3600). Pra mim é como mudar da água pro vinho.

De qualquer forma, aproveitando um preço legal do 5 3600 no AliExpress (950 reais), eu preciso ainda de uma moBo, que se eu também for comprar pelo Ali, a chance de pagar uma taxa gigantesca, é bem grande.
Minha melhor opção de moBo baseado no custo-benefício, é a B450 ou a B450M, as saídas e outras questões mínimas das placas não fazem TANTA diferença pra mim também não. Eu só preciso de algo que caiba o 5 3600 e que seja segurado pela minha fonte de 600W.
Mesmo com tudo isso em mente, por outro lado, eu vejo a importância de se ter um dissipador no VRM, deixando mais fácil pra mim um futuro overclock ou questões simples de aquecimento no geral. Dessa forma, as variantes da B450 e da B450M com dissipador no VRM entram no meu leque de opções, mas são muito mais caras.

Eu verifiquei em alguns lugares na internet e já vi que existem dissipadores passivos e até ativos para serem comprados à parte, e que encaixam na B450 e na B450M. Nos estilos anexados aqui no post.
Compensa comprar uma versão mais parruda e com os dissipadores e pagar mais caro? Ou seria melhor comprar uma normal e talvez dar a sorte de um desses dissipadores de terceiros de fato funcionar?

image.png

image.png

Postado

Pro 3600 qualquer mobo aguenta. O dissipador seria mais essencial se voce for fazer overclock em um 3900x ou superior.

QUalquer B450 com um air cooler soprando no VRM aguenta fácil o 3800x overclockado ou mesmo o 3900x em stock.

• Confuso 1
Postado

@vingren

Vai depender da CPU usada e da eficiência do próprio VRM.. O 3600 é uma CPU bem eficiente, no quesito consumo.. Uma placa-mãe muito falada, justamente por essa coisa do dissipador é a Gaming/BR da ASUS, que o Peperaio testou..

Veja o vídeo e avalie.. Claro, ter dissipação no VRM, seria o melhor, pois ajuda esses componentes a se resfriar de forma mais eficiente..

• Curtir 1
Postado

@vingren Tente investir numa B450 com dissipadores no VRM, uma placa com o VRM bem construido, com dissipador, é essencial para a durabilidade da peça, evitando perda prematura do hardware. E ignore a recomendação ABSURDA que o colega fez.

@Brc 

• Triste 1
Postado

@Felipe Barbosa Melo não entendi. 

o vídeo fala justamente o que falei. 2700x equivalente ao 3800x em qualquer placa serve

E o 3950x fervendo em low airflow mas segurando em qualquer placa com high airflow.

Onde que falei o contrário? Faltou interpretação de texto aí amigo!

E o cara disse que quer por só o 3600. Leia o texto dos outros também antes de recomendar placas ABSURDAS e desnecessárias pra alguém.

Enfim, vou me retirar da discussao e nao respondo mais aqui.

Postado

@Brc Indicar um Ryzen 9 em uma B450 com um VRM mal construido sim, é um ABSURDO, e explico o por que: Temperatura é o que desgasta o hardware, como observado no video, o VRM fritando nas placas.Não só questão de "airflow", claro que ajuda mas, uma placa com poucos componentes no VRM o peso sobre cada componente aumenta,a cada 10 graus a vida de um semi condutor cai pela metade. Ou seja esse pensamento de placa "desnecessaria" é o barato que sai caro.

30 minutos atrás, Brc disse:

E o cara disse que quer por só o 3600

O tópico é livre para todos verem, quem passa pelo tópico acha que da bom botar um R9 em uma placa mais básica, conforme seu comentario.

É até comum ver aqui no fórum pessoas com R7 em uma A320 por exemplo, resultado: A placa vai pro saco muito rapidamente, e acaba tendo que comprar outra, esse é o "desnecessario"?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!