Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Verificação de defeitos - Timer 555


Vitor 987

Posts recomendados

Olá, foi me passado um desafio envolvendo análise de circuitos, mais especificamente com o 555. A situação é a seguinte (história contada no enunciado): "um técnico montou dois circuitos monoestáveis com o timer 555(conforme as imagens a seguir), porém só um deles funciona adequadamente. No circuito com defeito ele verificou os LEDs, as conexões, a alimentação, tudo, mas nada de funcionar. Então, qual o defeito?".

 

A questão é que realmente não faço ideia de qual seja o erro. Tudo indica que o CI tem um defeito, mas qual?

circuitos.png

  • Confuso 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vitor 987

2 horas atrás, Vitor 987 disse:

um técnico montou dois circuitos monoestáveis com o timer 555(conforme as imagens a seguir)

Ele montou... No simulador? O simulador acusou algum erro?

Não sei qual o simulador que usou, mas por exemplo, se eu simplesmente montar esse circuito aí no simulador PSpice, ele vai acusar um erro: Subcircuit 555D is undefined.

O que significa que o usuário precisa adicionar o arquivo .LIB à simulação de seu sub-circuito. Algo semelhante pode acontecer em outros simuladores, o usuário teria que incluir uma biblioteca para conseguir simular.

 

Porém... Se ele montou na protoboard ou algo assim, e checou todos os componentes e conexões, então não há como o CI estar com defeito, certo? Pois isso também já foi checado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucca Rodrigues então, na verdade essa montagem foi feita pelo meu professor com o intuito de ilustrar a situação, mas não acho que a resposta seja em relação ao simulador(que no caso foi o MultiSim), mas sim em relação a algum defeito que o que 555 pode apresentar em uma situação real. E é exatamente por isso que estou empacado, já pesquisei e não achei nada do tipo. "Porém... Se ele montou na protoboard ou algo assim, e checou todos os componentes e conexões, então não há como o CI estar com defeito, certo? Pois isso também já foi checado." - Na verdade ainda acho que o CI é o único que pode estar com problemas(embora não faça ideia de qual), já que montados 2 circuitos idênticos, apenas 1 funcionou. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Talvez seu professor quer que você analise as ondas com osciloscópio. Como são poucas (só duas) penso que é uma tarefa fácil. Também pode ter capacitor e resistor com defeito de propósito. Multímetros neles. Empaque em circuitos mais complexos.🙂

Agora vendo pelo lado prático: troca o 555 e veja pow. Afinal ele é inconcertável.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vitor 987
Considerando que o circuito é idêntico ao que funcionou, e que o técnico checou tudo, como é esperado que haja algum defeito?

Esse enunciado é meio vago... É esperado que se encontre algo que apresenta algum defeito, e o enunciado diz que é o circuito que apresenta defeito, então imagino que não tenha a ver com o osciloscópio. Provavelmente não é erro do 555, talvez defeito, mas imagino que isso também já teria sido testado.

 

Você tem que procurar por coisas que não são checadas ao testar o componente. Algumas coisas que consigo imaginar:

- A tensão da fonte pode ser maior que a tensão que o capacitor suporta;

- Pode-se estar operando no limite de tensão, e então ocasionando um aumento da corrente de fuga do capacitor, o que pode vir a falhar (um baixo valor de corrente de fuga indica um dielétrico de boa qualidade);

- O capacitor pode ser velho. O envelhecimento pode ocasionar um aumento da corrente de fuga (além do aumento da pressão interna e evaporação do eletrólito).

- Se o problema não for com os outros componentes, então sobra o 555. Pode haver algum defeito no 555 por ter sido usado erroneamente anteriormente em algum de seus modos de operação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, o tempo limite para o desafio excedeu e o professor divulgou a resposta, então eu resolvi colocar a resposta aqui caso alguém queira sanar a curiosidade. É muito simples na verdade, o resistor R5 estava em aberto, pois a montagem foi feita em protoboard e aí chegou o osmar. Com R5 aberto a tensão no trigger (pino 2) do 555 não fica menor que 12V,e muito menos abaixo de 1/3 disso, portanto o circuito não dispara. É isso. ¯\_(ツ)_/¯ 

  • Haha 2
  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vitor 987 Por isso eu disse que o enunciado é vago, não é especificado o que foi verificado e o que não foi.

Isso nada mais era que um jogo de adivinhações com 1000 possibilidades. A última coisa que eu esperava era um problema com algo que em teoria já teria sido verificado, e acho que não sou o único...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lição: sempre desconfie da protoboard e do... professor.

adicionado 3 minutos depois

Na verdade o circuito, que não havia sido montado na protoboard mas sim em "aranha", tinha um "osmar" na conexão entre o pino 6 e o 2, causado por uma solda imperfeita causada por um restolho de esmalte no fio de cobre causado pela raspagem mal feita pelo aluno, rs...

  • Curtir 1
  • Haha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!